-
Pontalete: Podemos construir o telhado sem o uso de tesouras. Para isso, devemos apoiar as terças em estruturas de concreto ou em pontaletes. O pontalete trabalha à compressão e é fixado em um berço de madeira apoiado na laje. Sendo assim, a laje recebe uma carga distribuída.
-
http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/telhado-pontaletado/
-
9.4 - ESTRUTURA PONTALETADA
As vigas principais da estrutura, a terça de cumeeira e as demais terças são apoiadas sobre pontaletes (e estes apoiados sobre a laje), devendo ser contraventadas com mãos-francesas e/ou diagonais. As mãos francesas e/ou as diagonais têm de ser colocadas dos dois lados dos pontaletes, sendo recomendável que a estrutura seja contraventada em duas direções ortogonais, isto é, na direção do alinhamento dos pontaletes e na direção perpendicular a ela. Recomenda-se que o apoio da peça de madeira (cumeeira, terça ou viga principal) sobre o pontalete seja feito por encaixe: pode-se empregar, ainda, talas laterais de madeira, fitas ou chapas de aço. Os pontaletes não podem se apoiar diretamente sobre a laje de cobertura, mas sim sobre sapatas de base, constituídas por pedaços de viga de madeira. Da mesma forma, as vigas principais precisam apoiar-se sobre coxins, cintas de amarração ou frechais, e não diretamente sobre as paredes. As terças podem ser apoiadas nos oitões de alvenaria, desde que sejam adotados reforços na região do apoio. Eventualmente, as vigas de madeira da estrutura podem ser apoiadas em pilares de alvenaria devidamente amarrados.
A Técnica de Edificar: (Yazigi, 2009)
-
LETRA C
a) Os pontaletes não podem se apoiar diretamente sobre a laje de cobertura, mas sim sobre sapatas de base, constituídas por pedaços de viga de madeira.
b)Recomenda-se que o apoio da peça de madeira (cumeeira, terça ou viga principal) sobre o pontalete seja feito por encaixe: pode-se empregar, ainda, talas laterais de madeira, fitas ou chapas de aço.
d) As mãos francesas e/ou as diagonais têm de ser colocadas dos dois lados dos pontaletes, sendo recomendável que a estrutura seja contraventada em duas direções ortogonais, isto é, na direção do alinhamento dos pontaletes e na direção perpendicular a ela.
e) as vigas principais precisam apoiar-se sobre coxins, cintas de amarração ou frechais, e não diretamente sobre as paredes.