SóProvas


ID
2369218
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O desenvolvimento da historiografia mundial, fenômeno que o século XX consagrou, permite novos olhares sobre o passado protagonizado pelas sociedades. No Brasil, multiplicam-se estudos que lançam luz sobre a trajetória do País, da colônia aos dias atuais. Da independência, em 1822, passando pela implantação da República, em 1889, ao cenário presente, a história brasileira é marcada por avanços e recuos, enfrentando percalços e se mostrando ainda inconclusa em relação à construção da cidadania. Relativamente à história contemporânea, da produção do conhecimento histórico a alguns dos mais marcantes fatos ocorridos no Brasil e no mundo, julgue o item.

Único país sul-americano a participar diretamente da Segunda Guerra Mundial, o Brasil não foi capaz de aproveitar as circunstâncias do conflito para industrializar-se, abrindo espaço para que a Argentina se transformasse na maior potência econômica do Cone Sul.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil não foi o único país da América do Sul a participar da II G. M .. 

     

    Após o bombardeio de Pearl Harbor, em dezembro de 1941 , nove países da América Latina declararam guerra ao eixo formado por Alemanha, Itália e Japão.

    Venezuela, Peru, Equador, Chile, etc também participaram formando o grupo dos Aliados.

     

    Quanto a primeira parte, segue uma questão que explica a industrialização do Brasil no pós guerra:

     

    A partir de 1946, com o fim da Segunda Guerra e a redemocratização, o Brasil avançou na industrialização e na vertiginosa urbanização, afastando-se da imagem histórica de economia agrícola e sociedade essencialmente rural. (Quadrix, 2017)

  • Mas o país latino-americano com maior destaque na contribuição para o esforço de guerra seria novamente o Brasil. Depois da declaração de guerra ao Eixo em 1942, o Brasil permitiu a construção de bases aéreas em seu território, o que seria importante durante a Operação Torch (Tocha), a invasão aliada do norte da África. O Brasil foi o único país sul-americano que enviou tropas para a Europa. Era a sua Força Expedicionária Brasileira, com mais de 25.000 membros, sob o comando do general Mascarenhas de Moraes, que lutaram na Itália entre 1944 e 1945. Mais de 400 brasileiros caíram em batalha.

  • BRASIL E MEXICO

  • Desde o início da Segunda Guerra Mundial o Brasil se manteve neutro no conflito entre os Aliados (Reino Unido , França e China) e os países do Eixo (Alemanha, Itália e posteriormente Japão). 

    No entanto, o governo brasileiro sofreu pressão para o uso de portos e aeroportos no Norte e no Nordeste pelas tropas norte americanas após os Estados Unidos entrarem na guerra ao lado dos Aliados, em 1941. Na verdade a pressão começou antes quando começou a ficar claro, para o governo norte-americano, que o envolvimento dos EUA na guerra iria acontecer, mais dia menos dia. 

    O presidente Getúlio Vargas utilizou tal pedido para conseguir a cooperação dos Estados Unidos para a construção de uma usina siderúrgica e para a obtenção de recursos materiais para as Forças Armadas. Com o ataque japonês ao porto de Pearl Harbour, no Havaí, o presidente Franklin Roosevelt condicionou a cooperação ao Brasil com o seu envolvimento direto na guerra. 
    O Brasil entra no conflito de forma decisiva após os navios mercantes brasileiros terem sido atacados por alemães, quando começou a haver também pressão popular interna para que o país entrasse na guerra. Em troca, os EUA forneceram subsídios necessários para a construção de uma gigantesca siderúrgica. 

    O acordo diplomático entre Estados Unidos e Brasil chamado “Acordos de Washington" estabeleceu as regras para a cooperação entre os dois países. Nasceu a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em 1941, com o objetivo de fornecer aço para os Países Aliados durante na Segunda Guerra Mundial. 
    A CSN foi a primeira produtora de aço  no Brasil e começou a funcionar de forma plena em 1943. Ela gerou forte impacto no processo de industrialização do país, pois os produtos da siderúrgica foram / são de grande impacto na instalação de indústrias nacionais. Aliás, a grande questão da Argentina é seu parque industrial no que se refere à indústria de base bastante limitado 

    Gabarito da professora: ERRADO.