SóProvas


ID
2369911
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os métodos de análise e projeto de software permitem construir modelos e avaliar a completeza e a consistência do processo e do projeto. A adoção de uma metodologia para o processo de desenvolvimento de software impõe uma disciplina que possibilita a previsibilidade e eficiência necessárias à Engenharia de Software. As metodologias tradicionais de desenvolvimento de software, baseadas na elicitação e documentação completa de requisitos para a posterior construção do software, estão sendo confrontadas pelas metodologias ágeis que dão ênfase às pessoas, interações, colaboração dos usuários para a entrega rápida de artefatos. Muitos autores descrevem os modelos de desenvolvimento de software, pois tratam apenas do processo; nessa questão, a abordagem para metodologia é abrangente. A coluna da esquerda apresenta metodologias de desenvolvimento de software e a da direita, características de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.  


1 - Modelo em cascata

2 - Extreme Programming (XP)

3 - Scrum

4 - Modelo Espiral


( ) Ciclo de desenvolvimento curto, feedback constante, incremental.

( ) Backlog de produto, Sprint, Sprint backlog.

( ) Combina elementos de projeto e estágios de prototipação.

( ) Fases progressivas, processo estruturado.


Marque a sequência correta.  

Alternativas
Comentários
  • ( Extreme Programming XP ) Ciclo de desenvolvimento curto, feedback constante, incremental.

     

    ( Scrum ) Backlog de produto, Sprint, Sprint backlog.

     

    ( Modelo Espiral ) Combina elementos de projeto e estágios de prototipação.

     

    ( Cascata ) Fases progressivas, processo estruturado.

     

    GABARITO A

  • eu já me ferrei quando ele cobra os setores do espiral

     

    2017

    Um framework de processo de software dirigido a riscos foi proposto por Boehm (1988) e é conhecido como modelo em espiral. Este processo de software é representado como uma espiral, e não como uma sequência de atividades. Cada volta na espiral representa uma fase do processo de software. Segundo Sommerville (2011), no modelo em espiral de Boehm, cada volta está dividida em quatro setores. Uma das alternativas abaixo NÃO denomina um desses quatro setores. Assinale-a:

     a) Desenvolver e verificar próximo nível do produto.

     b) Avaliar alternativas, identificar, resolver riscos.

     c) Gerenciar a qualidade e o custo do desenvolvimento.

     d) Determinar objetivos, alternativas e restrições.

     e) Planejar da próxima fase.

     

  • Questão simples. Se você encaixar o "SCRUM" você acaba resolvendo a questão sem ao menos precisar ler as outras.

  • Apenas com os conceitos de Scrum já matei a questão..