SóProvas


ID
2369194
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

África e América foram incorporadas à história ocidental a partir do expansionismo comercial e marítimo europeu do início dos tempos modernos. O processo de exploração colonial desses continentes seguiu a lógica econômica e política que, na Europa, caracterizava a transição do feudalismo ao capitalismo. Nas palavras de um ex-diretor geral da Unesco, “hoje, torna-se evidente que a herança africana marcou, em maior ou menor grau, dependendo do lugar, os modos de sentir, pensar, sonhar e agir de certas nações do hemisfério ocidental. Do sul dos Estados Unidos ao norte do Brasil, passando pelo Caribe e pela costa do Pacífico, as contribuições culturais herdadas da África são visíveis por toda parte; em certos casos, chegam a constituir os fundamentos essenciais da identidade cultural de alguns segmentos mais importantes da população”.


Tendo por referência inicial as informações contidas no texto acima e considerando aspectos significativos do ensino de história, da história da América e de suas identidades, bem como da história africana e de suas relações com o exterior, julgue o item.

A abertura do comércio atlântico no início da Idade Moderna alterou o sistema geoeconômico vigente e propiciou o desenvolvimento de um esquema mercantil triangular, ligando a Europa, a África e as Américas.

Alternativas
Comentários
  • E a Ásia? A Índia?

  • Acredito que "nesse caso" a Ásia e a Índia ficam de fora, pois a questão faz referência ao comércio ATLÂNTICO.

  • A Ásia ainda era importante, mas não tanto depois da descoberta da América.

  • Se prestarem atenção na questão, ela diz "abertura do comércio atlântico", ou seja, Oceano Atlântico, que é o oceano que banha esses continentes citados.

    GAB: C

  • O comércio triangular do Atlântico, na Idade Moderna, foi o nome dado para caracterizar as relações comerciais entre os domínios ultramarinos e os países europeus. O comércio era de caráter transcontinental, pois os vértices de apoio eram na Europa, América e África. O principal elemento do comércio triangular era o tráfico negreiro, que era o aprisionamento de africanos com sua transferência forçada, em navios negreiros, para a escravização. 

    Esses escravizados eram comercializados em praças no litoral atlântico do continente africano e muitas vezes eram trocados por produtos manufaturados. Os produtos manufaturados que vinham da Europa tais como armas de fogo, joias, tecidos e rum seguiam em direção a África. Na África, os produtos trocados por africanos escravizados com destino a América que, por sua vez pagava os traficantes com ouro ou com açúcar, tabaco e algodão que seriam comercializados na Europa. 

    No caso de Portugal vemos que conseguiu explorar todas as pontas do comércio triangular. Estabeleceu feitorias na costa atlântica africana assim explorava os territórios do outro lado do Atlântico. A rede de lucro com a monocultura de cana de açúcar e a exploração das minas de ouro no Brasil e, o tráfico de escravos a partir de Angola, tinham por fim cofres públicos e privados em Portugal. A afirmativa apresentada na questão é, portanto, verdadeira. 

    Gabarito da professora: CERTO.
  • Era o esquema triangular

    (Explorador ) Europa

    ( Mão de obra )África>>>>>>>>>>América (exploração)