SóProvas


ID
2371039
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação aos aspectos quantitativos associados à interação fármaco-receptor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A afinidade de um fármaco com o receptor é determinada pela intensidade das interações eletrostáticas, pela concentração do fármaco e pela disponibilidade de receptores.  

    b) A potência, a eficácia e a afinidade são parâmetros empregados para estimar a interação entre fármaco e receptor.  

    c) A eficácia refere-se à capacidade de um fármaco de ativar diferentes receptores ao mesmo tempo, a fim de potencializar a resposta celular.  

    d) A concentração eficaz de um fármaco capaz de produzir 50% da respectiva resposta máxima (EC50) é um parâmetro utilizado na definição da eficácia e da afinidade de um fármaco; no entanto, ela não se aplica na determinação da potência dele. 

     e) Os fármacos ditos potentes necessitam de concentrações plasmáticas altas para a produção dos efeitos terapêuticos.

     

     A afinidade é a atração mútua ou força de ligação entre um fármaco e o seu objetivo, ou seja, um receptor ou um enzima.

    A potência refere-se à quantidade de fármaco (geralmente expressa em miligramas) de que se necessita para produzir um efeito.

    A eficácia refere-se à resposta terapêutica potencial máxima que um fármaco pode induzir. Por exemplo, o diurético furosemida elimina muito mais sal e água através da urina que o diurético clorotiazida. Por isso a furosemida tem maior eficácia, ou efeito terapêutico, que a clorotiazida.

    Dois parâmetros importantes, potência e eficácia, podem ser deduzidos a partir da curva de dose resposta graduada. A potência (EC50) de um fármaco refere-se à concentração em que o fármaco produz 50% de sua resposta máxima. A eficácia (Emáx.) refere-se à resposta máxima produzida pelo fármaco.

  • Acredito que os parâmetros da letra (B) estão mais associada ao gráfico dose-resposta, haja vista que o gráfico leva em consideração a eficácia e a EC50 (relacionada a potência, que por sua vez está relacionada à afinidade da droga pelo receptor).. Já quando falamos de interação fármaco-receptor nos referimos à concentração de fármaco livre, quantidade de receptores disponíveis e possíveis interações eletrostáticas. 

  • Até onde eu sei (e pelas informações na literatura de referência), é perfeitamente possível que um fármaco interaja com um receptor sem promover efeito farmacológico - logo, sem dados relativos à potência e eficácia. A interação fármaco-receptor não está necessariamente vinculada a estes dois parâmetros.

     

    Mas tanto o Goodman quanto o Golan devem estar errados, vou jogar fora os dois.

  • Sim, Gabi... Acredito que o gabarito deveria ser a letra A.. Joga fora não, são os melhores! Doa pra mim.. hahaha

  • Pra mim a letra A está correta.