SóProvas


ID
2370943
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Museu do Amanhã, inaugurado em 17 de dezembro de 2015, na cidade do Rio de Janeiro, foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.
A obra construída e os projetos visionários de Calatrava caracterizam-se por:

Alternativas
Comentários
  • O arquiteto espanhol Santiago Calatrava é conhecido por suas construções complexas e dinâmicas. Além de sua formação como arquiteto, Calatrava também formou-se em Artes Plásticas e Engenharia. Tais conhecimentos agregam às suas obras expressividade formal através de uma arquitetura que pode ser considerada escultura em escala monumental, inspirada em formas e linhas orgânicas encontradas na natureza (lembrando asas de pássaros, folhas, ondas, frutas ou sementes), utilizando métodos construtivos que emprega materiais como estruturas de aço e vidro. Pode-se utilizar como um exemplo de sua produção arquitetônica no Brasil o Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, que representa o conceito do movimento aplicado em suas edificações.

     





    Gabarito do Professor: Letra A.



  • Calatrava é conhecido por seus edifícios flutuantes e curvos, para os quais utiliza materiais como o aço, concreto e novo modelo de computador para criar composições que aparecem ao mesmo tempo natural e estruturalmente impossíveis. Seus desenhos estilizados sugerem objetos, ondas naturais, asas, ou esqueletos branqueados de sol, com filas de nervuras de betão branco curvos em arcos parabólicos distorcidos, são concomitantemente delicados e de grande alcance. O verdadeiro objetivo destes contornos dramáticos é tipicamente mais estético do que estrutural. Seus projetos se destacam pela aparente complexidade. A estranheza formal nasce do empenho em evitar as soluções simplistas e os objetivos conhecidos para aceitar o desafio de confrontar questões econômicas, sociais e culturais. Com tais objetivos em mente, Calatrava empenha-se em unir estrutura e movimento. Uma das metas alcançadas por Calatrava na tarefa de criar uma poética do movimento consiste em incorporar-lhe aspectos sociais e culturais. Isso se deve a sua habilidade de deslocar-se entre arte, engenharia e arquitetura (JODIDIO, 2012)

    Gabarito: A de aprovação

    @arquitetamanuprado