SóProvas



Questões de Ciclo Celular


ID
682771
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Certos fármacos, como a colchicina, ligam-se às moléculas de tubulina e impedem que elas se associem para formar microtúbulos. Quando células em divisão são tratadas com essas substâncias, a mitose é interrompida na metáfase. Células contendo dois pares de cromossomos homólogos foram tratadas com colchicina, durante um ciclo celular. Após o tratamento, essas células ficaram com:

Alternativas
Comentários
  • Durante a metáfase da mitose, a carioteca já se desfez e os cromossomos se encontram na região equatorial da célula. Os cromossomos estão duplicados e muito condensados, tornando-os bem visíveis. É nessa fase que a divisão celular é interrompida pelo uso de fármacos como a colchicina. Essa fase é a preparação para que as cromátides irmãs dos cromossomos sejam separadas, o que não ocorre. Assim, células com 2 pares de cromossomos homólogos, nesse estágio, terão quatro cromossomos duplicados, ou seja, 8 cromossomos.



    Letra E correta.



ID
686989
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os pesquisadores Leland Hartwell, Paul Nurse e Timothy Hunt dividiram o Nobel de Medicina ou Fisiologia em 2001. Eles foram contemplados pela descoberta de genes e moléculas envolvidos na regulação da divisão celular. Esse processo faz parte do ciclo celular e qualquer alteração pode levar à reprodução desordenada das células, que caracteriza o câncer.

Analise as assertivas abaixo:

I - No ciclo celular devemos considerar dois momentos: a interfase, etapa em que a célula apresenta intensa atividade metabólica, e a divisão.

II - Os períodos da interfase são denominados G1 , S e G2 . Nos períodos G1 e G2 o crescimento celular é acentuado e são ativados mecanismos celulares que verificam as condições da célula antes de prosseguir de uma fase para outra; no período S ocorre síntese de DNA nuclear.

III - No período G2 a célula verifica se o DNA sofreu alterações em suas sequências de bases; caso tenham ocorrido mutações a célula não entra na fase seguinte e o DNA danificado não será replicado.

Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):

Alternativas
Comentários
  • A maior parte da vida de uma célula compreende o período em que ela não está dividindo, chamado de interfase. Logo, consideramos duas fases da vida celular: a interfase (em que a célula apresenta intensa atividade metabólica) e a divisão – item I verdadeiro. A interfase, por sua vez, pode ser dividida em três fases: a fase G1, em que não há atividade relacionada à divisão, mas a célula cresce, se preparando para uma possível divisão (gap =intervalo); a fase S, na qual ocorre a duplicação do DNA; e a fase G2, em que a duplicação do DNA já se completou e a célula se prepara para a divisão – item II verdadeiro. Não há verificação de mutações no DNA durante a fase G2, isso acontece durante a própria replicação pelo sistema de reparo de DNA (composto principalmente por proteínas) – item III falso.


    Letra B correta.


  • III - No período G2 a célula verifica se o DNA sofreu alterações em suas sequências de bases; caso tenham ocorrido mutações a célula não entra na fase seguinte e o DNA danificado não será replicado.

    Gene p53 atua em todo o processo independente das fases do ciclo, promovendo apoptose se necessário


ID
756412
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A quantidade de DNA de uma célula diplóide na fase G1 do ciclo celular é x. Então, na metáfase da meiose I, a quantidade de DNA da mesma célula será:

Alternativas
Comentários
  • Metafase é a fase celular em que ela irá se dividir. isso acontece na manutenção do nosso corpo (quando ferimos a pele ou quando estamos crescendo). Para garantir a quantidade de cromossomos nas celulas somáticas (46), elas duplicam seu material genético antes da divisão. 

    na primeira fase da meiose o processo é muito parecido e o material genético é duplicado tambem. só a partir da segunda fase da meiose é que os cromossomos irão reduzir-se a metade.

  • Fases da Interfase: G0, G1, S e G2

    Fase G1: numero de cromossomos = x 

    Fase S: duplicação do DNA - por isso, pode-se dizer que a quantidade de DNA é igual a 2x !! =D


ID
790852
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Fase do ciclo celular responsável pela replicação do DNA:

Alternativas
Comentários
  •  d) fase S.




    A interfase é o período da vida da célula em que há intensa atividade metabólica, síntese de RNA e produção de proteínas. É dividida em G1, S e G2. O período G1 e G2 da interfase a quantidade de DNA não varia, mas ocorre síntese proteica e no período S ocorre duplicação do DNA. 




    Bizu sobre divisão celular:



    G1 - "G" de Grande atividade do citoplasma.




    S - de Síntese do DNA.




    G2 - 2 de duplo, pois os cromossomos já estão duplicados.

  • Gabarito D

    Durante o período S, a célula duplica seu conteúdo de DNA, elaborando réplicas perfeitas das moléculas de DNA que contém. Esse processo denomina-se replicação. Toda célula eucarionte diploide inicia seu ciclo em G1 com uma quantidade de DNA igual.


ID
875203
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo celular é um processo em que uma célula duplica seu conteúdo e então se divide em duas. Essa sequência de duplicação e divisão é um mecanismo essencial para a reprodução, desenvolvimento embrionário e regeneração tecidual. As células eucarióticas apresentam um complexo sistema de controle que governa a progressão do ciclo celular. Um dos aspectos submetidos ao controle é se os diferentes eventos que ocorrem durante o ciclo celular estão seguindo a sequência correta. Em relação a essa questão, qual a única opção abaixo que apresenta uma sequência correta de eventos durante o ciclo celular de uma típica célula eucariota?

Alternativas
Comentários
  • As fases do ciclo celular de uma célula eucariota são: fase G1 (ou 1ª fase da intérfase), na qual a célula não está se dividindo; fase S, (ou 2ª fase da intérfase), na qual ocorre a duplicação do DNA (fase mais longa, pode durar cerca de 10 horas); fase G2, (ou 3ª fase da intérfase), momento que antecede a divisão e finalmente a fase M, ou a divisão propriamente dita. A maior parte da vida da célula compreende a fase de intérfase (G1, S e G2), em que ela não está se dividindo.


    Letra A correta.


  • a) Fase G1, replicação do DNA, fase G2 e fase M. 


    Ciclo Celular

    É o ciclo regular de acontecimentos da  vida de uma célula que vai desde sua formação até sua divisão em duas células filhas. Esse ciclo é dividido em duas etapas: a interfase e a mitose.

    º A interfase:  é o período da vida da célula em que há intensa atividade metabólica, síntese de RNA e produção de proteínas. É dividido em G1, S e G2. O período G1 e G2 da interfase a quantidade de DNA não varia, mas ocorre síntese proteica e no período  S ocorre duplicação do DNA. A interfase é a fase que antecede a divisão e ocorre posterior à divisão.

    º A Mitose: é a divisão da célula em duas células filhas idênticas, isto é, com o mesmo conteúdo de DNA. Suas fases é a prófase, metáfase, anáfase e telófase.


ID
1057537
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo celular das células eucarióticas é dividido nas fases G1, S, G2 e M. Sobre a caracterização destas fases, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C


ID
1152940
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UCB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao procurar a causa de uma determinada doença genética, busca-se identificar alterações nos cromossomos ou mutações em genes que possam explicar as características apresentadas pelos pacientes. Mas um fato vem intrigando os pesquisadores: por que doenças distintas apresentam problemas no mesmo gene? Esse é o caso, por exemplo, de determinado tipo de autismo, esquizofrenia e retardo intelectual que apresentam defeito no mesmo gene. Um trabalho recente mostrou que é necessário olhar mais além, isto é, a combinação da primeira mutação com defeito em outros genes. A combinação de genótipo de dois ou mais genes é que definirá qual será o fenótipo, e não apenas a mutação em um único gene, como se pensava.

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

Cada cromossomo eucarioto apresenta duas moléculas de DNA na interfase.

Alternativas
Comentários
  • durante a interfase, os cromossomos ainda não se alinharam em X...Isso só acontece na profase!

ID
1428985
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A análise da molécula de DNA tem como objetivo diferenciar indivíduos por meio de particularidades genéticas que acabam por lhes conferir uma identidade absoluta como pessoa, podendo ele assim ser diferenciado entre bilhões de pessoas. A variabilidade genética humana é muito grande, razão pela qual dois genomas escolhidos ao acaso geralmente diferem na proporção de um em cada 500 pares de bases do DNA. Sendo assim, como o genoma humano apresenta cerca de 3.109 pares de bases, pode haver até 6.000.000 de diferenças entre duas pessoas.

Acerca do assunto do texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Interfase é composta de três fases: G1 - Intensa produção de RNA e proteinas. S - Ocorre a duplicação do DNA. G2 - Produção de proteínas, finaliza a duplicação do novo par de centriolos que inicia na fase G1, porém continua no mesmo centrossomo.  

  • a) A técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) não pode ser utilizada no processo de identificação de uma pessoa por análise de DNA, por ser pouco sensível às diferenças entre os nucleotídeos presentes no material genético. ERRADO: A PCR PODE ser utilizada na identificação de uma pessoa. Atualmente é o método mais utilizado na amplificação de STRs autossômicos em vários países. 

     b) O DNA é a molécula responsável por se ligar aos ribossomos e realizar o processo de tradução. ERRADA: Quem se liga ao ribossomo é o mRNA (mensageiro). 

     c) No DNA de um indivíduo, encontram-se regiões denominadas de minissatélites, que são formadas por sequências de vários nucleotídeos que nunca se repetem e sempre estão em número igual em todos os indivíduos. ERRADA: os minissatélites são regiões repetitivas cujas quantidades de repetições são variáveis (é isso que os possibilita individualizar uma pessoa). 

     d) O DNA é uma molécula orgânica que apresenta, em sua constituição, bases nitrogenadas do tipo púricas (purinas), como uracila e adenina. ERRADA: as bases púricas são ADENINA e GUANINA

     

    Bons estudos. 


ID
1441084
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na divisão celular em células de vegetais superiores, podemos observar algumas diferenças em relação às células animais, como:

I- não há centríolos (mitose acêntrica).

II- não há formação de fibras do áster (mitose anastral).

III- a divisão do citoplasma é do centro para a periferia (citocinese centrípeta).

IV- na região mediana da célula há deposição de bolsas membranosas originadas no complexo golgiense (placa celular).

São corretas as afirmativas mencionadas em:

Alternativas
Comentários
  • A citocinese é centrífuga, ocorre do centro para a periferia da célula.

  • LETRA E

     

    Animal: Mitose astral / Citocinese centrípeta / Centríolo cêntrico

    Vegetal: Mitose anastral / Citocinese centrífuga / Centríolo acêntrico

                   


ID
1547188
Banca
UniCEUB
Órgão
UniCEUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A vida da célula pode ser descrita por um ciclo celular, no qual intercalam-se fases na qual a célula não está em divisão celular com fases na qual ele está se dividindo. A fase da célula na qual ela não está em divisão celular é chamada de Intérfase e, ao contrário do que, às vezes é afirmado, a célula não está em ‘repouso’, mas sim, com intensa atividade metabólica. A Intérfase, por sua vez, é dividida em fases, sendo que a fase

Alternativas

ID
1573537
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o ciclo celular ocorre variação na quantidade de DNA na célula, devido a duplicação semi-conservativa deste ácido nucleico na fase S da interfase e separação das cromátides dos cromossomos durante a anáfase da mitose, por exemplo. Considerando uma célula somática humana que sofre mitose, quantas moléculas de DNA são verificadas nos cromossomos desta célula na metáfase e no fim da telófase, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

  • Gab. C

    Na metáfase a quantidade é duplicada, ou seja, 92 cromossomos. Já na telófase, conclusão da divisão celular, tem-se 46 cromossomos.

  • Atenção para o fato de que a questão fala de mitose não de meiose! E de moléculas de DNA, não de cromossomos!

    Entendi que na metáfase cada cromossomo conteria duas moléculas de DNA ( duas cromátides irmas) e que na telófase cada filha fica só com a metade.

  • Atenção para o fato de que a questão fala de mitose não de meiose! E de moléculas de DNA, não de cromossomos!

    Entendi que na metáfase cada cromossomo conteria duas moléculas de DNA ( duas cromátides irmas) e que na telófase cada filha fica só com a metade.

  • Quantidade de DNA eu não sei. Mas de cromossomos, sim. A duplicação de cromossomos em células somáticas ocorre com padrão 2n. São 2n cada célula. Se a fase S antes da mitose duplica o DNA e no fim da mitose há redução pela metade (reducional), então na metáfase há o dobro de 46 (92) e na telófase há 46 (a metade).

  • Lembrando que cada cromossomo é constituído por uma molécula de DNA.

  • Não entendi porquê a letra D está errada


ID
1573579
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o ciclo celular, analise as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:


( ) A alternância dos estágios de interfase e de divisão na vida das células corresponde ao chamado ciclo celular.

( ) Na intérfase ocorrem ordenada e respectivamente três fases: S, G1 e G2.

( ) Na fase G1 ocorre a duplicação do DNA.

( ) Na fase G2 ocorre discreta síntese de RNA e de proteínas essenciais para a mitose.

( ) A mitose é subdividida em prófase, metáfase, anáfase e telófase.


Assinale a sequência correta.


Alternativas
Comentários
  • a) V; F; F; V; V.



    Correção:




    ♠ A interfase é dividida em G1, S e G2.




    ♠ No período S ocorre a duplicação do DNA. 

  • Corrigindo: Na intérfase ocorrem ordenada e respectivamente três fases:  G1 , S e G2. Opção Falsa.

  • a)

    V; F; F; V; V.

  • Na fase G2 ocorre discreta síntese de RNA??

    Não seria INTENSA síntese de RNA e, consequentemente, intensa síntese de proteínas essenciais para a Mitose???


ID
1601494
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere uma dada espécie de mamífero que apresenta 40 cromossomos (2n=40) em suas células somáticas.

Em um indivíduo dessa espécie, NÃO se espera encontrar

Alternativas
Comentários
  • Se ele tem 40 cromossomos sendo 2n, ele precisa ter 40 fios de cromatina no núcleo da célula somática (célula que não é gameta).

  •  

    20 fios de cromatina no núcleo de cada célula resultante de uma divisão mitótica. 


ID
1704004
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo celular das células eucarióticas é dividido nas fases G1, S, G2 e M. Sobre a caracterização destas fases, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

  • O período compreendido entre uma divisão celular e outra é chamado de interfase, uma das etapas mais longas do ciclo celular.

    Na interfase, fase de intensa atividade, observam-se os filamentos de cromossomos descondensados no interior do núcleo formando a cromatina. Nesse período, verifica-se também uma produção ativa de moléculas de RNA, que serão utilizadas para a síntese de proteínas, a duplicação das moléculas de DNA e o crescimento da célula.

    → Etapas da Interfase

    A interfase, maior fase do ciclo celular, é dividida em três etapas básicas: G1, S e G2. A letra S é usada para simbolizar a palavra Synthesis, ou seja, a fase de intensa síntese de DNA. Já G1 e G2 fazem referência à palavra Gap, que significa intervalo, ou seja, os períodos G1 e G2 indicam o antes e o depois da produção do DNA.

    Na fase G1, que se inicia após a citocinese de uma divisão anterior, a célula começa a aumentar de tamanho e a duplicar os componentes dispostos no citoplasma. Em G1, também são produzidas moléculas de RNA, que atuarão na síntese de proteínas.

    Na fase S, como dito anteriormente, inicia-se a duplicação do material genético da célula. Ao final do processo, a célula terá o dobro de DNA, o que permitirá que, no final da divisão, sejam formadas duas células idênticas com o mesmo número de cromossomos.

    Terminada a fase S, inicia-se a fase G2, que continuará até o início da divisão celular. Como a síntese de DNA é finalizada, a produção de RNA e a síntese de proteínas são retomadas. Em G2, a célula continua aumentando seu tamanho e duplicando as organelas. Como o volume da célula sofreu um grande aumento, faz-se necessário o início da divisão celular.

    As etapas da interfase correspondem a 95% do ciclo celular, e sua duração depende das condições fisiológicas nas quais uma célula encontra-se. As células do epitélio intestinal de um rato, por exemplo, apresentam a fase G1 com duração de 9 h, fase S com duração de 7h, G2 com duração de 1 a 5 horas e mitose com apenas 1 hora.

    Vale frisar que as etapas G1, S e G2 ocorrem em células que entrarão em divisão celular. Algumas células que se dividem com pouca frequência podem ficar por tempo indeterminado em um período conhecido como G0, em que a célula permanece ativa, mas sem se preparar para a divisão. Uma célula permanecerá em G0 até que seja estimulada.


ID
1725628
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o ciclo celular, após a fase S da Interfase cada cromossomo possui:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

  • Durante a Interfase, especificamente na fase S, ocorre a DUPLICAÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO (DNA)

    X=2X

    LETRA D

    APMBB


ID
1726489
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Utilizando um microscópio óptico, você consegue observar uma placa se formando no centro de uma célula e os núcleos se formando em pólos opostos desta mesma célula. Baseado nestas observações, a célula visualizada é, provavelmente de origem:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    Células de plantas são muito mais duras que células animais; elas são cercadas por uma parede celular rígida e têm uma pressão interna alta. Por isto, as células de plantas se dividem em duas através da construção de uma nova estrutura no meio da célula. Esta estrutura, conhecida como lamela média, é feita de membrana plasmática e componentes da parede celular disponíveis em vesículas, e ela divide a célula em duas.

     

    Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/cellular-molecular-biology/mitosis/a/cell-cycle-phases


ID
1726498
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao processo de apoptose, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

  • Apoptose = Morte Celular Programada.


ID
1726501
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São pró-apoptóticos:

Alternativas
Comentários
  • Falta comentário do pofessor!


ID
1726504
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao controle do ciclo celular, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Além destes mecanismos de regulação, existem os de vigilância. Estes estão preparados para detectar danos ao DNA ou aos cromossomos. Esses pontos de fiscalização são denominados checkpoints, que garantem que células danificadas não completem a replicação.

    Quando as células detectam danos no DNA, a ativação dos checkpoints retarda a progressão do ciclo celular e ativa os mecanismos de reparo. Caso haja um dano muito grave, as células entrarão em apoptose.

  • GABARITO E

     

    O cliclo celular é interrompido e a célula pode entrar em apoptose.

     

    "Quando a replicação, a reparação do DNA ou a reunião dos cromossomos for aberrante, as células normais detêm seu avanço no ciclo celular até que a condição seja corrigida. Isso reduz o número de mutações e de anormalidades cromossômicas que se acumulam nas células de proliferação normal. Entretanto, se o dano ao DNA ou a cromossomos é tão grave que a reparação fica impossível, a célula inicia uma segunda linha de defesa – um processo chamado apoptose, ou morte celular programada." 

    FONTE: Conceitos de genética, Klug, 9ª edição página 517 

  • Epa, epa, epa.... O que não se isola é o APOSTO RESTRITIVO (Especificativo).

    O Aposto Explicativo é, SIM, separado por vírgulas.

    ok? Bons estudos.


ID
1729456
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Utilizando um microscópio óptico, você consegue observar uma placa se formando no centro de uma célula e os núcleos se formando em pólos opostos desta mesma célula. Baseado nestas observações, a célula visualizada é, provavelmente de origem:

Alternativas
Comentários
  • Gab B

     

    Esse processo ocorre em célula vegetal. Na mitose - fase telófase - ocorre o surgimento de uma placa formada pelo complexo de golgi impregnada de pectina e hemicelulose. Diferente da célula animal, essa placa chamada de lamela média  é visualmente notada em microscópio.


ID
1729465
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao processo de apoptose, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

  • Gabarito E

    Apoptose ou Morte Celular Programada portanto não se observa inflamação ao redor da célula morta. Esse processo é específico.


ID
1729468
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São pró-apoptóticos:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A 


ID
1729531
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O processo de morte celular programada:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

  • Morte celular programa: Mecanismo de eliminação de células através de um programa intracelular em respostas a condições internas ou externas da célula Principais tipos: - Apoptose - Autofagia


ID
1729546
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São características comumente observadas em uma célula animal em processo de apoptose, exceto:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E 


ID
1729549
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a atividade de caspases durante o processo de apoptose, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • uma vez iniciado o processo de apoptose, não pode ser interrompido


ID
1729606
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Utilizando um microscópio óptico, você consegue observar uma placa se formando no centro de uma célula e os núcleos se formando em pólos opostos desta mesma célula. Baseado nestas observações, a célula visualizada é, provavelmente de origem:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    A placa é a parede celular e os dois núcleos se formando indicam que a divisão celular já ocorreu.

  • Letra B, pois a divisão dos vegetais é centrífuga.

  • As fibras do fuso mitótico começam a surgir a partir dos centríolos e isso faz com que cada par dessas estruturas migre em direção a polos celulares oposto

    Gabarito B.

  • Ao final da telófase, começa a ocorrer deposição de bolsas membranosas repletas de polissacarídeos na região equatorial da célula. Essas bolsas fundem-se umas às outras, formando uma placa, o fragmoplasto, que cresce do centro para a periferia, até encostar na parece celulósica e separar as duas células-filhas. Esse tipo de citocinese é denominada “citocinese centrífuga”.

    Gabarito B


ID
1729621
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao controle do ciclo celular, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    O cliclo celular é interrompido e a célula pode entrar em apoptose.

     

    "Quando a replicação, a reparação do DNA ou a reunião dos cromossomos for aberrante, as células normais detêm seu avanço no ciclo celular até que a condição seja corrigida. Isso reduz o número de mutações e de anormalidades cromossômicas que se acumulam nas células de proliferação normal. Entretanto, se o dano ao DNA ou a cromossomos é tão grave que a reparação fica impossível, a célula inicia uma segunda linha de defesa – um processo chamado apoptose, ou morte celular programada." 

    FONTE: Conceitos de genética, Klug, 9ª edição página 517 


ID
1846597
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A citocinese é a divisão do citoplasma que tem início na anáfase e término na telófase, com a separação completa da célula. Nas células que possuem revestimento resistente, como nas plantas, forma‐se uma pequena lamela, que cresce na parte central da célula até a mesma se separar. Essa lamela conhecida por fragmoplasto é derivada de qual estrutura celular?

Alternativas
Comentários
  • parede celular começa a se formar ainda na telófase da mitose que dá origem à célula vegetal. Bolsas membranosas oriundas do aparelho de Golgi, repletas de substâncias gelatinosas denominadas pectinas, acumulam-se na região central da célula em divisão e se fundem, originando uma placa chamada fragmoplasto.


ID
1975255
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo celular consiste na reprodução de células a partir da duplicação e da divisão celular. Por ser um mecanismo essencial de perpetuação das espécies, deve ocorrer sem erros. O sistema de controle do ciclo celular constitui-se em uma série de fatores que devem ser avaliados nos pontos de verificação, como o estado do DNA e se o ambiente é favorável. A esse respeito, assinale a alternativa que indica quantos pontos de verificação existem no sistema de controle do ciclo celular.

Alternativas
Comentários
  • Interessante é que há uma aula vinculada à questão que informa que o número de pontos de verificação são 3 (G1, G2 e M), ou seja, algo está errado com o gabarito ou a aula está incompleta. Acredito no erro do gabarito, mas o que me deixou preocupada é assistir um pedaço da aula e o professor mencionar que quem desenrola a fita é a enzima Helicase que é a responsável, na verdade, pela separação das duas fitas pela quebra das ligações de hidrogênio. O que aconteceu com a DNA topoisomerase, responsável por desenrolar a fita? 

  • Pelo meus estudos os 3 pontos de verificação são G1-S-G2

     

  • LETRA C

     

    Existem vários de pontos de checagem, mas os três mais importantes são:

     

    O ponto de checagem G1, na transição G1/S.

    O ponto de checagem G2, na transição G2/M.

    O ponto de checagem do fuso, na transição da metáfase para anáfase.

     

    Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/cellular-molecular-biology/stem-cells-and-cancer/a/cell-cycle-checkpoints-article

  • Existem vários de pontos de checagem, mas os três mais importantes são:

    O ponto de checagem G_11​start subscript, 1, end subscript na transição G_11​start subscript, 1, end subscript/S.

    O ponto de checagem G_22​start subscript, 2, end subscript, na transição G_22​start subscript, 2, end subscript/M.

    O ponto de checagem do fuso, na transição da metáfase para anáfase.

  • Pessoal, o seguinte:

    Os pontos de verificação são pontos que "induzem" a passagem de fase durante a intérfase. Existe 3 fases na intérfase: G1, S e G2, entretanto, 4 pontos de verificação (= pontos indutores de fases), que são os seguintes:

    Na fase G1, existem 2 pontos de chegagem (ou verificação, whatever)--> ocorrem quando a a cdk4/cD se acopla e quando a cdk2/cE também se acopla (ambos agem induzindo o ponto de restrição e fosforilando a RB);

    Na fase S, existe 1 ponto de checagem --> ocorre quando a cdk2/cA se acopla (induzindo a replicação do DNA)

    E finalmente, na fase G2 existe 1 ponto de checagem --> ocorre quando a cdk1/cB se acopla (induzindo a transição para a mitose).

    Lembrando que o acoplamento cdk/c, serve para ativar (através de um processo de fosforilação do ATP) o cdk, dessa forma, ativando também o ponto de verificação.

    Esse é um assunto difícil, ao meu ver!!!

    Gabarito: letra D

  • (G1,S,G2 e M)

  • Livro de Biologia Campebell tras 3 fases (G1, G2 e em M, da metafase para telofase).


ID
1982080
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A interfase da divisão celular se divide em três fases chamadas: G1, S e G2. Leia os trechos a seguir que descrevem acontecimentos de cada fase.
I.   Fase em que as células acumulam energia para ser usada durante a mitose e sintetizam tubulina para formar os microtúbulos do fuso mitótico.
II.  Fase onde se localiza o ponto de restrição, que impede a passagem de células com DNA danificada ou, então, ainda, não acumulou uma quantidade crítica de proteínas importantes para continuação do ciclo.
III.  Fase que ocorre a síntese de DNA e a duplicação do centrossomos e centríolos.
As fases descritas são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Basta saber o que ocorre na fase S e já se mata a questão. Fase S: Duplicação dos cromossomos homólogos e do centríolo.

    GABARITO A.

     

  • Precisamos lembrar que:

    Na fase G1, existe um ponto de checagem. Nesse checkpoint é verificado a integridade do material genético. Se tiver ok, prossegue para fase S. Caso contrario, apoptose ooooooooou fase G0


ID
2046310
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos organismos, as células também têm um ciclo. Elas nascem, vivem e reproduzem. Este ciclo pode ser dividido em duas etapas que são:

Alternativas
Comentários
  • As células passam pelo processo de nascimento, crescimento (viver) e reprodução. Durante toda a vida, este ciclo pode ser dividido em duas etapas: a interfase e a reprodução. Durante a interfase, a célula reúne todos os componentes necessários para obter energia e se preparar para a reprodução.

    Alternativa correta: Letra A


  • Na interfase temos o prelúdio para a maturação da célula, nesse período a célula passa por intensa atividade metabólica ficando de forma adequada para sua reprodução, que será na Mitose ,onde uma célula mãe origina 2 células filhas

    LETRA A

    APMBB

  • GABARITO - A

    A Interfase é o processo inicial, no qual a célula está mais ativa, tendo um crescimento maior e fazendo pontos de checagem nas fases G1 e G2, por exemplo. Após todas as checagens e processos, justamente para ver se a célula está apta a se replicar, a mesma passa para a mitose, a qual é dividida em 4 fases: Prófase - Metáfase - Anáfase - Telófase, e cada uma tem determinada função no processo, que por fim origina duas células-filhas.

    CAVEIRA!


ID
2294305
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No ciclo celular, em qual fase ocorre o evento de síntese de DNA?

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    Durante a fase S (S = síntese), a célula replica seu DNA nuclear, um pré-requisito essencial para a divisão celular.

     

    Livro: Fundamentos da Biologia Celular. ALBERTS, B. et al. 2004. p.564.

  • c) Intérfase, S

     

     

    A intérfase é o período intermediário entre duas divisões celulares consecultivas. Caracteriza-se pela integridade da carioteca e do nucléolo e pela forma desespiralizada do cromossomo. Pode ser dividida em três períodos:

     

    G1 - Cromossomos simples desespiralizados. Intensa síntese de RNA  e aumento do citoplasma.

     

    S - Duplicação genética. Síntese de DNA.

     

    G2 - Cromossomos duplos. Discreta síntese de proteínas e RNA.

  • Gabarito C

    A interfase é composta da fase G1 (crescimento da célula),

    seguida pela fase S (síntese de DNA),

    seguida pela fase G2 (crescimento da célula).


ID
2372116
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao processo de divisão celular, julgue o item subsecutivo.

A prófase é uma fase caracterizada pelo movimento dos cromossomos em direção ao equador da célula para se ligarem às fibras do fuso.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Metáfase e não prófase

  • Na mitose a divisão opera-se nas seguintes etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

    Prófase

    É a fase mais longa da mitose; O nucléolo e a carioteca desaparecem gradativamente; A cromatina condensa-se e viram cromossomo; Pares de centríolos dirigem-se aos polos; Formam o aparelho mitótico.

    Metáfase

    Há formação da placa equatorial, ou seja os cromossomos se dispõe na posição mediana da célula, possibilitando a distribuição equitativa da informação genética. Os cromossomos estão bem individualizados e fortemente condensados. Essa fase é adequada para se fazer contagem de cromossomos e verificação de alterações estruturais grosseiras. As linhas do fuso surgem em forma de linhas centrais (ou contínuas) ou de linhas cromossomais.

    Anáfase

    Divisão longitudinal do centrômero.

    Cromossomos-filhos migram para os pólos da célula, orientados pelas fibras dos fusos.

    Telófase

    Desaparecimento das fibras do fuso.

    Organização da carioteca e do nucléolo.

    Descondensação dos cromossomos.

    Fim da cariocinese e inicio da citocinese.

  • Essa questão trata do processo de divisão celular, trazendo uma afirmação de que na prófase ocorre o movimento dos cromossomos para o equador da célula, ligando-se às fibras do fuso. As divisões celulares ocorrem dependendo da complexidade do organismo e do tipo de célula: germinativa (meiose), que é especializada em reprodução; ou somática (mitose), crescimento que constitui os tecidos de um organismo. Essas divisões celulares ocorrem em fases: a fase G1 de crescimento celular, a fase S onde ocorre a síntese do DNA e duplicação da molécula, e a fase G2, de crescimento e síntese de proteína necessária para a divisão. Na mitose, uma célula gera duas células-filhas com idêntico material genético, e na meiose, cada célula-filha apresenta metade dos cromossomos da célula-mãe. O ciclo celular segue o esquema abaixo:
    • Prófase: Os centríolos migram para lados opostos da célula, formando fibras do fuso entre eles. Os cromossomos duplicados na interfase se condensam e se espiralizam. O nucléolo e a carioteca se dissolvem.
    • Metáfase: Os cromossomos se prendem nas fibras do fuso pelo centrômero e migram para o centro da célula, e as cromátides irmãs se separam. 
    • Anáfase: As cromátides (cromossomos filhos) separam-se pelo encurtamento das fibras de fuso, sendo levadas para os lados opostos da célula. 
    • Telófase: Os cromossomos filhos chegam aos polos opostos e se descondensam, formando uma nova carioteca e isolando o núcleo. Os nucléolos reaparecem dentro dos núcleos, e o citoplasma se divide, reorganizando as organelas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte da imagem: educamaisbrasil.com.br

    Em relação ao processo de divisão celular, julgue o item subsecutivo. 
    A prófase é uma fase caracterizada pelo movimento dos cromossomos em direção ao equador da célula para se ligarem às fibras do fuso.


    A prófase é a fase onde ocorre a condensação dos cromossomos e migração dos centríolos para formação do fuso. A fase onde acontece a movimentação dos cromossomos para se ligares às fibras de fuso no equador da célula é a metáfase. 


    Gabarito do professor: ERRADO.

ID
2372119
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao processo de divisão celular, julgue o item subsecutivo.

A análise do cariótipo de um indivíduo é feita na anáfase, pois os cromossomos estão no máximo da condensação.

Alternativas
Comentários
  • Na metáfase que eles estão no máximo da condensação!

  • ERRADO

     

    O exame de cariótipo tem como objetivo a identificação e análise dos cromossomos e suas regiões. O teste é realizado a partir de uma cultura de células que possibilita a obtenção de metáfases (células em divisão) e posterior coloração dos cromossomos com bandamento. Através das bandas cromossômicas é possível a identificação de aberrações cromossômicas numéricas e/ou estruturais, equilibradas ou desequilibradas, totais ou parciais.

     

    Fonte: https://dle.com.br/citogenomica/citogenetica


ID
2372122
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao processo de divisão celular, julgue o item subsecutivo.

A cariocinese, término da divisão do núcleo, e a citocinese, divisão do citoplasma, ocorrem na telófase.

Alternativas
Comentários
  • Telófase: termina a divisão do núcleo (cariocinese) e do citoplasma (citocinese). 

  • A questão aborda o processo de divisão celular, com uma afirmação de que a cariocinese e a citocinese ocorrem na telófase. As divisões celulares de um organismo eucarionte podem ocorrer através de mitose ou meiose. Na mitose, uma célula gera duas células-filhas com idêntico material genético, e na meiose, cada célula-filha apresenta metade dos cromossomos da célula-mãe. As fases de cada etapa da divisão estão apresentadas a seguir: 
    • Prófase: Os centríolos migram para lados opostos da célula, formando fibras do fuso entre eles. Os cromossomos duplicados na interfase se condensam e se espiralizam. O nucléolo e a carioteca se dissolvem.
    • Metáfase: Os cromossomos se prendem nas fibras do fuso pelo centrômero e migram para o centro da célula, e as cromátides irmãs se separam. 
    • Anáfase: As cromátides (cromossomos filhos) separam-se pelo encurtamento das fibras de fuso, sendo levadas para os lados opostos da célula. 
    • Telófase: Os cromossomos filhos chegam aos polos opostos e se descondensam, formando uma nova carioteca e isolando o núcleo (cariocinese). Os nucléolos reaparecem dentro dos núcleos, e o citoplasma se divide, reorganizando as organelas (citocinese). (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte da imagem: biologiatotal.com.br

    Em relação ao processo de divisão celular, julgue o item subsecutivo. 
    A cariocinese, término da divisão do núcleo, e a citocinese, divisão do citoplasma, ocorrem na telófase.

    Na fase da telófase é onde ocorre o término da divisão do núcleo (cariocinese) e do citoplasma (citocinese). 

    Gabarito do professor: CERTO.

  • Cario (carioteca), citocinese(citoplasma).


ID
2372125
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao processo de divisão celular, julgue o item subsecutivo.

Na anáfase, as duas cromátides de cada cromossomo se separam.

Alternativas
Comentários
  • cromátides irmãs, não cromátides de cada cromossomo.

  • CERTO

     

    Na anáfase, as cromátides pareadas se separam sincronizadamente para formar dois cromossomos filhos e cada um é puxado em direção ao fuso polar que está à sua frente.

     

    Livro: Fundamentos da Biologia Celular. ALBERTS, B. et al. 2004. p.569.

  • Na anáfase, as duas cromátides de cada cromossomo se separam. 

    Questão confusa, por que na meiose 2 ocorre separação dos cromossomos homólogos. Deveria ter especificado melhor!!!!


ID
2468485
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os processos de divisão celular, analise as alternativas e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    O pareamento dos cromossomos homólogos em bivalentes durante a longa prófase da primeira divisão meiótica permite que ocorra recombinação genética, no qual um fragmento de uma cromátide materna pode ser trocado pelo fragmento correspondente de uma cromátide paterna.

     

    Livro: Fundamentos da Biologia Celular. ALBERTS,B. et al. 2004. p. 579.


ID
2528380
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos por meio do qual uma célula, chamada célula-mãe, divide-se em células-filhas, com informações genéticas relativas à espécie. Dependendo do tipo de célula, esta se dividirá por mitose ou por meiose, eventos complexos que fazem parte do ciclo celular. A mitose é importante por diversos motivos, EXCETO porque

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    As células eucariontes são capazes de realizar dois importantes processos de divisão celular: a mitose e a meiose. Na mitose, uma célula diploide dá origem a duas células diploides iguais à célula-mãe e, na meiose, uma célula diploide origina quatro células haploides, ou seja, com metade do número de cromossomos da espécie.

    http://brasilescola.uol.com.br/biologia/celulas-eucariontes.htm

     

  • A divisão que ocorre nas celulas, podem ser do tipo mitose, que ocorre nos orgaos e tecidos e meiose que ocorre das celulas reprodutivas. A mitose é muito importante e as celulas-filhas são identicas à celula-mae.

    Altenativa correta: Letra C


  • Na mitose, as células filhas são geneticamente iguais às da mãe porque não acontece o crossing over. Na meiose, ocorre o crossing over e os cromossomos homólogos "trocam pedaços" entre si, assim, as filhas são geneticamente diferentes da mãe.


ID
2535967
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A divisão celular é um processo comum a todos os seres vivos.

No ciclo celular,

Alternativas
Comentários
  •  c) a quantidade de DNA, ao final da telófase I em relação a telófase II, pode indicar uma meiose espórica em briófitas. Correta

  • Ao final da telófase I, as células resultantes são haploides, possuem metade do número de cromossomos da célula-mãe, mas a mesma quantidade de DNA dela. Ao final da telófase II, surgem 4 células-filhas com metade da quantidade de DNA da célula inicial.

    A meiose espórica ocorre nos organismos onde a divisão meiótica leva a formação de esporos haplóides por um indivíduo diplóide.


ID
2580316
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quanto às características do material genético, considere as seguintes afirmativas:


1. A meiose reduz à metade o número de cromossomas dos gametas.

2. A célula de linhagem germinativa multiplica-se por divisões mitóticas de modo semelhante às células somáticas.

3. O ciclo celular é controlado pelos fatores de crescimento.

4. Após a divisão do núcleo, ocorre divisão da célula.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

  • como assim?

  • A meiose reduz à metade o número de cromossomas dos gametas.

    ** gameta já tem a metade, não reduz a metade da metade

     

    2. A célula de linhagem germinativa multiplica-se por divisões mitóticas de modo semelhante às células somáticas. 

    ***Errado é por meiose

    3. O ciclo celular é controlado pelos fatores de crescimento. 

    ***Correto

    4. Após a divisão do núcleo, ocorre divisão da célula.

    ** essa não sei

  • " A célula de linhagem germinativa multiplica-se por divisões mitóticas de modo semelhante às células somáticas."

    Bem esquisito, ah não ser que ele esteja considerando que uma célula meiótica poderia sofrer uma nova mitose, ai estaria correta.

  • Primeiro é a cariocinese e depois a citocinese, não? Que estranho... Discordo desse item 4.

  • Eita questão bugada danada!


ID
2585608
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Há dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose. Sobre estes processos de divisão celular, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Células da pele são originadas por mitose.

II. Células de um embrião são originadas por meiose.

III. Células das pontas das raízes das plantas são originadas por mitose.

IV. Células do óvulo são originadas por mitose.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Quando se trata de divisão celular, tem-se de lembrar que o processo de mitose ocorre nas células de todo o organismo, exceto nas células reprodutivas, que é onde ocorre a meiose.
    Dentre as alternativas apresentadas, temos que a (I) está correta, ocorre a mitose nas células da derme, (II) incorreta, após a fecundação, as células se multiplicam através do processo de mitose, (III) correta, novamente, meiose só ocorre em células reprodutivas, em todos os organismos e por fim (IV) incorreta, o óvulo por ser uma célula reprodutiva, ocorre através do processo de meiose.

    Alternativa correta: Letra B



  • LETRA B

  • Quando se trata de divisão celular, tem-se de lembrar que o processo de mitose ocorre nas células de todo o organismo, exceto nas células reprodutivas, que é onde ocorre a meiose.
    Dentre as alternativas apresentadas, temos que a (I) está correta, ocorre a mitose nas células da derme, (II) incorreta, após a fecundação, as células se multiplicam através do processo de mitose, (III) correta, novamente, meiose só ocorre em células reprodutivas, em todos os organismos e por fim (IV) incorreta, o óvulo por ser uma célula reprodutiva, ocorre através do processo de meiose.


    VQV

  • Células de um embrião são originadas por meiose. ... Células do óvulo são originadas por mitose

  • Células do zigoto são originadas por meiose. Depois elas sofrem mitose até se tornarem adulto 2n. Zigoto não é o mesmo que embrião.

    Zigoto --> embrião --> feto --> adulto

    Letra B


ID
2769877
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O processo da divisão celular é parte integrante do ciclo celular (tempo de vida de uma célula desde a formação pela divisão da célula parental até a sua própria divisão em duas células). Geralmente a parte mais curta do ciclo celular é a fase mitótica, que inclui a mitose e a citocinese. Conforme REECE et al. (2015), relacione os estágios da mitose com o seu nome:

Descrição dos estágios da mitose:
1. Os centrossomos estão em polos opostos da célula. Os cromossomos se reúnem em uma placa, que está em um plano equidistante entre os dois polos dos fusos. Os centrômeros dos cromossomos se alinham na placa. Para cada cromossomo, os cinetocoros das cromátides-irmãs são ligados aos microtúbulos do cinetocoro vindos de polos opostos.
2. Ocorre a separação das duas cromátides-irmãs de cada par. Cada cromatina se torna um cromossomo completamente pronto. Os dois cromossomos-filhos liberados começam a se mover em direção às extremidades opostas da célula, à medida que os microtúbulos do cinetocoro encurtam. A célula se alonga.
3. As fibras de cromatina se tornam mais firmemente enroladas, condensando-se em cromossomos separados, visíveis ao microscópio óptico. Cada cromossomo duplicado aparece como duas cromátides-irmãs idênticas, unidas pelos seus centrômeros. O fuso mitótico inicia sua formação. Ele é composto por centrossomos e microtúbulos.
4. Dois núcleos-filhos se formam na célula. O nucléolo reaparece. Os cromossomos se tornam menos condensados. Os microtúbulos remanescentes do fuso desaparecem.
5. O envelope nuclear se fragmenta. Os cromossomos se tornam ainda mais condensados. Cada uma das duas cromatinas de cada cromossomo agora tem um cinetocoro. Alguns microtúbulos se ligam aos cinetocoros, tornando-se “microtúbulos do cinetocoro”, isso empurra os cromossomos para a frente e para trás.

Nomes dos estágios da mitose:
( ) Anáfase
( ) Metáfase
( ) Telófase
( ) Prometáfase
( ) Prófase

Assinale a sequência que apresenta o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • RESUMO


    Interfase: Fase G1, S e G2 (intensa produção de atp, duplicação de centríolos, replicação do DNA , etc)


    Prófase: Início da condensação dos cromossomos e da formação do fuso mitótico. Nucleolo desaparece. Centrossomos distanciam-se.


    Prometáfase: Fragmentação da carioteca e aumento na condensação dos cromossomos. Alguns microtúbulos se ligam aos cinetocoros.


    Metáfase: Os cromossomos encontram-se alinhados no meio da célula, formando a chamada "placa equatorial". Estão no grau máximo de condensação e os centrossomos estão em lados opostos.


    Anáfase: Separação das cromátides irmãs, com com cada uma indo pra uma extremidade (caso não haja erro na separação).


    Telófase: A célula se divide em duas(2n), o processo chama-se citocinese. Formação da carioteca, reaparecimento do nucleolo e os cromossomos diminuem a condensação.

  • RESUMO


    Interfase: Fase G1, S e G2 (intensa produção de atp, duplicação de centríolos, replicação do DNA , etc)


    Prófase: Início da condensação dos cromossomos e da formação do fuso mitótico. Nucleolo desaparece. Centrossomos distanciam-se.


    Prometáfase: Fragmentação da carioteca e aumento na condensação dos cromossomos. Alguns microtúbulos se ligam aos cinetocoros.


    Metáfase: Os cromossomos encontram-se alinhados no meio da célula, formando a chamada "placa equatorial". Estão no grau máximo de condensação e os centrossomos estão em lados opostos.


    Anáfase: Separação das cromátides irmãs, com com cada uma indo pra uma extremidade (caso não haja erro na separação).


    Telófase: A célula se divide em duas(2n), o processo chama-se citocinese. Formação da carioteca, reaparecimento do nucleolo e os cromossomos diminuem a condensação.

  • 2 – 1 – 4 – 5 – 3.

  • Um detalhe importante é que como na metáfase da mitose os cromossomos atingem a condensação máxima, essa é a fase do ciclo celular mais indicada para a realização de análise microscópica dos cromossomos.

  • GABARITO B

    2-1-4-5-3

    PROFASE: INICIO DO PROCESSO. PROCESSO MAIS LONGO, O NUCLEO SE DESENTEGRA.

    PROMETAFASE: Os microtúbulos que emergem dos centrossomas nos pólos do aparelho mitótico atingem os cromossomas, agora condensados.

    METAFASE: 3° PARTE / GRAU MAXIMO DE CONDENSAÇÃO DOS CROMOSSOMOS. os centrômeros dos cromossomas estão ligados às fibras ornitocóricas que provêm dos centríolos que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico.

    ANAFASE: ANA SIGNIFICA SEPARAÇÃO.

    TELOFASE: TELOS SIGNIFICA FIM. DESCONDENSAMENTO DOS CROMOSSOMOS E RECONSTREUÇÃO DO NUCLEO.


ID
2833534
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo celular completo pode durar algumas horas ou muitos anos, dependendo do tipo de célula e de suas características fisiológicas. Sobre ciclo celular e suas fases, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) a interfase dá inicio ao ciclo celular, não estando entre duas mitoses sucessivas, além de ser nela que há a maior fase de duração do ciclo celular

    B) a síntese de DNA ocorre no S e não no G1

    C) a mitose é um processo equacional (E!),bem como a meiose II;já a meiose I é um processo reducional (R!)

    D) na letra D a "permutação" que ela faz alusão nada mais é que o crossing over


ID
2863921
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o ciclo celular, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As células passam por um conjunto de fases para estar preparada para se dividir. Esse processo é chamado de ciclo celular. Existem dois tipos de divisão celular, a meiose e a mitose. Na meiose, a reprodução ocorre gerando cada célula filha com metade dos cromossomos da célula mãe, formando os gametas. Na mitose, uma célula gera duas células filhas com mesmo material genético (células somáticas). Antes da divisão acontecer, um processo de preparação chamado interfase ocorre em três etapas: fase G1, onde há o crescimento da célula com metabolismo intenso, fase S, onde ocorre a síntese do DNA, e a fase G2, período final, onde proteínas são sintetizadas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)



    Analisando as alternativas:
    a) A interfase apresenta apenas três fases: G1, S e G2. Mitose faz parte da divisão celular. Incorreta.
    b) O ciclo celular é dividido em duas etapas: interfase (preparação para a divisão) e divisão celular. Correta.
    c) Após sair da fase S da interfase, a célula sintetiza as proteínas, e não dobra a quantidade. Incorreta.
    d) G2 não é uma fase de baixa atividade, e a síntese que ocorre é das proteínas. Incorreta.

    Gabarito do professor: B.
  • Interfase e mitose é separado.

    O G2 q multiplica o dna. Obviamente n é baixa atividade p fazer essa importante função!

  • a duplicação do DNA ocorre na fase S


ID
2929558
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao ciclo celular de uma célula eucariota, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) p53 é um gene que diminue a atividade da célula B) a replicaçao do DNA dos eucariotos ocorre na fase S da interfase D) o rompimento do envoltorio nuclear ocorre na profase.
  • A proteína p53 exerce seu efeito inibitório no ciclo celular, pelo menos em parte, mediante indução da transcrição de p21, que codifica uma proteína que se liga à cinase dependente de ciclina (Cdk) e a inibe. Por meio do bloqueio da atividade da cinase desse complexo de Cdk, a proteína p21 impede a progressão da célula para a fase S e a replicação do seu DNA. 

    ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

  • Alt. C)

    Os componentes centrais do sistema de controle do ciclo celular são proteínas-cinase dependentes de ciclina (Cdks), que dependem de subunidades de ciclina para suas atividades. As oscilações nas atividades de diferentes complexos de ciclina-Cdk controlam vários eventos do ciclo celular. Dessa maneira, a ativação de complexos de ciclina-Cdk da fase S (S-Cdk) inicia a fase S, ao passo que a ativação de complexos de ciclina-Cdk da fase M (M-Cdk) desencadeia a mitose. Os mecanismos que controlam as atividades dos complexos de ciclina-Cdk incluem a fosforilação das subunidades das Cdks, a ligação de proteínas inibidoras de Cdk (CKIs), a proteólise de ciclinas e mudanças na transcrição de genes que codificam reguladores das Cdks. 

    ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

  • bullshit


ID
2929561
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao processo de morte celular programada (apoptose) de células de eucarióticas, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A principal função das caspases iniciadoras é ativar as caspases executoras. Estas normalmente existem como dímeros inativos. Quando são clivadas por uma caspase iniciadora no sítio no domínio da protease, o sítio ativo é rearranjado de uma conformação inativa para uma ativa. Uma vez ativada, caspases executoras catalisam os diversos eventos de clivagem de proteínas que matam a célula.

    ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.


ID
2929714
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O AMP cíclico é um importante mensageiro intracelular e participa em mecanismos de resposta rápida a um estímulo externo, mas também a respostas lentas, quando se relacionam com mecanismos de regulação da expressão gênica. Nesse segundo caso, a atuação do AMP cíclico se dá pela:

Alternativas
Comentários
  • O AMP cíclico ativa a proteína quinase A ou PKA que pode fosforilar proteínas específicas que podem se unir a regiões promotoras do DNA causando o aumento de expressão de determinados genes.


ID
2931988
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um estudo cromossômico em que se utiliza a citogenética convencional, é necessário que as células que serão estudadas sofram uma paralização em sua divisão celular em uma fase específica. Qual fase do ciclo celular é mais indicada para a análise microscópica dos cromossomos celulares?

Alternativas
Comentários
  • A banca em seu resultado final considerou como alternativa correta a letra A.

  • Na metáfase da mitose os cromossomos se alinham no meio da célula e chegam ao seu nível máximo de condensação (máximo nível de enrolamento), se tornando uma molécula grande, por isso essa é a melhor fase de visualização do cromossomo

  • PARALISAÇÃO!

  • Eu coloquei mitose por que acredito que na meiose em qualquer fase a celula ja tera sofrido crossing over prejudicando a comparação com as celulas padrões

  • A metáfase da mitose é conhecida como fase do cariótipo, ou seja, a melhor fase para se estudarem as características dos cromossomos, pois atingem o seu gral máximo de compactação ou espiralização.

  • Na metáfase mitótica ,os cromossomos estão alinhados na placa metafásica, com nível máximo de condensação, que faz os cromossomos se tornarem mais visíveis.


ID
2941909
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando as fases do ciclo celular eucariótico, encontra-se na fase G1:

Alternativas
Comentários
  • A fase G1 é a fase que a célula passa maior parte do seu tempo depois da citocinese e antes da fase S. Nesta fase os cromossomos não estão duplicados pois a replicação do DNA ainda não ocorreu (fase S). Sendo assim encontra-se a metade da quantidade de DNA encontrada na fase G2 (pós fase S). Alternativa A.

  • GAB A

    a metade da quantidade de DNA encontrada na fase G2.

  • FASE G1 - 2 CROMOSSOMOS

    FASE S - 2C -> 3C...

    FASE G2 - 4 CROMOSSOMOS

  • Questão básica, mas muito bem feita.


ID
3011533
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que diz respeito ao ciclo celular, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A questão pede informações a respeito do ciclo celular que ocorre no organismo para reprodução e crescimento das células. As divisões celulares ocorrem dependendo da complexidade do organismo e do tipo de célula: germinativa, que é especializada em reprodução; ou somática, crescimento que constitui os tecidos de um organismo. Essas divisões podem ocorrer por bipartição ou cissiparidade, reprodução assexuada onde uma molécula de DNA circular se duplica, gerando duas células idênticas. Os seres procariontes unicelulares realizam esse tipo de reprodução; podem ocorrer por mitose, divisão das células somáticas para crescimento e reposição de células desgastadas e reprodução em unicelulares como protozoários; e por meiose, um processo próprio das células germinativas, que geram os gametas. Os seres eucariontes realizam as divisões do tipo mitose e meiose. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)



    Em relação ao ciclo celular, a opção correta é:

    a) a divisão celular é necessária para a reprodução celular, o crescimento e o reparo de um organismo; nos organismos unicelulares, ela tem finalidade essencialmente reprodutiva. Toda divisão celular ocorre para crescimento e reprodução em seres pluricelulares, e em unicelulares essa divisão ocorre para a reprodução assexuada apenas, sem crescimento celular. CORRETA.

    b) células eucariontes se reproduzem por um processo chamado de fissão enquanto as células procariontes se reproduzem pelos processos chamados de mitose e meiose. As células de seres eucariontes realizam mitose (crescimento) e meiose (reprodução), enquanto que os procariontes realizam a reprodução por bipartição ou fissão binária. Incorreta.

    c) a citocinese é uma etapa da divisão celular semelhante em células vegetais e células animais. A citocinese corresponde a fase de separação dos citoplasmas das células que ocorre após a divisão do núcleo, ao final da divisão. Ela não ocorre em células vegetais pela rigidez da parede celular que não impede essa divisão citoplasmática. Incorreta.

    d) interfase é uma etapa de preparação para a divisão celular, que consiste das subfases G1, S e G2. Na subfase G1 da interfase, ocorre a síntese do DNA. A interfase é a etapa de preparação, porém a síntese do DNA ocorre apenas na fase S, onde a molécula se duplica, e não na fase G1. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.

  • Gabarito: (A)

  • a divisão celular é necessária para a reprodução celular, o crescimento e o reparo de um organismo; nos organismos unicelulares, ela tem finalidade essencialmente reprodutiva. Toda divisão celular ocorre para crescimento e reprodução em seres pluricelulares, e em unicelulares essa divisão ocorre para a reprodução assexuada apenas, sem crescimento celular.

    GABARITO DO PROFESSOR (A)

  • A alternativa correta é a letra A.

    B) células eucariontes se reproduzem por um processo chamado de fissão enquanto as células procariontes se reproduzem pelos processos chamados de mitose e meiose. (ERRADA).

    Justificativa:  na célula eucarionte os processos de reprodução são chamados de mitose e meiose. Já na célula procarionte o processo é chamado de fissão binária.

    C) a citocinese é uma etapa da divisão celular semelhante em células vegetais e células animais. (ERRADA).

    Justificativa:  não a semelhança na citocinese da célula animal e vegetal, visto que na fase da telófase a célula animal sofre constrição em sua região equatorial, que termina por dividi-la em duas (citocinese centrípeta). Já na célula vegetal, não há constrição devido à presença da parede celular, dessa forma ocorre a citocinese centrífuga.

    D) interfase é uma etapa de preparação para a divisão celular, que consiste das subfases G1, S e G2. Na subfase G1 da interfase, ocorre a síntese do DNA. (ERRADA).

    Justificativa: G1 (primeiro intervalo) - ocorre logo após a mitose. Nesse período, observa-se a síntese de RNA, proteínas e organelas celulares, sendo considerada uma etapa de grande atividade. Ademais, a síntese de DNA ocorre na fase S.


ID
3046300
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a divisão celular, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • C- pois os centríolos estar presente apenas células animais.

    Quando falam todas estão envolvendo vegetais, fungos, protistas também, por isso estar errado

  • Os centríolos não estão presentes nas células vegetais.

  • Os centríolos são  presentes em , com exceção das células dos  e plantas com  ( e ).

  • A mitose dos vegetais superiores não tem centríolos.

    Mitose acêntrica sem centríolos.

    Mitose cêntrica com centríolos.

    Para complementar:

    Por não formar ásteres a mitose em vegetais é anastral já em animais por formar é astral.

  • e a prometáfase?

  • Células animais e vegetais são eucarióticas. A maioria das células vegetais superiores não tem centríolos nem áster. Sendo assim, a mitose da célula vegetal é acêntrica e anastral.


ID
3634369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Disciplina
Biologia
Assuntos

O 100.º prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina reconheceu, em 2001, o trabalho dos investigadores Timothy Hunt, Paul Nurse e Leland Hartwell na identificação das moléculas-chave que regulam o ciclo celular em todos os organismos eucariotos, incluindo leveduras, plantas e animais. O sistema de controle do ciclo celular é um dispositivo bioquímico que opera ciclicamente, construído a partir de uma série de proteínas que reagem entre si e que induzem e coordenam os processos responsáveis pela duplicação e divisão dos conteúdos celulares. No coração desse sistema está uma série de complexos de proteínas formados por dois tipos básicos de componentes: proteinaquinase (proteínas Cdk) e proteínas ativantes (ciclinas). 


Considerando o tema apresentado no texto acima, julgue o item a seguir. 

O fato de o ciclo celular e seu controle serem altamente conservados ao longo da evolução significa que os estudos puderam ser feitos e comparados em uma grande diversidade de organismos. 

Alternativas

ID
3634921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Disciplina
Biologia
Assuntos

O 100.º prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina reconheceu, em 2001, o trabalho dos investigadores Timothy Hunt, Paul Nurse e Leland Hartwell na identificação das moléculas-chave que regulam o ciclo celular em todos os organismos eucariotos, incluindo leveduras, plantas e animais. O sistema de controle do ciclo celular é um dispositivo bioquímico que opera ciclicamente, construído a partir de uma série de proteínas que reagem entre si e que induzem e coordenam os processos responsáveis pela duplicação e divisão dos conteúdos celulares. No coração desse sistema está uma série de complexos de proteínas formados por dois tipos básicos de componentes: proteinaquinase (proteínas Cdk) e proteínas ativantes (ciclinas). 


Considerando o tema apresentado no texto acima, julgue o item a seguir. 

As células de um mesmo tecido, apesar de terem ciclos celulares com diferente duração, podem ser encontradas na mesma fase do ciclo celular.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão tenha invertido: células de um mesmo tecido podem ser encontradas em fases diferentes do ciclo celular, apesar de terem ciclos celulares com mesma duração. Alguém, por favor, poderia confirmar?

  • Concordo com a Louise


ID
3783898
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo celular é um processo fisiológico que acontece todos os dias na dinâmica de funcionamento do corpo humano. Seja na reparação, formação ou renovação de tecidos, ou ainda na formação de gametas, a atividade celular é intensa.
Neste processo, são eventos do ciclo celular:

I - Condensação máxima dos cromossomos.

II - Reorganização do nucléolo.

III - Duplicação dos cromossomos.

IV - Separação das cromátides-irmãs.

Os eventos acima citados correspondem, respectivamente, a:

Alternativas

ID
3815896
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo celular é um período entre o surgimento de uma célula por divisão celular até o momento em que esta célula se dividirá novamente para a geração de células filhas. Na maior parte do ciclo celular a célula encontra-se na fase de ______________________. Esta fase é ainda dividida em três períodos, sendo que no período_____________ ocorre a replicação (duplicação) do material genético destas células que já foram estimuladas a entrar em divisão. No processo de divisão celular, que é subdividido em 4 fases, ocorrem eventos marcantes que identificam estas fases, como a segregação das cromátides (cromossomos) irmãs para polos opostos durante a fase de _______________.

Assinale a alternativa cuja sequência CORRETA completa os espaços tracejados:

Alternativas

ID
3875875
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos seres humanos, todos os dias várias células morrem e são repostas por divisões celulares das células restantes no tecido. Pode-se considerar que existem duas formas de morte celular: a necrose e a apoptose.

Analise as afirmativas a seguir sobre esses dois processos.

I. A cauda dos girinos desaparece ao longo da metamorfose em função de diversas apoptoses que ocorreram nessa estrutura, permitindo a continuidade do processo de desenvolvimento do indivíduo.

II. A necrose pode ser induzida por venenos, como o da Loxoxeles sp (aranha marrom).

III. Na necrose, ocorre a fragmentação do núcleo, porém não ocorre extravasamento de material celular.

IV. As apoptoses ocorrem em função de falhas de formação de algumas proteínas celulares, e sua ocorrência pode evitar a formação de tumores no organismo.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    III. A necrose se caracteriza pelo tamanho celular aumentado (edema), alterações nucleares (picnose, cariorréxis, cariólise), membrana plasmática danificada e extravasamento de conteúdo celular para fora da célula, além do aumento da eosinofilia.  

    IV.  As apoptoses ocorrem em função de falhas de formação (mentira) de algumas proteínas celulares, e sua ocorrência NÃO pode evitar a formação de tumores no organismo.

  • Necrose: Essa forma de morte celular, ocorre apenas quando há a digestão da célula por enzimas lisossomais. Dentro da célula, existem cisternas (lisossomos) cheias de substâncias (enzimas), que são responsáveis pela digestão da célula (autólise), assim como o estômago é responsável pela nossa digestão.

    A apoptose é um tipo de morte programada extremamente importante para organismos multicelulares, pois permite a eliminação de células infectadas ou com problemas.


ID
3924064
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a proposição CORRETA.


O ciclo celular é dividido em duas etapas: Divisão Celular e Interfase. Nesta última etapa (Interfase), subdividida em G1 – S – G2, a célula realiza seu metabolismo e se prepara, quando necessário, para a etapa da divisão celular.


O tempo que as células permanecem na etapa chamada de Interfase é o mesmo entre os diferentes tipos celulares.

Alternativas

ID
3924067
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a proposição CORRETA.


O ciclo celular é dividido em duas etapas: Divisão Celular e Interfase. Nesta última etapa (Interfase), subdividida em G1 – S – G2, a célula realiza seu metabolismo e se prepara, quando necessário, para a etapa da divisão celular.


No período do desenvolvimento embrionário, o ciclo celular compreende etapas de Interfases longas e etapas de divisões celulares rápidas.

Alternativas
Comentários
  • questão gab. errado! a profase da MEIOSE 1 pode durar anos!!!

ID
3924070
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a proposição CORRETA.


O ciclo celular é dividido em duas etapas: Divisão Celular e Interfase. Nesta última etapa (Interfase), subdividida em G1 – S – G2, a célula realiza seu metabolismo e se prepara, quando necessário, para a etapa da divisão celular.


Na fase S da Interfase ocorre o processo de duplicação do DNA.

Alternativas

ID
3924073
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a proposição CORRETA.


O ciclo celular é dividido em duas etapas: Divisão Celular e Interfase. Nesta última etapa (Interfase), subdividida em G1 – S – G2, a célula realiza seu metabolismo e se prepara, quando necessário, para a etapa da divisão celular.


Durante a Interfase o DNA está em plena atividade, formando o RNA com as informações para a síntese proteica.

Alternativas

ID
3924076
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a proposição CORRETA.


O ciclo celular é dividido em duas etapas: Divisão Celular e Interfase. Nesta última etapa (Interfase), subdividida em G1 – S – G2, a célula realiza seu metabolismo e se prepara, quando necessário, para a etapa da divisão celular.


Em G2 a quantidade de DNA é a mesma que em G1.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!!! entre o G1 e o G2 há a fase S que duplica o material genético (DNA)!!!

ID
3924079
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a proposição CORRETA.


O ciclo celular é dividido em duas etapas: Divisão Celular e Interfase. Nesta última etapa (Interfase), subdividida em G1 – S – G2, a célula realiza seu metabolismo e se prepara, quando necessário, para a etapa da divisão celular.


A frequência com que as células entram em divisão celular varia com o tipo e o estado fisiológico de cada uma delas.

Alternativas

ID
3924082
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a proposição CORRETA.


O ciclo celular é dividido em duas etapas: Divisão Celular e Interfase. Nesta última etapa (Interfase), subdividida em G1 – S – G2, a célula realiza seu metabolismo e se prepara, quando necessário, para a etapa da divisão celular.


Na etapa chamada de divisão celular, pode ocorrer tanto a mitose como a meiose, em qualquer célula do corpo humano.

Alternativas
Comentários
  • questão simples que faz a diferença na classificação do certame!!!! MITOSE presente em células somáticas!!! MEIOSE presente em células reprodutivas!!!

ID
4016941
Banca
UFPR
Órgão
Prefeitura de Almirante Tamandaré - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Latrunculina é uma substância que se liga a moléculas de actina, impedindo a formação de filamentos de actina em uma célula. Uma consequência da ação dessa substância sobre células em ciclo e divisão celular é impedir:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: citocinese

    letra: C


ID
4020385
Banca
UERR
Órgão
UERR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As células em divisão passam por uma sequência regular de eventos, dentro de duas fases, chamada ciclo celular. Diante dessa afirmação assinale a alternativa CORRETA que cita as duas fases do ciclo celular.

Alternativas

ID
4066822
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo celular envolve a interfase e as divisões celulares, que podem ser mitose ou meiose. Durante as fases de divisões celulares, ocorrem vários eventos importantes que envolvem o material genético, as organelas e as estruturas celulares.


O ciclo celular mitótico garante a reposição celular, o crescimento dos organismos multicelulares e a reprodução assexuada, enquanto o ciclo celular meiótico é um processo importante para a reprodução sexuada.


Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4067077
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo celular envolve a interfase e as divisões celulares, que podem ser mitose ou meiose. Durante as fases de divisões celulares, ocorrem vários eventos importantes que envolvem o material genético, as organelas e as estruturas celulares.


O ciclo celular mitótico garante a reposição celular, o crescimento dos organismos multicelulares e a reprodução assexuada, enquanto o ciclo celular meiótico é um processo importante para a reprodução sexuada.


Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4083580
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre morte celular, analise as proposições abaixo, colocando F para falso ou V para verdadeiro.


( ) A morte celular por apoptose é marcada por uma sequência bem definida de alterações morfológicas em que a célula diminui de volume e se condensa e, então se fragmenta, liberando pequenos corpos apoptóticos ligados à membrana que geralmente são absorvidos por outras células;

( ) Os genes envolvidos no controle da morte celular programada codificam proteínas com funções distintas de iniciar o processo apoptótico de digestão do DNA da célula que está morrendo e de absorção, necessárias para a fagocitose da célula que está morrendo;

( ) As interações celulares regulam a morte celular de duas formas distintas: uma pela necessidade de algumas células de receberem sinais de sobrevivência para permanecerem vivas e outra, pela necessidade de sinais específicos que induzem a um programa “assassino” que mata as células;

( ) As células que morrem por necrose, o fazem em respostas a lesões nos tecidos e, neste caso, as células tipicamente aumentam de volume e se rompem, liberando seus componentes intracelulares, sem que isso danifique as células vizinhas.


A sequência CORRETA da esquerda para a direita é:

Alternativas

ID
4110460
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
UNIFACIG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo celular compreende duas etapas: a interfase e o processo de divisão celular. A célula na interfase apresenta carioteca, núcleos íntegros e cromatina condensada. Além disso, é possível afirmar que na interfase:
I. A célula não está se dividindo.
II. As células produzidas são idênticas.
III. Ocorre uma divisão equatorial da célula.
IV. Ocorre a duplicação do material genético.
V. A célula apresenta alta taxa metabólica.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • cromatina condensada na interfase?


ID
4198879
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à divisão celular, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:


( )A síntese do DNA é semiconservativa, pois cada dupla hélice tem uma cadeia antiga e uma cadeia nova.

( )A duplicação do DNA ocorre durante a fase S da interfase.

( )O período G1é o intervalo entre o término da duplicação do DNA e a próxima mitose.

( )O período G2é o intervalo de tempo que ocorre desde o fim da mitose até o início da duplicação do DNA.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • (V) A síntese de DNA é semiconservativa.

    (V) A duplicação do DNA ocorre na fase "S" de síntese da interfase (antes da mitose ou meiose).

    (F) No período G1 a célula realiza atividades metabólicas. É o G2 que antecede a mitose.

    (F) É o G1 que ocorre após a mitose e a síntese de DNA. Nesse intervalo a célula aumenta de tamanho e se prepara para a síntese.


ID
4201747
Banca
MULTIVIX
Órgão
MULTIVIX
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Interrompendo-se a divisão celular em determinada fase da mitose, fase em que os cromossomos apresentam o máximo de condensação, é possível contá-los e classificá-los. Esses dados nos permitem estabelecer o cariótipo de um indivíduo. A interrupção da mitose é feita em células mantidas em meio de cultura, usando uma substância, geralmente a colchicina. Uma lâmina então é montada e os cromossomos são fotografados ao microscópio de luz e as imagens são recortadas de modo a se organizar os cromossomos aos pares e em ordem decrescente de tamanho.

Dentre as estruturas celulares, marque a alternativa que é alvo da atuação da colchicina durante a realização da técnica descrita acima?

Alternativas
Comentários
  • O fuso mitótico é feito de tubulina ,substância presente nos microtúbulos.


ID
4208257
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ciclo celular pode ser interrompido em determinadas fases para evitar a produção de células com erro no DNA. A ausência de controle da divisão celular relaciona-se diretamente com o desenvolvimento de neoplasia (câncer). Um exemplo de controle do ciclo celular é a interrupção em G1 pela proteína p53, quando uma lesão no DNA é detectada.


Se essa proteína for alterada e/ou inativada, poderá ocorrer, em curto prazo, com uma célula, que

Alternativas
Comentários
  • errado que site ruim so da resposta errada meu Deus B

    interromperá a síntese de DNA. ah é a certa

  • QUESTÃO SOBRE CICLO CELULAR: INTÉRFASE

    A proteína p53 atua detectando e impedindo o avanço do crescimento de células que apresentem algum erro no DNA. Quando essa ferramenta está inativada, a interfase dá continuidade ao processo com o defeito ainda presente, sendo assim, a fase posterior à G1 é a fase S, onde ocorre a duplicação do cromossomos.

    • gabarito letra: C

ID
4213921
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Ciclo Celular se divide em duas etapas: Divisão Celular e Interfase e esta é subdividida nas etapas G1 – S – G2. Com relação ao ciclo, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.


( ) Na fase de Interfase a célula mantém seu material genético condensado para formar os cromossomos.

( ) Na fase S ocorre a duplicação do DNA.

( ) Durante a etapa denominada de G2 ocorre a verificação e a correção de erros na duplicação do DNA.

( ) Na fase G1 a célula realiza suas funções típicas e o seu DNA não se encontra duplicado.

( ) Os neurônios de um indivíduo adulto passam da fase de Interfase para Divisão Celular constantemente.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
5117779
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estudos com células e organismos vivos identificaram alguns fenômenos associados ao envelhecimento. Durante o ciclo celular ocorre o encurtamento dos telômeros. Sabese que apenas a enzima telomerase é capaz de recuperar o comprimento dos telômeros. Nos mamíferos, a maioria das células adultas não produz telomerase, geralmente sintetizada por células-tronco. Considerando os conhecimentos sobre biologia celular, genética e as informações fornecidas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5281375
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A habilidade dos organismos vivos de reproduzir a própria espécie é uma das características que melhor distinguem os seres vivos da matéria não viva. Assim, a continuidade da vida depende da reprodução de células pré-existentes, ou seja, depende da divisão celular. O ciclo celular é constituído de uma fase mitótica mais curta, em que ocorre propriamente a divisão celular e uma fase mais longa, denominada interfase, na qual a célula cresce e se prepara para uma nova divisão.

Em relação ao ciclo celular, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Duplicação dos cromossomos apenas em meiose

    GAB A

    APMBB

  • a duplicação dos cromossomos ocorre na S da intérfase


ID
5281399
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A morte celular programada desempenha um papel crucial no desenvolvimento de diferentes organismos, levando ao suicídio controlado um número considerado de células normais.

Em relação a esse processo, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas

ID
5287276
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A habilidade dos organismos vivos de reproduzir a própria espécie é uma das características que melhor distinguem os seres vivos da matéria não viva. Assim, a continuidade da vida depende da reprodução de células pré-existentes, ou seja, depende da divisão celular O ciclo celular é constituído de uma fase mitótica mais curta, em que ocorre propriamente a divisão celular, e uma fase mais longa, denominada interfase, na qual a célula cresce e se prepara para uma nova divisão.

Em relação ao ciclo celular, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A duplicação dos cromossomos ocorre na fase S de intérfase.

  • Eu acho que essa 2 está errada já que a duplicacao cromossomica ocorre na fase S da interfase

  • Questão está correta, pois ele pede o ítem errado ( exceto) letra B

  • Gabarito letra B, mas eu aprendi que citocinese citada na alternativa C, não faz parte da mitose, sendo apenas uma etapa da telófase.

    Para agregar: a citocinese em células animais tem sentido de fora para dentro, um estrangulamento (movimento centrípeto) e em células vegetais tem sentido de dentro para fora (movimento centrífugo).

  • Prometafase ?

ID
5432347
Banca
ECONRIO
Órgão
UNIFESO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O paclitaxel é uma substância utilizada no tratamento do câncer, pois acelera a polimerização dos microtúbulos, estabilizando e impedindo sua despolimerização. Dessa forma, essa substância interfere no ciclo celular, inibindo o crescimento de células tumorais.

A etapa do ciclo celular que é interrompida pela ação do paclitaxel é:

Alternativas
Comentários
  • Interfase — A interfase é quando a célula apresenta intensa atividade, sendo a mitose precedida e sucedida por ela. A interfase pode ser subdividida em três fases: G1, S e G2, as quais estão explicadas, detalhadamente, a seguir.

    • G1 (primeiro intervalo): ocorre logo após a mitose. Nesse período, observa-se a síntese de RNA, proteínas e organelas celulares, sendo considerada uma etapa de grande atividade. A célula recupera seu volume nesse momento, sendo observado um grande aumento de tamanho celular. É também quando se encontra o chamado ponto de restrição, que impede que células com material genético danificado, por exemplo, continuem o ciclo. A fase G1 é, geralmente, curta em tecidos que apresentam grande renovação; já nos tecidos que não se renovam, as células saem de G1 e entram numa fase chamada G0.
    • S (fase de síntese): seu principal evento é a duplicação do DNA.
    • G2 (segundo intervalo): observa-se o acúmulo de energia necessária para a realização da divisão celular. Além disso, ocorre a verificação da duplicação dos cromossommos e de possíveis danos no DNA reparados. É também nesse momento que a tubulina, necessária para a formação dos microtúbulos, é sintetizada.

    É um processo de divisão celular em que a célula-mãe dá origem a duas células-filhas, com mesmo número de cromossomos da célula que as originou.

    • Prófase: observa-se a presença dos cromossomos duplicados como duas cromátides-irmãs unidas pelo centrômero. Inicia-se a formação do fuso mitótico, formado por microtúbulos que partem do centrossomo sendo responsáveis por garantir a movimentação dos cromossomos durante a mitose. Nessa fase os nucléolos desaparecem. Inicio da condensação dos cromossomos. Os microtúbulos ligam-se em regiões especiais do cromossomo denominadas cinetocoro.
    • Metáfase: os cromossomos estão dispostos no plano equatorial da célula. Eles migram para essa região graças à ação dos microtúbulos. Nessa etapa os cromossomos atingem o maior grau de condensação.
    • Anáfase: as cromátides-irmãs separam-se e migram para cada polo da célula devido ao encurtamento dos microtúbulos. Durante essa etapa, a mais curta de toda a mitose, observa-se o alongamento da célula. Ao final, em cada extremidade, será encontrada uma coleção completa de cromossomos.
    • Telófase: os envoltórios nucleares são reconstruídos, dando origem a dois núcleos. O nucléolo também reaparece, e os cromossomos descondensam-se. Os microtúbulos do fuso desaparecem.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-celular.htm

    Ou seja, o paclitaxel por estabilizar os microtúbulos, impede sua despolimerização e a separação dos cromossomos na anáfase, uma fase da Mitose (M).

    Alternativa B é correta!!

  • Todos os processos, menos o M que ocorre durante a mitose são da interfase que é anterior ao ciclo mitótico

    GAB B

    APMBB


ID
5624866
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Santa Maria - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo RAVEN, as células, que se dividem ativamente, passam por uma sequência definida de eventos conhecidos como ciclo celular, no qual a mitose divide-se, respectivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • B - Prófase, metáfase, anáfase e telófase.