-
Art. 37. […] IV — durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;
-
Gabarito letra d).
CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ARTIGO 37
Item "I") I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.
Item "II") II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.
Item "III") III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.
Item "IV") IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.
=> Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/
-
Só eu que acho esse tipo de questão imbecil ????
Segue em vermelho o erro do item IV:
IV. Durante o prazo prorrogável (o correto é Improrrogável) previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.
Outro detalhe importante que, quando se tratar de questões como essa faz toda diferença, é o prazo de validade do concurso público, que é: de ATÉ 2 ANOS e não de 2 ANOS. Muitas bancas costumam trocar essas expressões.
-
Patulheiro Ostensivo, concordo com você em partes amigo! Já pensou se coloca na modalidade certo ou errado ela e mais 119 questões do CESPE, erra uma e anula uma certa? ai é outra história né não? (na hora da prova com pouco tempo para resolver somado ao nervosismo) Esse tipo de questão é bom para ficarmos mais atentos e ,também, auxilia a eliminar aqueles concurseiros kamikazes que só estudam após o edital!
Vamos pra frente!!!!
-
IV. PRAZO IMPRORROGÁVEL
-
"prazo improrrogável"
GABARITO -> [D]
-
O PRAZO É IMPRORROGÁVEL MESTRE!
-
A mesma questão pela 3ª vez! Alô QC!!!
-
Pra eu nunca mais esquecer...
CAPÍTULO VII
DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
SEÇÃO I
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;
-
Pra não errar mais:
FUI APROVADO NO FINAL DA LISTA, FOI PRORROGADO, TENHO DIREITO DE ASSUMIR ANTES DOS NOVOS CONCURSADOS.
-
Durante o prazo prorrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.
§ 1º No período de validade do concurso público, o candidato aprovado deve ser nomeado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo na carreira.
-
Para não esquecer:
Durante o prazo "improrrogável"
-
Improrrogável!
Improrrogável!
Improrrogável!
Improrrogável!
Improrrogável!
Improrrogável!
Improrrogável!
Improrrogável!
-
Para revisão :
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
l- I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;
ll- II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração
II- III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;
IV-IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;
-
GABARITO: D
I - CERTO: Art. 37. I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.
II - CERTO: Art. 37. I - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.
III - CERTO: Art. 37. III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.
IV - ERRADO: Art. 37. IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.
-
A questão exige conhecimento sobre Administração Pública e pede que o candidato julgue cada alternativa, se verdadeira ou falsa.
Vejamos:
I. Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.
Verdadeiro, conforme art. 37, I, CF: os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;
II. A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.
Verdadeiro, conforme art. 37, II, CF: a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;
III. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.
Verdadeiro, conforme art. 37, III, CF: o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;
IV. Durante o prazo prorrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.
Falso, na verdade é durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação. Aplicação do art. 37, IV, CF: durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;
Gabarito: D
-
IMPRORROGÁVEL