SóProvas


ID
2371042
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A íris faz parte do globo ocular e, com o auxílio de músculos lisos específicos, controla a entrada de luz através da pupila. Além disso, a musculatura da íris está sob influência do sistema nervoso autônomo, que é reconhecidamente um alvo farmacológico utilizado no tratamento do glaucoma. Com base no exposto, assinale a alternativa que indica um fármaco simpatolítico empregado no tratamento do glaucoma.

Alternativas
Comentários
  • Esse fármaco é antagonista de receptor β-adrenérgico, atua diminuindo a pressão ocular.

  •  Atropina é um anticolinérgico utilizado para tratar certos tipos de envenenamento de agentes nervosos e pesticidas, bem como alguns tipos de freqüência cardíaca lenta e para diminuir a produção de saliva durante a cirurgia. 

    O carbacol é um parassimpaticomimético que estimula tanto os receptores muscarínicos como os nicotínicos. É usado para diminuir a pressão intra-ocular em pacientes com glaucoma. É também usado em algumas operações oftalmológicas, como para cataratas, para contrair a pupila durante a operação, pois possui o efeito de induzira miose e um aumento do fluxo do humor aquoso.

    timolol é considerado um antagonista adrenérgico dos receptores beta-adrenérgicos (beta1 e beta2 não seletivo), e tem finalidade de diminuir a pressão intraocular (glaucoma), tratar a enxaqueca ou reduzir a pressão arterial.

    clonidina é um agonista adrenérgico de ação direta do receptor adrenérgico α2, prescrito historicamente como agente anti-hipertensivo.

    Latanoprosta é um análogo da prostaglandina F2alfa, um agonista seletivo do receptor prostanóide FP, que reduz a pressão intraocular aumentando a drenagem do humor aquoso, usado no tratamento do glaucoma. Dentre outros efeitos, notou-se que esses colírios levavam ao aumento do número, comprimento, espessura e pigmentação dos cílios. Além disso, eles também aumentavam o escurecimento das pálpebras, induzindo a acentuação de olheiras. A partir desses efeitos, estudos foram desenvolvidos para avaliar seu uso em condições como vitiligo, cicatrizes hipocrômicas, alopecia por quimioterapia, alopecia areata e alopecia androgenética.