Comunicação Informal:
Conceito: Emerge das relações sociais entre as pessoas. Não é requerida e contratada pelas organizações, sendo neste caso, destacada a importância da formação de lideranças e comissões de trabalhadores que, sem aparecer na estrutura formal, desempenham relevante papel dentro da organização. Ex: Boato, Rumor.
A comunicação informal, é aquela desenvolvida espontaneamente através da estrutura informal e fora dos canais de comunicação estabelecidos pelo organograma, “sendo todo tipo de relação social entre os colaboradores. É a forma dos funcionários obterem mais informações, através dos conhecidos ‘boatos e rumores'” (Watanabe, 2009).
Geralmente, a comunicação informal veicula mensagens que podem ou não ser referentes às atividades da empresa. Através dela pode-se conseguir mais rapidamente mensurar opiniões e insatisfações dos colaboradores, ao ter uma ideia mais ampla do clima organizacional e da reação das pessoas aos processos de mudança. (Gomes, Cardoso e Dias, 2008).
https://centraldefavoritos.com.br/2017/03/10/comunicacao-interpessoal-barreiras-uso-construtivo-comunicacao-formal-e-informal-trabalho-em-equipe/
GABARITO (D)
Comunicação Formal
A comunicação formal estabelece-se entre diferentes níveis de hierarquia da empresa, segue a cadeia de autoridade e limita-se às comunicações ligadas às tarefas a desempenhar pelos diferentes órgãos ou pessoas.
Vantagens e desvantagens da comunicação formal:
Vantagens
Estabelece um diálogo da empresa com o seu público interno e externo
Padroniza os processos da empresa
Da credibilidade aos discursos gerenciais
Influencia o comportamento dos colaboradores
Desvantagens
Burocratização da informação dentro da organização
Pouco trabalho em equipe
Falhas na comunicação
Dificuldade em personalizar as mensagens para os diferentes níveis de funcionários
Comunicação Informal
As pessoas relacionam-se segundo afinidades e identidades, por exemplo, no futebol, na política, nas amizades de infância ou em idêntica formação académica. Estas redes de comunicação informais são tão ou mais importantes e fecundas que as comunicações formais, especialmente quando estas não funcionam eficazmente ou deixam as pessoas insatisfeitas quanto às necessidades de informação.
Como se processa em todos os sentidos, a comunicação informal não respeita as linhas formalmente estabelecidas e efetua-se, geralmente, por via oral, sendo por isso, mais rápida, mas simultaneamente menos rigorosa.
Vantagens
Gera rapidez na transmissão das informações
Motiva e integra as pessoas da empresa
Reduz a carga de comunicações dos gestores
Completa a estrutura formal
Facilidade de compreensão e de atualização, torna a velocidade superior às outras
Desvantagens
É geradora de boatos, ruídos e atritos entre as pessoas
Provoca desconhecimento da realidade empresarial pelos gestores
Dificuldade de controle
fonte: https://comunicareinformar.blogs.sapo.pt/1625.html