Gab: C
Fonte: Ferraretto (2009)
A) Artigo
Texto opinativo, cuja redação final é feita pelo jornalista com base em esboço elaborado pelo assessorado. Destina-se à publicação em espaços reservados às editorias de opinião.
B) Dirigido
Tipo de relise cuja produção leva em consideração as particularidades de determinado espaço jornalístico. Em geral, é distribuído à colunistas. Deve primar pela adequação da mensagem às necessidades da seção cujo público pretende atingir.
C) Especial
Essa modalidade está para o relise-padrão como a grande reportagem - aqui entendida como a matéria jornalística que, ao representar aprofundamento qualitativo, explora como e o porquê do fato - está para a notícia mais simples. Esse tipo de relise contextualiza o fato, mostrando suas causas e consequências, o qual sempre apresenta alguma ligação com o assessorado.
D) Cobertura
Resultado do acompanhamento de um evento durante a sua realização, distribuído aos veículos de comunicação cujos representantes não estiveram presentes.
Duarte (2011)
Artigo: assinado pelo assessorado peara ser publicado nas editorias de opinião, geralmente é redigido ou editado pelo assessor de imprensa, com base em um texto prévio ou de entrevista com a fonte. (...) Quanto mais adaptado, mais chance de ser publicado.
*Dirigido/Exclusivo: destinado para apenas um jornalista ou veículo, o que, pela personalização, aumenta as chances de uso e de maior destaque. (...) O material destinado a cada colunista deve ser exclusivo, ou, pelo menos, ter enfoque ou informações diferenciadas com relação ao que é encaminhado aos demais veículos.
Especial: a característica principal é ser detalhado, com muitas informações, depoimentos e fontes, contextualizando e aprofundando o tema. Pode ser estruturalmente divido num conjunto de textos sobre determinado assunto (...). Pressupõe que o veículo terá espaço e interesse para utilizá-lo na íntegra ou editá-lo.
Cobertura: relata os fatos referentes a um evento já ocorrido. Pode ser produzida imediatamente após a conclusão ou até antes do acontecimento.
* O termo usado por Duarte é diferente do termo usado por Ferraretto, mas o conceito é o mesmo.