-
Analisando as propriedades térmicas dos materiais em questão, vemos que o coeficiente de dilatação linear do bronze é maior que o do aço. Logo, ao se aquecer os dois materiais, a bucha de bronze irá se dilatar mais, permitindo que o eixo seja acoplado em seu furo.
-
E enquanto a opção de se aquecer somente a bucha ou de se resfriar somente o eixo? Não sao mais adequadas?
-
é adequada sim, por isso ele usou da palavra viavel
-
Usei o raciocínio do Vinícius, mas achei a questão bizarra.
-
Usei o raciocínio do Vinícius, mas achei a questão bizarra.
-
Situação ideal: aquecer a bucha e resfriar o eixo, mas como não há essa opção a menos "ruim" é a letra A, ainda mais sabendo-se que o coef. de dilatação do bronze é maior que o do aço. Questão que existe raciocínio crítico de chão de fábrica.
-
O coeficiente de dilatação do Bronze é maior que o do aço. Logo, se aquecidos ao mesmo valor de temperatura a bucha irá se dilatar mais que o eixo, o que permitirá a montagem.
-
Aquecer o eixo nessa situação não teria utilidade alguma, além do mais, pode ate ser prejudicial caso não houver controle adequado de temperatura. Questão sem lógica alguma, resposta correta é B. Em alguns casos, usa-se o resfriamento do eixo, o que visa a contração e para um aperto maior ou quando se tem a limitação de não poder aquecer a bucha.