SóProvas


ID
2372116
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao processo de divisão celular, julgue o item subsecutivo.

A prófase é uma fase caracterizada pelo movimento dos cromossomos em direção ao equador da célula para se ligarem às fibras do fuso.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Metáfase e não prófase

  • Na mitose a divisão opera-se nas seguintes etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

    Prófase

    É a fase mais longa da mitose; O nucléolo e a carioteca desaparecem gradativamente; A cromatina condensa-se e viram cromossomo; Pares de centríolos dirigem-se aos polos; Formam o aparelho mitótico.

    Metáfase

    Há formação da placa equatorial, ou seja os cromossomos se dispõe na posição mediana da célula, possibilitando a distribuição equitativa da informação genética. Os cromossomos estão bem individualizados e fortemente condensados. Essa fase é adequada para se fazer contagem de cromossomos e verificação de alterações estruturais grosseiras. As linhas do fuso surgem em forma de linhas centrais (ou contínuas) ou de linhas cromossomais.

    Anáfase

    Divisão longitudinal do centrômero.

    Cromossomos-filhos migram para os pólos da célula, orientados pelas fibras dos fusos.

    Telófase

    Desaparecimento das fibras do fuso.

    Organização da carioteca e do nucléolo.

    Descondensação dos cromossomos.

    Fim da cariocinese e inicio da citocinese.

  • Essa questão trata do processo de divisão celular, trazendo uma afirmação de que na prófase ocorre o movimento dos cromossomos para o equador da célula, ligando-se às fibras do fuso. As divisões celulares ocorrem dependendo da complexidade do organismo e do tipo de célula: germinativa (meiose), que é especializada em reprodução; ou somática (mitose), crescimento que constitui os tecidos de um organismo. Essas divisões celulares ocorrem em fases: a fase G1 de crescimento celular, a fase S onde ocorre a síntese do DNA e duplicação da molécula, e a fase G2, de crescimento e síntese de proteína necessária para a divisão. Na mitose, uma célula gera duas células-filhas com idêntico material genético, e na meiose, cada célula-filha apresenta metade dos cromossomos da célula-mãe. O ciclo celular segue o esquema abaixo:
    • Prófase: Os centríolos migram para lados opostos da célula, formando fibras do fuso entre eles. Os cromossomos duplicados na interfase se condensam e se espiralizam. O nucléolo e a carioteca se dissolvem.
    • Metáfase: Os cromossomos se prendem nas fibras do fuso pelo centrômero e migram para o centro da célula, e as cromátides irmãs se separam. 
    • Anáfase: As cromátides (cromossomos filhos) separam-se pelo encurtamento das fibras de fuso, sendo levadas para os lados opostos da célula. 
    • Telófase: Os cromossomos filhos chegam aos polos opostos e se descondensam, formando uma nova carioteca e isolando o núcleo. Os nucléolos reaparecem dentro dos núcleos, e o citoplasma se divide, reorganizando as organelas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte da imagem: educamaisbrasil.com.br

    Em relação ao processo de divisão celular, julgue o item subsecutivo. 
    A prófase é uma fase caracterizada pelo movimento dos cromossomos em direção ao equador da célula para se ligarem às fibras do fuso.


    A prófase é a fase onde ocorre a condensação dos cromossomos e migração dos centríolos para formação do fuso. A fase onde acontece a movimentação dos cromossomos para se ligares às fibras de fuso no equador da célula é a metáfase. 


    Gabarito do professor: ERRADO.