>>Atenção não confundir unidade de comando com amplitude de controle!
>> UNIDADE DE COMANDO >> um subordinado reporta-se a SOMENTE UM superior
>> AMPLITUDE DE CONTROLE >> MUITOS SUBORDINADO RESPONDE PARA UM SUPERIOR, EXEMPLO A AMPLITUDE DE
COMANDO DE UM CHEFE É DE 8 SUBORDINADO, ESTÁ É A AMPLITUDE NA HORIZONTAL
_______________________________________________________________
"A teoria clássica de administração baliza-se nos princípios da unidade de comando, de amplitude de controle e da divisão do trabalho. Nesse sentido, em uma empresa em que o trabalho realizado deva ser reportado sempre ao supervisor imediato e ao diretor do setor, a fim de garantir que a análise de desempenho seja feita sob perspectivas diferenciadas, tem-se um exemplo da observância do princípio da unidade de comando."
_________________________________________________________________________
Teoria Clássica
Foco na estrutura organizacional: piramidal linear
- Centraliza;
- Pautada na hierarquia;
- Unidade de comando; ( cada indivíduo se reporta a um único chefe)
- Diferenciação entre gerente e trabalhador de linha.
_________________________________________________________
>> Unidade de comando, um subordinado reporta-se a SOMENTE UM superior.
Questão: [...] o trabalho realizado deva ser reportado sempre ao supervisor imediato e ao diretor do setor.
Opa, temos ai supervisor + diretor do setor. Já era, não se trata de unidade de comando mais.
_____________________________________________________________________________________________
Atenção não confundir unidade de comando com amplitude de controle!
A unidade de comando como próprio nome diz é a supervisão por apenas uma autoridade (centralização), porém o controle nas atividades deve ser a maior possível, tanto que atribuiu ao processo administrativo o POC³ - prevenir, organizar, comandar, coordenar e controlar.
A abordagem simplificada da organização formal adota os princípios gerais de administração, como a divisão de trabalho, a especialização, a unidade de comando e a amplitude de controle, poderia obter uma organização formal capaz de render-lhe a máxima eficiência possível.
Em uma organização, um chefe deve supervisionar pessoalmente sua equipe, agindo de maneira efetiva e adequada, observando o número limite de subordinados. Essa prática é denominada:
>> amplitude de controle.
>> CERTO
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre termos estudados na administração geral. No caso desta alternativa, a alternativa a ser marcada é aquela que apresenta o termo como é conhecido quando um chefe deve supervisionar pessoalmente sua equipe, agindo de maneira efetiva e adequada, observando o número limite de subordinados.
Para Chiavenato (2014, p. 93;168), a amplitude de controle consiste no número de subordinados que cada administrador pode supervisionar, variando de acordo com o nível e a natureza dos cargos, a complexidade do trabalho e o preparo dos subordinados.
Amplitude pode ser:
- Estreita: maior número de níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional alta e alongada. Possui uma quantidade menor de subordinados, pois requerem mais atenção e coordenação.
- Larga: poucos níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional achatada e dispersada horizontalmente. Aqui, o supervisor comanda um número maior de subordinados, que não precisam de tanta supervisão e atenção.
Vale destacar que nos tempos atuais, as organizações têm a tendência de achatar suas estruturas, atuando, dessa forma, com uma amplitude larga.
Tendo visto as alternativas, concluímos que a letra "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
CHIAVANATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.