SóProvas


ID
2369185
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

África e América foram incorporadas à história ocidental a partir do expansionismo comercial e marítimo europeu do início dos tempos modernos. O processo de exploração colonial desses continentes seguiu a lógica econômica e política que, na Europa, caracterizava a transição do feudalismo ao capitalismo. Nas palavras de um ex-diretor geral da Unesco, “hoje, torna-se evidente que a herança africana marcou, em maior ou menor grau, dependendo do lugar, os modos de sentir, pensar, sonhar e agir de certas nações do hemisfério ocidental. Do sul dos Estados Unidos ao norte do Brasil, passando pelo Caribe e pela costa do Pacífico, as contribuições culturais herdadas da África são visíveis por toda parte; em certos casos, chegam a constituir os fundamentos essenciais da identidade cultural de alguns segmentos mais importantes da população”.


Tendo por referência inicial as informações contidas no texto acima e considerando aspectos significativos do ensino de história, da história da América e de suas identidades, bem como da história africana e de suas relações com o exterior, julgue o item.

Após longo período de esquecimento do significado da presença de vários grupos africanos no Brasil, espera-se que os professores identifiquem práticas sociais que atravessam o cotidiano escolar, mas que nunca estiveram no interior da escola.

Alternativas
Comentários
  • Os professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.

  • é muito mimimi essas questões.

  • A lei 10693/03 foi sancionada, alterada pela Lei 11.645/2008, torna obrigatório o ensino de história e cultura afro brasileira e da África em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental e médio.

    Esta lei tem vários objetivos, sendo um deles a inserção de um processo de luta pela superação do racismo e da desigualdade através do conhecimento da forte ligação entre Brasil e África e da não hierarquização de saberes. O processo de inserção desta disciplina nas escolas visa a reformulação curricular com a introdução dos saberes africanos e de origem africana, promovendo a reflexão sobre a naturalização de termos pejorativos e preconceituosos.

    A superação do racismo estrutural passa não só por inserção de conteúdos de História nas escolas mas, a educação acadêmica configura-se como fundamental para a ruptura da associação imediata entre negritude- escravidão- inferioridade. Esta associação tem sido naturalizada há séculos, incluso no ambiente escolar. Sua desconstrução configura-se como essencial para uma mudança de comportamento, o que é um passo para  o desmonte do racismo estrutural 

    Ao aprender acerca da produção cultural de povos africanos e sua transposição para a América através da escravização , quando passa a ser considerada inferior e desqualificada, o educando dá um passo para tal desnaturalização e, começa a trilhar um caminho para a construção de uma sociedade mais equânime, com espaço para cidadãos afrodescendentes e de origem nativa.

    Gabarito da professora: CERTO.