SóProvas


ID
2370655
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o Texto 1 para responder a questão

Texto 1 

O anúncio

São Paulo amanheceu com centenas de outdoors estampando uma mensagem desesperada. As pessoas passavam, liam e comentavam umas com as outras. Uns achavam engraçado, riam, meneavam a cabeça e seguiam. Nos pontos de ônibus, enquanto aguardavam a condução, apontavam para o painel, esticando o braço. A ninguém que lesse passava despercebido e as mulheres, especialmente as mais românticas, as que ainda sonham com o príncipe, não continham, ainda que disfarçadamente, um suspiro de inveja, desejando ser o motivo daquele texto. De dentro do carro, os casais, ao lerem, não resistiam em comentar e apontar o cartaz ao parceiro. As brincadeiras tentando imaginar o que se passava eram inevitáveis [...].

Simultaneamente, as duas rádios paulistanas de maior audiência, com ouvintes absolutamente distintos, uma bastante popular e a outra elitizada, começaram a divulgar várias vezes por dia uma chamada com o mesmo texto dos painéis.

Em uma semana, não havia segmento da sociedade paulistana que não tivesse ao menos comentado o anúncio. Virou bordão a frase: “Onde está você, Melanie? Sem ti ensande- ço!” Ninguém sabia se era anúncio de alguma campanha publicitária ou um apaixonado e desesperado apelo de amor.

De tanto aparecer na mídia, chamou a atenção de um programa sensacionalista de televisão que investigando o contrato chegou ao anunciante. Recusou-se a dar qualquer explica- ção sobre o assunto e ameaçou processar os veículos que forneceram os dados do contrato. Mesmo assim, não pode evitar as chacotas envolvendo sua mensagem. Apesar do ridículo da exposição, a publicidade servira a seu intento.

Melanie, seu nick, já deletado do site, era tudo o que sabia dela. Nenhuma outra referência para um contato, entretanto, mantivera o seu, na esperança de que ela pudesse localizá- lo. Além disso, ela tinha o número do celular. Não conseguia admitir que ela não quisesse mais vê-lo. Apostava nos anúncios suas últimas esperanças de encontrá-la.

Seu tempo de mídia esgotou-se e ela não veio. 

CASTRO, Cláudio de. O que ela é capaz de fazer. Goiânia: Kelps, 2008. p. 25-26. 

O texto apresenta uma composição espontânea, com estilo informal de linguagem. Essa é uma estratégia de

Alternativas
Comentários
  •  

    (C) adequação comunicativa própria do gênero textual.

  • Qual gênero desse texto? Narração?
  • Raquel Silva: O gênero é narrativo, trata-se de uma crônica.

  • (C) Crônica é uma narrativa informal, breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial.

  •  

     

    CRÔNICA

     

    Crônica é um tipo de texto narrativo curto, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.

    Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

    Portanto, elas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso, com o passar do tempo ela perde sua “validade”, ou seja, fica fora do contexto.

    No Brasil, a crônica tornou-se um estilo textual bem difundido desde a publicação dos "Folhetins" em meados do século XIX

    .

    Alguns escritores brasileiros que se destacaram como cronistas foram:

     

    Machado de Assis

    Carlos Drummond de Andrade

    Rubem Braga

    Luís Fernando Veríssimo

    Fernando Sabino

    Carlos Heitor Cony

    Caio Fernando Abreu

     

     

     

    https://www.todamateria.com.br/cronica

     

     

     

     

    Voçê é Especial!

  • Raquel Silva: O gênero é narrativo, trata-se de uma crônica. Completando o colega Mateus crônica é um dos tipos narrativos.

     

    Gênero: Narrativo, Dissertativo, Descritivo e Injuntivo.

    Seria interessante vídeo aulas sobre Gênero textual porque as que eu assisti só citava os gêneros e falava só de alguns e de forma bem superficial.

  • Pelo pouco que sei, tipo textual é mais abrangente:

    a) narrativo;

    b) descritivo;

    c) dissertativo;

    d) injuntivo/instrucional;

    Já os gêneros textuais seriam uma subdivisão interna em cada um dos tipos:

    a) narrativo: (gêneros- lenda, conto, anedota, romance, fábula)

    b) descritivo: (gêneros- bula de remédio (parte), classificados, horóscopo, manual de instrução (parte))

    c) dissertativo: (gêneros- artigo de opnião, ensaio, carta de leitor, editorial, tese, dissertação)

    d) injuntivo/instrucional: (gêneros- receita de bolo)