SóProvas


ID
2371015
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Carta de Petrópolis, originada no 1o Seminário Brasileiro para preservação e revitalização de centros históricos de 1987, estabelece que o sítio histórico urbano - SHU é parte integrante de um contexto amplo que comporta as paisagens natural e construída, assim como a vivência de seus habitantes.
Um dos itens apresentado na Carta determina que a preservação do SHU deve:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    a) ser realizada através de diferentes tipos de instrumentos como: tombamento, inventário, normas urbanísticas, isenções e incentivos, declaração de interesse cultural e desapropriação.

     

    b) constituir ação integrada entre os órgãos federais, estaduais e municipais, bem como a participação da comunidade interessada nas decisões de planejamento (...)

     

    d) considerar a moradia como função primordial do espaço edificado, haja vista a flagrante carência habitacional brasileira.

     

    e) a realização do inventário com a participação da comunidade proporciona não apenas a obtenção do conhecimento do valor por ela atribuído ao patrimônio, mas também, o fortalecimento dos seus vínculos em relação ao patrimônio.

     

  • (Complementando)

    > Sítio histórico em sentido operacional de área crítica, e não por oposição a espaços não-históricos da cidade, já que toda cidade é um organismo histórico

    > (A Carta) Defende a polifuncionalidade, contrária a exclusividade de usos vezes ditos culturais

    >> Deve-se abrigar universos de trabalho e do cotidiano, onde se manifestam as verdadeiras expressões de uma sociedade heterogênea e plural