SóProvas


ID
2369305
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em um dado exercício, o orçamento de uma entidade pública previu receitas de 80 milhões. A arrecadação excedeu em 10% a previsão. Foram abertos créditos adicionais, que aumentaram a despesa fixada em 6 milhões. Quanto à despesa, não houve economia orçamentária do montante fixado. A inscrição em restos a pagar totalizou 9,5 milhões.

A partir das disposições do regime orçamentário, o montante da despesa executada foi de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B


    Considera-se executada a despesa a partir do seu empenho (art. 35 da lei 4.320/64), portanto temos que identificar qual o total empenhado.

    Se o orçamento aprovado previu 80 milhões de receita, a despesa fixada foi de igual valor, uma vez que há o princípio do equilíbrio orçamentário.  Foram abertos 6 milhões de créditos adicionais, portanto a despesa total foi de 86 milhões.

    Como não houve economia orçamentária, toda a despesa fixada foi executada!!



    Comentários do professor Vinícius Nascimento

     

  • PREVISÃO                                FIXADA

    REC. ORÇ.............80                DESP. FIXADA............80

     

    EXECUÇÃO:

    REC. ARRECADADA.........88   DESP. EMPENHADA (80 + 6)....86

     

    CRÉD. ADIC. ABERTO=6

    COMO NÃO HOUVE ECONOMIA ORÇAMENTÁRIA, FORAM EMPENHADOS 86.

    ECONOMIA ORÇ.=DESP. FIXADA - DESP. EMPENHADA...........>0, PORÉM FOI IGUAL A ZERO.

    LOGO, DESP. FIXA=DESP. EMPENHADA

     

    GAB. B

  • me enrolei nos restos a pagar....

  • A pegadinha da questão é fazer o candidato subtrair os 9,5 milhões dos restos a pagar inscritos pra descobrir a despesa executada. Encontraria o valor de 76,5 milhões (letra E).

    Mas a inscrição de restos a pagar é despesa orçamentária (no Balanço Orçamentário), portanto já está dentro dos 86 milhões.

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes

    De acordo com o princípio orçamentário do EQUILÍBRIO, as receitas devem ser iguais a despesa na LOA. Logo, as despesas fixadas na LOA foram de 80 milhões. 

    ➥ Foram abertos créditos adicionais, que aumentaram a despesa fixada em 6 milhões. Logo, já temos um total de 86 milhões em despesas fixadas.  

     

    ➥ Precisamos  saber  agora  quanto  desse  total  foi  executado.  Sabemos  que  o  máximo  que  pode  ter  sido executado é o valor de 86 milhões, pois não é permitido executar mais do que o valor das despesas fixadas na LOA e nos créditos adicionais. 

    ➥ Se houvesse economia de despesa, o valor da despesa realizada poderia ser menor que o valor da despesa fixada, pois a economia da despesa ocorre quando a despesa executada durante o exercício é menor que a despesa fixada na LOA.  

    ➥ Como a questão diz que não houve economia orçamentária do montante fixado, a despesa executada só poderá ser igual ao montante fixado na LOA e nos créditos adicionais, ou seja, de 86 milhões.