O Brasil não foi o único país da América do Sul a participar da II G. M ..
Após o bombardeio de Pearl Harbor, em dezembro de 1941 , nove países da América Latina declararam guerra ao eixo formado por Alemanha, Itália e Japão.
Venezuela, Peru, Equador, Chile, etc também participaram formando o grupo dos Aliados.
Quanto a primeira parte, segue uma questão que explica a industrialização do Brasil no pós guerra:
A partir de 1946, com o fim da Segunda Guerra e a redemocratização, o Brasil avançou na industrialização e na vertiginosa urbanização, afastando-se da imagem histórica de economia agrícola e sociedade essencialmente rural. (Quadrix, 2017)
Desde o início da Segunda Guerra Mundial o Brasil se manteve neutro no conflito entre os Aliados (Reino Unido , França e China) e os países do Eixo (Alemanha, Itália e posteriormente Japão).
No entanto, o governo brasileiro sofreu pressão para o uso de portos e aeroportos no Norte e no Nordeste pelas tropas norte americanas após os Estados Unidos entrarem na guerra ao lado dos Aliados, em 1941. Na verdade a pressão começou antes quando começou a ficar claro, para o governo norte-americano, que o envolvimento dos EUA na guerra iria acontecer, mais dia menos dia.
O presidente Getúlio Vargas utilizou tal pedido para conseguir a cooperação dos Estados Unidos para a construção de uma usina siderúrgica e para a obtenção de recursos materiais para as Forças Armadas.
Com o ataque japonês ao porto de Pearl Harbour, no Havaí, o presidente Franklin Roosevelt condicionou a cooperação ao Brasil com o seu envolvimento direto na guerra.
O Brasil entra no conflito de forma decisiva após os navios mercantes brasileiros terem sido atacados por alemães, quando começou a haver também pressão popular interna para que o país entrasse na guerra.
Em troca, os EUA forneceram subsídios necessários para a construção de uma gigantesca siderúrgica.
O acordo diplomático entre Estados Unidos e Brasil chamado “Acordos de Washington" estabeleceu as regras para a cooperação entre os dois países.
Nasceu a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em 1941, com o objetivo de fornecer aço para os Países Aliados durante na Segunda Guerra Mundial.
A CSN foi a primeira produtora de aço no Brasil e começou a funcionar de forma plena em 1943. Ela gerou forte impacto no processo de industrialização do país, pois os produtos da siderúrgica foram / são de grande impacto na instalação de indústrias nacionais.
Aliás, a grande questão da Argentina é seu parque industrial no que se refere à indústria de base bastante limitado
Gabarito da professora: ERRADO.