Atropina é um anticolinérgico utilizado para tratar certos tipos de envenenamento de agentes nervosos e pesticidas, bem como alguns tipos de freqüência cardíaca lenta e para diminuir a produção de saliva durante a cirurgia.
O carbacol é um parassimpaticomimético que estimula tanto os receptores muscarínicos como os nicotínicos. É usado para diminuir a pressão intra-ocular em pacientes com glaucoma. É também usado em algumas operações oftalmológicas, como para cataratas, para contrair a pupila durante a operação, pois possui o efeito de induzira miose e um aumento do fluxo do humor aquoso.
O timolol é considerado um antagonista adrenérgico dos receptores beta-adrenérgicos (beta1 e beta2 não seletivo), e tem finalidade de diminuir a pressão intraocular (glaucoma), tratar a enxaqueca ou reduzir a pressão arterial.
A clonidina é um agonista adrenérgico de ação direta do receptor adrenérgico α2, prescrito historicamente como agente anti-hipertensivo.
Latanoprosta é um análogo da prostaglandina F2alfa, um agonista seletivo do receptor prostanóide FP, que reduz a pressão intraocular aumentando a drenagem do humor aquoso, usado no tratamento do glaucoma. Dentre outros efeitos, notou-se que esses colírios levavam ao aumento do número, comprimento, espessura e pigmentação dos cílios. Além disso, eles também aumentavam o escurecimento das pálpebras, induzindo a acentuação de olheiras. A partir desses efeitos, estudos foram desenvolvidos para avaliar seu uso em condições como vitiligo, cicatrizes hipocrômicas, alopecia por quimioterapia, alopecia areata e alopecia androgenética.