SóProvas


ID
2369242
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Certa entidade revisou os cálculos das perdas com créditos de liquidação duvidosa ao final de um determinado exercício com base em novas informações disponíveis e confiáveis.

De acordo com as definições do CPC 23, essa revisão constitui uma:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item A

     

     

     

    Mudança nas estimativas contábeis

     

     

    32. Como consequência das incertezas inerentes às atividades empresariais, muitos itens nas demonstrações contábeis não podem ser mensurados com precisão, podendo apenas ser estimados. A estimativa envolve julgamentos baseados na última informação disponível e confiável. Por exemplo, podem ser exigidas estimativas de:

     

    (a) créditos de liquidação duvidosa;

     

    (b) obsolescência de estoque;

     

    (c) valor justo de ativos financeiros ou passivos financeiros;

     

    (d) vida útil de ativos depreciáveis ou o padrão esperado de consumo dos futuros benefícios econômicos incorporados nesses ativos;

    (e) obrigações decorrentes de garantias.

     

     

    Aplicação prospectiva de mudança em política contábil e de reconhecimento do efeito de mudança em estimativa contábil representa, respectivamente:

     

    (a) a aplicação da nova política contábil a transações, a outros eventos e a condições que ocorram após a data em que a política é alterada; e

    (b) o reconhecimento do efeito da mudança na estimativa contábil nos períodos corrente e futuro afetados pela mudança.

     

     

    38. O reconhecimento prospectivo do efeito de mudança na estimativa contábil significa que a mudança é aplicada a transações, a outros eventos e a condições a partir da data da mudança na estimativa. A mudança em uma estimativa contábil pode afetar apenas os resultados do período corrente ou os resultados tanto do período corrente como de períodos futuros. Por exemplo, a mudança na estimativa de créditos de liquidação duvidosa afeta apenas os resultados do período corrente e, por isso, é reconhecida no período corrente.

     

     

     

    Fonte: (CPC 23)

  • Gabarito Letra A


    Complementando, de acordo com o CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro
     

    Mudança na estimativa contábil é um ajuste nos saldos contábeis de ativo ou de passivo, ou nos montantes relativos ao consumo periódico de ativo, que decorre da avaliação da situação atual e das obrigações e dos benefícios futuros esperados associados aos ativos e passivos. As alterações nas estimativas contábeis decorrem de nova informação ou inovações e, portanto, não são retificações de erros.
     

    36.  O efeito de mudança na estimativa contábil que não seja uma mudança à qual se aplique o item 37 deve ser reconhecido PROSPECTIVAMENTE, incluindo-o nos resultados do:

    (a) período da mudança, se a mudança afetar apenas esse período; ou

    (b) período da mudança e futuros períodos, se a mudança afetar todos eles.

    bons estudos

  • mudança estimativa ----- aplicação prospectiva

    erro ------ aplicação retrospectiva

    política contábil ---- aplicação retrospectiva e prospectiva

  • Como consequência das incertezas inerentes às atividades empresariais, muitos itens nas demonstrações contábeis não podem ser mensurados com precisão, podendo apenas ser estimados. A estimativa envolve julgamentos baseados na última informação disponível e confiável. A constituição das perdas com créditos de liquidação duvidosa é um exemplo disso.

    O uso de estimativas razoáveis é parte essencial da elaboração de demonstrações contábeis e não reduz sua confiabilidade.

    A estimativa pode necessitar de revisão se ocorrerem alterações nas circunstâncias em que a estimativa se baseou ou em consequência de novas informações ou de maior experiência. Dada a sua natureza, a revisão da estimativa não se relaciona com períodos anteriores nem representa correção de erro.

    Assim, a mudança de estimativa contábil é aplicada prospectivamente, ou seja, significa que a mudança é aplicada a transações, a outros eventos e a condições a partir da data da mudança na estimativa.

    Assim, correta a alternativa A.