SóProvas


ID
2369221
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O desenvolvimento da historiografia mundial, fenômeno que o século XX consagrou, permite novos olhares sobre o passado protagonizado pelas sociedades. No Brasil, multiplicam-se estudos que lançam luz sobre a trajetória do País, da colônia aos dias atuais. Da independência, em 1822, passando pela implantação da República, em 1889, ao cenário presente, a história brasileira é marcada por avanços e recuos, enfrentando percalços e se mostrando ainda inconclusa em relação à construção da cidadania. Relativamente à história contemporânea, da produção do conhecimento histórico a alguns dos mais marcantes fatos ocorridos no Brasil e no mundo, julgue o item.

A partir de 1946, com o fim da Segunda Guerra e a redemocratização, o Brasil avançou na industrialização e na vertiginosa urbanização, afastando-se da imagem histórica de economia agrícola e sociedade essencialmente rural.

Alternativas
Comentários
  • CESPE "afastando-se da imagem histórica de economia agrícola e sociedade essencialmente rural."

    Não houve esse afastamento e vertiginosa urbanização! ainda neste perío de tem 1946 a população continuava no interior e agrária

  • A partir de 1946 houve relevante êxodo rural no Brasil, não quer dizer que naquele ano a população era majoritariamente urbana, mas sim que havia um fluxo de pessoas saindo do campo e se dirigindo às cidades (e a urbanização foi rápida e com pouco ou nenhum controle), e considerando que houve avanços na industrialização no período, a alternativa está certa.

  • @Danilo B. ,

    a questão fala "a partir de 1946". E está correto, foi a partir daí que a populção urbana passou a crescer de modo mais acelerado.

    "afastando-se da imagem histórica de economia agrícola e sociedade essencialmente rural." Também está correto, o Brasil construia uma industrialização mais robusta e participativa na economia do páis. 

  • Gabarito certo

  • A industrialização do Brasil teve, por conta das duas guerras mundiais, de 1914/18 e de 1939/45 dois momentos de impulso. 
    Durante a primeira guerra mundial, por conta da dificuldade de exportação de produtos primários e de importação de produtos industriais, o Brasil se viu obrigado a investir no setor industrial. Os setores que mais tiveram impulso foram o têxtil e o de alimentos, com ampla utilização de mão de obra pouco qualificada disponível.
    Durante a segunda guerra a exclusividade de exportação de produtos primários para os Aliados, a partir da entrada dos EUA e do Brasil na guerra, em 1941, trouxe o retorno no sentido de financiamento da Usina Siderúrgica Nacional de Volta Redonda e a criação da Companhia Vale do Rio Doce, de mineração. Assim, o setor de infraestrutura tem impulso vital para ser base da industrialização.
    O processo de industrialização do país aconteceu a partir da década de 1930, primordialmente dentro do modelo de substituição de importações, com atuação do Estado através de subsídios, taxação de importações e, investimentos em setores infraestruturais. Ou seja, um processo que não se enquadra na lógica do liberalismo clássico.
    É o modelo que predominou no Brasil entre a Era Vargas e o governo militar. Da década de 1930 até meados da década de 1970. Desta forma houve, como diz corretamente a afirmativa, um crescimento da industrialização e da urbanização após o final da guerra.
    O período de 1946 até o final de década de 1960 marcou a transição definitiva de um Brasil Rural Agrário para um Brasil urbano-industrial. A afirmativa, por conseguinte, está correta
    RESPOSTA: CERTO
  • GAB C

    Revisando:

    Q. adaptada ) O primeiro período Vargas (1930–1945) foi marcado por várias iniciativas — promoção do sistema educativo, sistematização e ampliação da legislação trabalhista e apoio à industrialização — e por medidas políticas — acordo político de 1932 com a oligarquia paulista, tortura a presos políticos, censura à imprensa durante o Estado Novo, Gab c  

  • O que me gerou dúvida na questão foi “a partir de 1946… o Brasil avançou na industrialização…” achei a acertiva confusa. Houve avanços, mas não a partir de 46. Quando se trata de industrialização, o Brasil já apresentava avanços desde o fim da década de 30…