-
A depressão reativa é caracterizada por ser um transtorno de adaptação desencadeado por uma situação traumática ou estressante. Diferente da depressão clínica, em que o indivíduo sente uma tristeza profunda sem motivo aparente, a depressão reativa é uma reação emocional a algum evento específico e é ocasionada pelo estresse associado a ele.
-
Ansiedade Generalizada e medo são comuns no pós-operatório. A meu ver, a questão tem mais de uma resposta.
-
Ansiedade e medo não seriam comuns no PRÉ-operatório? Vejo apenas depressão reativa correta mesmo.
-
Questões genéricas para a banca escolher a resposta dependendo do estado de humor do examinador no dia da correção. Tédio de questões assim e de banquinhas locais
-
k e G só gera ansiedade pré? ta de brincadeira
-
A-B e D = comuns em pré-operatório. Sergio Mourão esta equivocado.
GAb C - resposta mais afirmativa pelo evento pós-operatório.
A depressão reativa é caracterizada por ser um transtorno de adaptação desencadeado por uma situação traumática ou estressante — como o falecimento de alguém querido, o término de um relacionamento ou uma demissão. Diferente da depressão clínica, em que o indivíduo sente uma tristeza profunda sem motivo aparente, a depressão reativa é uma reação emocional a algum evento específico e é ocasionada pelo estresse associado a ele.
-
"Um conceito de extrema importância é saber se o paciente É deprimido ou ESTÁ deprimido. Algumas vezes a pessoa está deprimida, isso é, está momentaneamente com sintomas depressivos, geralmente ocasionados por alguma circunstância capaz de causar sofrimento emocional. Nesse caso, diz-se que a pessoa está com Depressão Reativa, antes apropriadamente chamada de Depressão Exógena, de fora da pessoa, de suas vivências. Como esse tipo de depressão envolve reações psíquicas, é também chamado de Depressão Psicogênica."