SóProvas



Questões de Edificações Contemporâneos


ID
190477
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação as "áreas" de um apartamento definidas na NBR 12.721/92, NÃO é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • 3.7.2.1 áreas de uso privativo:  Áreas cobertas ou descobertas que definem o conjunto de dependências e instalações de uma unidade autônoma, cuja utilização é privativa dos respectivos titulares de direito. Subdividem-se em áreas privativas principais e áreas privativas acessórias.

     

    3.7.2.1.1 área privativa principalÁrea da unidade autônoma de uso exclusivo, destinada à moradia, atividade ou uso principal da edificação, situada em determinado andar ou em dois ou mais andares interligados por acesso também privativo. 

     

     

    3.7.2.1.2 área privativa acessória: Área da unidade autônoma de uso exclusivo, situada fora dos limites físicos de sua área privativa principal, destinada a usos acessórios, tais como: depósitos, box de lavanderia, vagas de garagem.

     

    Notas:


    1) O responsável pelo cálculo deve informar a vinculação correspondente da parte acessória à principal, com suas respectivas áreas e a correspondente parcela na composição do coeficiente de proporcionalidade da unidade autônoma.

     


    2) A vinculação de áreas em uma unidade autônoma constitui-se em opção do incorporador.

     

    Não havendo a vinculação explícita, os depósitos, vagas e demais áreas assemelhadas podem constituir uma unidade autônoma principal, desde que atendidos os requisitos legais de acesso direto e viabilidade de delimitação física e as respectivas frações ideais no solo e nas outras partes comuns, ou podem ainda compor as partes de uso comum da edificação.

     

  • Questão pavorosa!

    Acho que por ser exatamente de 2007, eles devem ter tomado como base a norma antiga.

    Não é correto afirmar que "a área real total é a somatória de todas as áreas cobertas ou não, de uso privativo ou comum." É a área total de que? Do pavimento? Unidade autônoma? Independente disso, ambas de acordo com os intes 3.7.1.2 e 3.7.1.3 são as somas das áreas cobertas E descobertas reais.


ID
195982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.

A arquitetura pós-moderna de cunho histórico tem uma forte ligação com os espaços comerciais. Em alguns shoppings,sua expressão máxima, nota-se uma abordagem eclética euma clara referência ao passado histórico. Essa ligação,reforçada pela adoção do estilo por grandes empresas internacionais que buscavam uma nova imagem corporativa,fez que o pós-modernismo fosse associado à cultura do consumo, representando valores efêmeros.

Alternativas
Comentários
  • O pós-modernismo na arquitetura tem também uma forte ligação com os espaços comerciais e sua expressão máxima: o centro comercial, como por exemplo o Norte Shopping em Matosinhos, onde se nota uma clara referência eclética ao passado. Esta ligação fez com que o estilo fosse associada à nova cultura do consumo, representando valores passageiros e menores. Esta noção foi reforçada pela adoção do estilo por grandes empresas internacionais, que buscavam uma nova imagem corporativa. O edifício da AT&T de Philip Johnson é o principal exemplo desta tendência.


ID
195988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.

O desenho auxiliado por computador é atualmente uma ferramenta essencial em muitos aspectos da arquitetura contemporânea, mas a natureza particular do desconstrutivismo faz o uso de computadores especialmente pertinente. Modelagem tridimensional e animação auxiliam na concepção de espaços muito complexos, enquanto a habilidade em relacionar modelos computacionais para fabricar gabaritos permite a produção em massa de elementos modulares sutilmente diferentes a preços acessíveis. A arquitetura desconstrutivista tem como principais seguidores os arquitetos Peter Eiseman, David Liebskind, Bernard Tschumi e Zaha Hadid. 

Alternativas
Comentários
  • gabarito esta trocado!? A resposta deveria ser "Errado"
  • Entre alguns dos importantes eventos históricos do movimento desconstrutivista estão o concurso internacional parisiense do Parc de la Villette(especialmente as participações de Jacques Derrida, Peter Eisenman2 e o primeiro colocado, Bernard Tschumi), a exposição de 1988 do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova IorqueDeconstructivist Architecture, organizada por Philip Johnson e Mark Wigley, e a inauguração em 1989 doWexner Center for the Arts em Columbus, Ohio, projetado por Peter Eisenman. Na exposição de Nova Iorque foram exibidas obras de Frank Gehry, Daniel Libeskind, Rem Koolhaas, Peter Eisenman, Zaha Hadid, Bernard Tschumi e da Coop Himmelb(l)au. Desde a exibição, muitos dos arquitetos que estiveram associados ao desconstrutivismo distanciaram-se desse termo. No entanto, o termo "desconstrutivismo" perdurou, e seu uso atual, de fato, abarca uma tendência geral dentro da arquitetura contemporânea.

  • Zaha Hadid nunca foi desconstrutivista, mas sim construtivista assim como o seu mentor, Rem Koolhaas. Peter Eiseman e Bernard Tschumi são os únicos dos mencionados que projetam de acordo com a teoria desconstrutivista de Jacques Derrida. A questão foi mal formulada, superficial e deveria ter sido anulada.

  • Eu errei mas Zaha Hadid participou sim do desconstrutivismo, o construtivismo foi um movimento russo no ínicio do século XX, paralelo ao modernismo. O desconstrutivismo se baseia no construtivismo misturando com o modernismo, sendo influenciado também pelo pós modernismo.

    "O desconstrutivismo ganhou mais atenção durante a exposição de arquitetura desconstrutivista de 1988 do , organizada por  e , apresentando projetos desenvolvidos por , , , entre muitos outros."

    Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/900679/o-que-e-desconstrutivismo

    Mas a banca errou invertendo Daniel Libeskind com David Libeskind.


ID
195991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue o item a seguir.

Desde a década de 80 do século XX, alguns arquitetos têm se dedicado ao estudo do comportamento das estruturas, visando à exploração máxima das potencialidades dos materiais e da tecnologia avançada, para a criação de soluções formalmente ousadas. Como resultado desse esforço, surgiu a chamada arquitetura high tech, que, classificada por alguns historiadores dentro do chamado tardomodernismo, tem como expoentes os ingleses Richard Rogers e Norman Foster, e o catalão Santiago Calatrava. Os seguidores desse movimento que caracterizam suas obras a partir dos elementos da estrutura, tubulações de infraestrutura, componentes da cobertura e equipamentos mecânicos para as circulações, adotam os mesmos princípios teóricos e conceituais dos modernistas, adaptados ao potencial tecnológico do mundo contemporâneo.

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura High Tech, ou de Alta Tecnologia, é uma corrente da arquitetura, emergente nos anos 70, muito centrada no emprego de materiais detecnologia avançada nas construções, como o próprio nome indica. No Design, também, teve forte marcação. Historiadores classificam-na dentro de um chamado Tardo-modernismo, juntamente com outras atitudes estéticas, como o Slick-tech, numa alusão aos valores contrapostos às atitudespós-modernas associadas a este tipo de intervenção que caracteriza a High Tech. Um exemplo famoso deste tipo de arquitetura é o Centro Pompidouem Paris, projetado por Richard Rogers e Renzo Piano.

  • Calatrava é valenciano!

  • quais são os princípios teóricos e conceituais dos modernistas que são utilizados no high tech?


ID
207142
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

São características fundamentais dos elevadores de passageiro:

Alternativas
Comentários
  • 3 - CARACTERISTICAS FUNDAMENTAIS DOS ELEVADORES. 

    AS CARACTERISITICAS BÁSICAS QUE DEFINEM O ELEVADOR DE PASSAGEIROS SÃO SUA VELOCIDADE NOMINAL E A LOTAÇÃO DA CABINA. APÓS DETERMINADAS ESSAS VARIÁVEIS, TEM-SE POR CONSEQUÊNCIA DEFINIDOS OS EQUIPAMENTOS QUE COMPORÃO O ELEVADOR 

    www.atlas.schindler.com


ID
543754
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A terminologia e sua respectiva definição correta ocorre em:

Alternativas
Comentários
  •        CLEARWAY: Zona Desimpedida . Uma área retangular, definida no solo ou na água, sob controle da autoridade competente, selecionada ou preparada como área adequada sobre a qual uma aeronave pode realizar sua decolagem.
           ÁREA DE MOVIMENTO: Parte do aeródromo a ser utilizada para decolagem, pouso e táxi de aeronaves, consistindo da área de manobras e dos pátios de aeronaves.
    Está imcompleta.
           STOPWAY: Zona de Parada. Área retangular definida no terreno, situada no prolongamento do eixo da pista no sentido da decolagem, destinada e preparada como zona adequada à parada de aeronaves.
    Errada -  a área é circular, e o sentido é do pouso.
           ZONEAMENTO DE RUÍDO: é a área delimitada pelo Plano de Zoneamento de Ruído com o intuito de ordenar o uso e desenvolvimento de atividades já localizadas ou que venham a se localizar no entorno do aeródromo, em função do ruído aeronáutico. Uma vez que o incômodo relativo ao ruído aeronáutico está diretamente relacionado à distância da fonte emissora e à intensidade da emissão, são estabelecidas restrições ao uso do solo nas proximidades do aeródromo, dependendo das atividades desenvolvidas.
    Errada e incompleta - a interferência é também com a vizinhança do aeroporto. A proibição depende das caracteísticas de cada aeroporto, da distância da vizinhança e do tipo de atividade a ser desenvolvida.

           RESA: Área simétrica ao longo do prolongamento do eixo da pista de pouso e decolagem e adjacente ao fim da faixa de pista, utilizada primordialmente para reduzir o risco de danos a aeronaves que realizem o toque antes de alcançar a cabeceira (Undershoot) ou que ultrapassem acidentalmente o fim da pista de pouso e decolagem (Overrun).
    Errada - não é a área lateral à pista mas, ao longo da pista.


    Fonte: ANAC - REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL

ID
631135
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“A sensibilidade para o lugar por parte da arquitetura contemporânea é um fenômeno recente. O maior esforço do movimento moderno consistiu em definir uma nova concepção de espaço utilizando o suporte de novos avanços tecnológicos: estruturas de aço e de concreto armado e fechamentos de vidro.”

Segundo Josep Maria Montaner, autor do trecho do texto acima, os conceitos de ESPAÇO e LUGAR se podem diferenciar claramente. Sobre esses conceitos de metodologia de projeto de arquitetura, é correto afirmar:

Alternativas

ID
778243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da relação espaço-homem, julgue os itens que se seguem.

O sistema de comunicação visual de um edifício só pode ser realizado por meio de placas e letreiros.

Alternativas
Comentários
  • Sinalização

    Tátil

    Visual

    Sonora


ID
817486
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Rem Koolhas, fundador do OMA (Office for Metropolitan Architecture), um dos arquitetos contemporâneos cujo trabalho profissional e teórico exerce importante influência na prática e no pensamento arquitetônico dos últimos anos, é o autor da seguinte sentença:

“Em um edifício que ultrapassa um certo tamanho, a escala torna-se tão grandiosa e a distância entre o centro e o perímetro, ou núcleo e pele, torna-se tão imensa, que não se pode mais esperar que o exterior revele com precisão o interior.”

Considerando os conceitos fundamentais sobre arquitetura contidos nesta reflexão, constata-se:

I. Apesar da sugestão de novas possibilidades estéticas, mantém-se a disciplinada obediência ao “princípio da utilidade” e a regras simples do funcionalismo.

II. Rompe-se a relação humanista entre exterior e interior baseada na expectativa de que o exterior fará revelações e esclarecimentos sobre o interior.

III. Exterior e interior tornam-se projetos completamente autônomos e separados, a serem desenvolvidos independentemente, sem conexão aparente.

IV. O estabelecimento de conceitos para uma visão científica da cidade, a serviço de uma sociedade mais consciente e responsável.

É correto o que consta apenas em

Alternativas

ID
1150651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando que um aeroporto de porte médio comporte, segundo a INFRAERO, cinco milhões de passageiros por ano, julgue os itens seguintes.

Nas salas de espera do desembarque, é obrigatória a existência de assentos para, ao menos, metade dos passageiros que irão desembarcar.

Alternativas
Comentários
  • Imaginei-me desembarcando de alguma viagem, nesa situação, diferente de quando se está Embarcando, não vejo ninguém sentado e sim pegando as malas e indo para conexão ou pra casa!! kkkkk

    Logo, não achei que precisava de tantos assentos assim.


ID
1401589
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O arquiteto que se destacou no novo milênio por extrair da tradição japonesa um fio condutor de natureza tecnológica: o estudo das características dos materiais – papel, madeira e bambu; e a subordinação voluntária da liberdade projetual a esse processo, é:

Alternativas
Comentários
  • Shigeru Ban, nascido em 5 de agosto de 1957, é um arquiteto japonês vencedor do Prêmio Pritzker 2014 por sua significativa contribuição às inovações na arquitetura e filantropia.

     

    Ban tem usado estas inovações não apenas para criar belas arquiteturas, mas como uma ferramenta para ajudar comunidades  em situação de risco, criando soluções residenciais rápidas, econômicas e sustentáveis para pessoas sem teto ou refugiados.

     

    Os projetos de Ban focam em abordagens experimentais em relação aos materiais e sistemas construtivos. Em muitos casos, usa materiais comuns, como papel, madeira, tecido e contêineres de carga, para compor edifícios extraordinários. 


ID
2098561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da comunicação visual no contexto arquitetônico, julgue o item a seguir.

Para obter o produto final de um sistema de informação visual — desenvolvido, principalmente, com base em elementos como pictogramas, textos e suportes físicos —, equipes compostas por diversos profissionais realizam um cuidadoso trabalho de análise de ambientes para evitar ou, quando for necessário, propor soluções para problemas relacionados, por exemplo, à circulação de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO


ID
2318401
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dentre os arquitetos cujo método de projeto alia preceitos universais da arquitetura moderna e valores da tradição local, o que os insere no contexto definido por Kenneth Frampton como Regionalismo Crítico, encontram-se:

Alternativas
Comentários
  •  

    "O Regionalismo crítico é diferente do regionalismo puro e simples, o qual tenta alcançar uma correspondência um-a-um dos elementos da arquitetura vernácula, de um modo consciente, mas  sem participar conscientemente do universal. Alvar Aalto, Jørn Utzon, Mario Botta, Charles Correa, Álvaro Siza, Rafael Moneo, Tadao Ando são arquitetos conhecidos que, de alguma forma, ou em algum momento se utilizaram do conceito em seus edifícios."

    https://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2010/05/29/regionalismo-critico/


ID
2370943
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Museu do Amanhã, inaugurado em 17 de dezembro de 2015, na cidade do Rio de Janeiro, foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.
A obra construída e os projetos visionários de Calatrava caracterizam-se por:

Alternativas
Comentários
  • O arquiteto espanhol Santiago Calatrava é conhecido por suas construções complexas e dinâmicas. Além de sua formação como arquiteto, Calatrava também formou-se em Artes Plásticas e Engenharia. Tais conhecimentos agregam às suas obras expressividade formal através de uma arquitetura que pode ser considerada escultura em escala monumental, inspirada em formas e linhas orgânicas encontradas na natureza (lembrando asas de pássaros, folhas, ondas, frutas ou sementes), utilizando métodos construtivos que emprega materiais como estruturas de aço e vidro. Pode-se utilizar como um exemplo de sua produção arquitetônica no Brasil o Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, que representa o conceito do movimento aplicado em suas edificações.

     





    Gabarito do Professor: Letra A.



  • Calatrava é conhecido por seus edifícios flutuantes e curvos, para os quais utiliza materiais como o aço, concreto e novo modelo de computador para criar composições que aparecem ao mesmo tempo natural e estruturalmente impossíveis. Seus desenhos estilizados sugerem objetos, ondas naturais, asas, ou esqueletos branqueados de sol, com filas de nervuras de betão branco curvos em arcos parabólicos distorcidos, são concomitantemente delicados e de grande alcance. O verdadeiro objetivo destes contornos dramáticos é tipicamente mais estético do que estrutural. Seus projetos se destacam pela aparente complexidade. A estranheza formal nasce do empenho em evitar as soluções simplistas e os objetivos conhecidos para aceitar o desafio de confrontar questões econômicas, sociais e culturais. Com tais objetivos em mente, Calatrava empenha-se em unir estrutura e movimento. Uma das metas alcançadas por Calatrava na tarefa de criar uma poética do movimento consiste em incorporar-lhe aspectos sociais e culturais. Isso se deve a sua habilidade de deslocar-se entre arte, engenharia e arquitetura (JODIDIO, 2012)

    Gabarito: A de aprovação

    @arquitetamanuprado


ID
2373562
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O projeto Porto Maravilha inclui dois aparelhos culturais com diferentes abordagens arquitetônicas: o MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro) (1) e o Museu do Amanhã (2). Esses edifícios apresentam, respectivamente, as seguintes abordagens:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B


ID
2373634
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Morreu no dia 9 de janeiro de 2017, aos 74 anos, Carlos Bratke, arquiteto e urbanista, conhecido por transformar a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, uma das mais conhecidas na Zona Sul da cidade de São Paulo, em um polo comercial. (VEJA, São Paulo, jan. 2017). É de sua autoria ainda o

Alternativas
Comentários
  • Carlos Bratke é filho de Osvaldo Bratke que foi um dos arquitetos mais importantes em relação ao modernismo no Brasil


ID
2528071
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um dos conceitos mais utilizados nas reflexões sobre arquitetura e urbanismo contemporâneos retrata toda infraestrutura, permitindo o transporte de matéria, de energia ou de informação, e que se inscreve sobre um território onde se caracteriza pela topologia dos seus pontos de acesso ou pontos terminais, seus arcos de transmissão, seus nós de bifurcação ou de comunicação. A palavra ou expressão empregada para denominar esse conceito é

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada de referência feita no Livro A natureza do espaço, Milton Santos, pode-se encontrar na página 175 do pdf abaixo:

    http://www.fau.usp.br/wp-content/uploads/2017/05/biblio_projeto_arquitetura_parte.pdf

     

     


ID
2606215
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Relacione os profissionais considerados “catadores de novidades” pelo historiador Leonardo Benévolo, às suas respectivas especificidades projetuais.


1. Daniel Libeskind;

2. Frank Gehry;

3. Pierre de Meuron;

4. Santiago Calatrava;

5. Zara Hadid,


( ) combina as escolhas construtivas com invenção no uso de materiais.

( ) transfere o pictórico para o arquitetônico na produção de formas complexas e paradoxais.

( ) compõe a conformação dos ambientes internos deformados com o viés teórico.

( ) une a estrutura e o movimento na criação de efeitos formais inéditos.

( ) concebe o invólucro de volutas metálicas.


Assinale a opção que apresenta a ordem correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( 3 ) combina as escolhas construtivas com invenção no uso de materiais.

    ( 5 ) transfere o pictórico para o arquitetônico na produção de formas complexas e paradoxais.

    ( 1 ) compõe a conformação dos ambientes internos deformados com o viés teórico.

    ( 4 ) une a estrutura e o movimento na criação de efeitos formais inéditos.

    ( 2 ) concebe o invólucro de volutas metálicas.


ID
2652937
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As mudanças financeiras, tecnológicas e informacionais a que a sociedade global está submetida na contemporaneidade exerce grande influência na forma de conceber, simular e construir a arquitetura e a cidade. Fábio Duarte (1999) menciona o conceito de arquitetura virtual, proposto por Peter Weibel, como aquela que é construída como interface mediada por máquinas inteligentes entre usuários e ambiente. Sendo assim, analise as assertivas abaixo:


I. Cada ação do usuário se reflete no conjunto do ambiente virtual e as modificações do ambiente virtual se refletem na apreensão espacial do usuário.

II. Os meios eletrônicos da realidade virtual podem construir uma arquitetura multifuncional, multissensorial, com restrições multidimensionais.

III. A noção de arquitetura virtual viabiliza interações proporcionadas pelas tecnologias eletrônicas.

IV. A simulação virtual do projeto permite a experimentação de cores e materiais a serem utilizados no edifício.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • A única incorreta é a:

    II. Os meios eletrônicos da realidade virtual podem construir uma arquitetura multifuncional, multissensorial, com restrições multidimensionais.

    A Realidade virtual permite ampliar as possibilidades de interação com o projeto, sem restrições dimensionais, inclusive já existe uma empresa chamada KieranTimberlake, com sede nos Estados Unidos, na qual os arquitetos firmaram parceria com a NASA e outros institutos de inteligência americanos para criar uma cidade operária virtual em Marte.

    Hoje em dia também já se fala do Metaverso na arquitetura (sucessor da Internet que constitui uma visão de como o mundo digital pode evoluir num futuro próximo.)

    Veja mais nesse artigo da Archdaily: https://www.archdaily.com.br/br/969643/arquitetura-do-metaverso-o-que-e-quem-construira-e-por-que-e-importante

    Gabarito: B

    @arquitetamanuprado


ID
2665966
Banca
IBADE
Órgão
SEDURB-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A instalação de toldos nas edificações de usos comerciais, industriais, prestadores de serviços e similares, estando o prédio construído com recuo previsto em relação ao alinhamento do logradouro publico, deve ter:

Alternativas
Comentários
  • largura máxima de 5,00m (cinco metros), não podendo ultrapassar o alinhamento do passeio.

  • CÓDIGO DE POSTURAS DE JOÃO PESSOA

    Lei Complementar nº 07/1995

    SEÇÃO IV : DA INSTALAÇÃO DOS TOLDOS

    Art. 139 - A instalação de toldos nas edificações depende de prévia autorização do órgão competente da Prefeitura Municipal e somente será permitida quando atendidas as seguintes exigências.

    I. para as edificações de usos comerciais, industriais, prestadores de serviços e similares, estando o prédio construído no alinhamento do logradouro público, devem:

    a) Não excederem a 50% (cinquenta por cento) da largura do passeio e não terem estruturas fixadas nos logradouros públicos;

    b) Não apresentarem, altura inferior a 2,20m (dois metros e vinte centímetros) em relação ao nível do passeio.

    II. para as edificações de usos comerciais; industriais, prestadores de serviços e similares, estando o prédio construído com recuo previsto em relação ao alinhamento do logradouro publico, devem:

    a) ter largura máxima de 5,00m (cinco metros), não podendo ultrapassar o alinhamento do passeio;

    b) ter altura mínima de 2,20m (dois metros e vinte centímetros) e a máxima correspondendo ao pé-direito do pavimento térreo;

    c) obedecer ao afastamento lateral da edificação;

    d) ser apoiados em suportes fixados no terreno, livres de vedações.

    § 1° - É proibido o uso de alvenaria, madeiras e telhas ou outros materiais que caracterizam a perenidade da obra.

    § 2° - A instalação de toldos não poderá prejudicar a arborização, a iluminação dos ambientes da edificação, nem ocultar placas de nomenclatura de logradouros públicos ou de sinalização do trânsito.

    GABARITO: D


ID
2666173
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No final do século XX e no início do século XXI, Norman Foster idealizou novos cenários arquitetônicos por meio de métodos construtivos avançados. Sobre estes métodos, qual afirmação NÃO confere com as de Benevolo (Op. Cit.) acerca do arquiteto? 

Alternativas
Comentários
  • a cobertura do centro de convenções de Valência é bastante grande e não possui formato de estrela. Pra quem quiser conferir o projeto: https://www.fosterandpartners.com/projects/valencia-congress-centre/

    GABARITO: C


ID
2666176
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O arquiteto contemporâneo Jean Nouvel é avaliado por Benevolo (Op. Cit.) de várias maneiras, EXCETO por

Alternativas
Comentários
  • Jean Nouvel, soluções espaciais comuns??

    O cara só tem projeto com plásticas bem arrojadas... kkkk


ID
2666179
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Referindo-se à arquitetura da América Latina no período compreendido entre a segunda metade do século XX até os primeiros anos do século XXI, Benevolo (Op. Cit.) confirma as seguintes afirmações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A primeira passagem do arquiteto pelo Brasil foi em 1929, visitando as capitais, Rio de Janeiro e São Paulo. A viagem teve início em Buenos Aires, Argentina, e percorreu outras cidades da América do Sul. O contato com o mercado e com profissionais estrangeiros se deu a partir da vontade do franco-suíço em focar projetos de paisagismo e urbanismo. Projetos residenciais, como a Villa Savoye, já o tornava reconhecido por arquitetos em todo o mundo e, para expandir os horizontes, o arquiteto se voltou para projetos de construção e reconstrução de cidades.

    As diversas publicações do arquiteto tiveram contribuição imensa para o campo teórico e são peças notáveis até hoje.

    Os 5 pontos da Nova Arquitetura são princípios fundamentais para compreender as obras do arquiteto. Em 1926, na revista L’Esprit Nouveau, Le Corbusier publicou a forma final da teoria, composta pelos pontos: planta livre, fachada livre, pilotis, terraço jardim e janelas em fita.

    Planta livre diz respeito à livre movimentação e possibilidade das paredes, que seguindo as técnicas construtivas do arquiteto, deixam de exercer função estrutural.

    Fachada livre, também devido à independência da estrutura, é um espaço sem impedimentos que pode ser projetado com vários arranjos.

    Pilotis é formado pelo sistema de pilares sem impedimentos que permite a livre circulação no espaço térreo das construções, melhor visibilidade e sensação de segurança.

    O terraço-jardim é uma das formas de utilizar a cobertura, muitas vezes pouco aproveitada nos edifícios, além de reintegrar o espaço verde que foi perdido pela construção.

    Janelas em fita são, talvez, a característica mais marcante, possibilitadas pela variedade de arranjos da estrutura. Podem seguir a orientação solar para melhor iluminação e aproveitamento da vista e da paisagem.

    O livro já citado, “Vers une Architecture” (“Por uma arquitetura”), conta com outras publicações de grande importância para o campo. Entre eles, ensaios escritos por Corbu expondo teorias da ação da arquitetura, a visão do arquiteto sobre o modernismo e críticas à arquitetura da época, por exemplo.

    Bons estudos!


ID
2666182
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo Kowaltowski (2011), João Filgueiras Lima (Lelé), e sua equipe destacam-se na arquitetura brasileira pela adequação dos seus projetos aos usuários e às localidades. Dentre as metodologias projetuais desse grupo, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA A... o Lelé é conhecido por projetar os hositais da rede Sarah Kubitschek, usando Shed para ventilação e iluminação naturais, sempre que possível orientados para o Sul.


ID
2666185
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com Benevolo (Op. Cit.), a respeito da arquitetura contemporânea nos países muçulmanos do oriente próximo, é INCORRETO afirmar que;

Alternativas

ID
2666188
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Benevolo (Op. Cit.) comenta sobre a arquitetura contemporânea japonesa. As seguintes generalizações relevantes são corretas, EXCETO:

Alternativas

ID
2794498
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O estádio de São Petersburgo, construído para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, foi batizado de “Spaceship”, por sua forma arquitetônica. Assinale a opção que indica o nome do renomado arquiteto japonês que o projetou.

Alternativas
Comentários
  • Construído pelo renomado arquiteto japonês Kisho Kurosawa

  • ATENÇÃO para a questão da FGV no TJ/BA 2015:

    O arquiteto que se destacou no novo milênio por extrair da tradição japonesa um fio condutor de natureza tecnológica: o estudo das características dos materiais - papel, madeira e bambu; e a subordinação voluntária da liberdade projetual a esse processo, a:

    A) Arata Isozaki.

    B) Shigeru Ban. GABARITO

    C) Shuhei Endo.

    D) Tadao Ando.

    E) Toyo Ito.

    .

    Arquitetos japoneses que costumam ser cobrados pela FGV:

    Arata Isozaki

    - ganhador do Pritzker 2019

    - estilo inovador (não tem estilo único, se adapta)

    - formas arrojadas, exageradas e inventivo detalhamento

    - inspirou-se no pós 2a Guerra Mundial

    Shigeru Ban

    - ganhador do Pritzker 2014

    - uso de papel, madeira, bambu, plástico e contêiners

    - dedicação ao trabalho humanitário

    - arquitetura sustentável (como abrigos temporários flexíveis, utilizando materiais da região)

    Toyo Ito

    - ganhador do Pritzker 2013

    - obras futurísticas, versáteis e ousadas

    Tadao Ando

    - ganhador do Pritzker 1995

    - uso do concreto de forma leve e suave

    Endo Shuhei

    - vencedor da 9a Bienal Internacional de Veneza

    - explora versatilidade do aço

    - caminho entre modernidade e desconstrutivismo

    - estilo contemporâneo

    .

    Instagram @dicasdearq


ID
2856967
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da significativa produção arquitetônica das últimas duas décadas, o arquiteto e crítico Josep Maria Montaner identifica que a importância outorgada aos sentidos, à percepção e à experiência humana associa-se a uma visível aproximação da arquitetura à corrente filosófica da fenomenologia, e que se reflete sobretudo nas obras de

Alternativas
Comentários
  • Questão embasada no livro de Josep Maria Montaner “Do diagrama às experiências, rumo a uma arquitetura de ação”.

    Arquiteturas da experiência, da percepção e dos sentidos

    Nesta seção será analisada a obra de arquitetos contemporâneos para quem a experiência, os processos de percepção e a satisfação dos sentidos são fundamentais. Tudo isso está em sintonia com os argumentos do crítico Juhani Pallasmaa em sua defesa de uma arquitetura dos sentidos. Em Os olhos da pele,1 Pallasmaa sustenta que os arquitetos fenomenólogos são Steven Holl, Glenn Murcutt e Peter Zumthor, que será discutido neste capítulo.

    Com suas aquarelas e maquetes, Steven Holl (1947) prevê os efeitos da luz natural, de maneira que os espaços interiores possam ser percebidos, sentidos, apalpados, cheirados e tenham temperatura e cor. Usando esses instrumentos, ele demonstra possuir uma concepção sensorial do diagrama.

    @cabide.concurseira

  • Josep Maria Montaner defende, em seu livro "Do diagrama às experiências, rumo a uma arquitetura de ação", que existem arquitetos capazes de conferir importância à felicidade das pessoas proporcionada pelo processo de percepção, experiência e satisfação dos sentidos arquitetônicos, e considera as obras de Steven Holl e Peter Zumthor dentro desse contexto.

    Gabarito do professor: Letra A. 

ID
3274444
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O projeto Cité Internationale de Lyon, do arquiteto Renzo Piano, é uma obra arquitetônica que marca a adoção de fachadas ventiladas em edifícios residenciais.

No Brasil, ainda não há o emprego de fachadas ventiladas em larga escala devido à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Devido ao seu elevado custo.

    ✅LETRA C

  • Ainda sendo difundida no Brasil a fachada ventilada já é uma realidade, mas ainda sofre alguma resistência tanto pelo desconhecimento de sua funcionalidade quanto pelo seu custo "inicial". Letra C Instagram: @arquitetamanuprado
  • Um pouco mais sobre fachadas ventiladas

    As fachadas ventiladas funcionam como uma espécie de “segunda pele” para a fachada principal do projeto. O revestimento é fixado a uma armação de alumínio ou de aço inoxidável, que se ancora na estrutura e mantém a fachada afastada da alvenaria de vedação. Essas fachadas possuem o “efeito chaminé”, em que o ar quente que sobe suga o ar mais gelado para dentro da cavidade, devido à pressão. Isso resulta em um ar sempre renovado.

    Uma das principais vantagens das fachadas ventiladas é de não precisar realizar uma manutenção frequente. Caso ocorra algum problema em uma placa, é possível removê-la facilmente. Além disso, a estanqueidade é garantida, graças à pressão existente na câmara ser menor do que a externa, o que faz com que a entrada da água seja dificultada. E outra vantagem é a capacidade de adaptação às variações de temperatura que acabam ocorrendo na estrutura dos imóveis.

  • Não sendo simplista, mas pra constatar, muitas das soluções tecnológicas não são adotadas no Brasil devido ao seu custo e pouco conhecimento local


ID
3302341
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Museu do Amanhã, localizado na cidade do Rio de Janeiro, teve sua concepção elaborada pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava. O edifício surgiu com o intuito de valorizar e recuperar a Baía de Guanabara e promover a sustentabilidade, sendo o primeiro projeto brasileiro do gênero a ganhar o Prêmio Internacional MIPIM na categoria Edifício Verde Mais Inovador em 2017. Dentre as estratégias tecnológicas aliadas à sustentabilidade implantadas no edifício estão, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • Gab.: B

    A seleção de materiais também seguiu critérios ambientais, dando preferência a materiais com componentes reciclados, baixa toxidade, alta durabilidade e produzidos próximos ao local da obra, além da utilização de madeira certificada FSC. 

    Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/arquitetura/museu-do-amanha-ganha-premio-ao-aliar-inovacao-e-sustentabilidade/


ID
3542290
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“Paulo Mendes da Rocha, um dos arquitetos mais celebrados da história do país, acaba de ser anunciado o vencedor do Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra na Bienal de Arquitetura de Veneza.” (Folha de São Paulo. 06/05/2016.)


Assinale a opção que apresenta o edifício projetado por Paulo Mendes da Rocha.

Alternativas
Comentários
  • Identificável e dedutível pelo aparência brutalista (escola do Autor).


ID
3543220
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“Paulo Mendes da Rocha, um dos arquitetos mais celebrados da história do país, acaba de ser anunciado o vencedor do Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra na Bienal de Arquitetura de Veneza.”

(Folha de São Paulo. 06/05/2016.)


Assinale a opção que apresenta o edifício projetado por Paulo Mendes da Rocha.

Alternativas
Comentários
  • a) Teatro Municipal de Paulínia - Arq. Ismael Solé

    b) Edifício Itatiaia, Campinas - Arq. Oscar Niemeyer

    c) Museu Brasileiro de Escultura, São Paulo - Paulo Mendes da Rocha

    d) Edifício COPAN - Arq. Oscar Niemeyer + Arq. Carlos A.C. Lemos

    e) Museu de Arte de São Paulo - Arq. Lina Bo Bardi


ID
3931123
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Atente ao seguinte enunciado: “Trata-se do arquiteto brasileiro que deu um bom exemplo do uso de ventilação natural em suas obras — principalmente nos hospitais da rede Sarah Kubitschek localizados em algumas capitais do país, começando por Brasília em 1980 — por meio da utilização de um sistema de ventilação onde o ar entra por galerias de tubulações, no subsolo, como condutores de ar fresco e passa pelas paredes dos quartos do hospital, ventilando os ambientes e direcionando o ar quente contaminado para as saídas superiores no telhado com formato de ondas”.

O enunciado acima se refere a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    O arquiteto carioca  dedicou sua vida ao estudo, projeto e desenvolvimento de técnicas construtivas pré-fabricadas que pudessem servir a sociedade de maneira mais barata, rápida e inteligente. Para isso montou em 1992 o Centro de Tecnologia da  (CTRS), onde desenvolveu e executou diversos edifícios públicos, passarelas, infraestruturas urbanas e, os mais famosos, Hospitais da . Em seus projetos,  dominava as questões de conforto térmico, desafiando questões sistemáticas de construção hospitalares, quando propôs que os ambientes deveriam ser o mais naturais possíveis, contrariando a lógica de ambientes condicionados mecanicamente.

    Fonte: archdaily.com.br


ID
5285137
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo Kowaltowski (2011), João Filgueiras Lima (Lelé), e sua equipe destacam-se na arquitetura brasileira pela adequação dos seus projetos aos usuários e às localidades. Dentre as metodologias projetuais desse grupo, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
5285143
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Benevolo (Op. Cit.) comenta sobre a arquitetura contemporânea japonesa. As seguintes generalizações relevantes são corretas, exceto:

Alternativas

ID
5527372
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No contexto da arquitetura do novo milênio, o debate holandês se dá em torno de escritórios como o OMA, o MECANOO e o MVRDV, entre outros. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O grupo OMA, liderado por Rem Koolhas, tem o hábito de fazer com que a atividade prática seja acompanhada de uma posição teórica, que ilustra e até substitui o trabalho especializado.
( ) Os projetistas que lideram o grupo MECANOO passam diretamente dos estudos universitários à atividade profissional, sem um programa pré-definido, ao vencerem como estudantes um concurso para moradias em Roterdã.
( ) O escritório MVRDV em sua design philosophy busca a uniformidade e distingue as categorias disciplinares e mantém a coesão, empregando em seu trabalho o menor número possível de contribuições e colaborações.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

Alternativas