SóProvas


ID
2375314
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O ciclo das políticas públicas pode ser entendido como uma ferramenta metodológica que se efetiva como estágios contemplando a formulação, a implementação e a avaliação das políticas. Três aspectos são levados em conta para a avaliação das políticas públicas. Um desses aspectos é a eficácia, que diz respeito à

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D)

    Acredito que essa questão esteja errada, pois a meu ver a satisfação dos beneficiários com os resultados alcançados pela política seria um exemplo de efetividade e não de eficácia que consiste na mera obtenção dos resultados. :(

    Se eu estiver errada podem me corrigir.

  • Está errado sim! Eficácia diz respeito a alcançar ou não a meta proposta. Quando se fala em satisfação, tem maior relação à efetividade, ou seja, ao impacto na vida das pessoas. Assim estudei por vários livros e materiais.

  • Creio que o gabario da questão está errada, pois o GABARITO D, ou seja, satisfação dos beneficiários com os resultados alcançados pela política, corresponde a EFETVIDADE, que é a satisfação do usuarios/beneficiários com os resultados obtidos.

  • A questão em si não está errada. A Eficácia trata-se de uma definição de metas, planejamento, de atingir o  resultado previsto. Assim ela trata do objetivo de garantir, neste caso, a satisfação dos beneficiários.

  • Essa questão está com o gabarito errado. Alternativa correta letra D.

    EFICÁCIA;

    - FAZER AS COISAS CERTAS; PRODUZIR ALTERNATIVAS CRIATIVAS; MAXIMIZAR NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS; OBTER RESULTADOS; AUMENTO DE LUCRO;

    EFETIVIDADE;

    - MANTER-SE NO MERCADO; APRESENTAR RESULTADOS GLOBAIS POSITIVOS A LONGO TEMPO; GARANTIR A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES;

  • Questão totalmente errada D, se ainda fosse para escolher uma  mais adequada seria letra C que fala dos resultados obtidos (metas).

     

    Letra A : Eficência

    Letra B:   Eficência

    Letra D: Efetividade

  • "No que tange à comparação entre eficiência e eficácia, a doutrina nos ensina que “esta última é a concreção dos objetivos desejados por determinada ação do Estado, não sendo levados em consideração os meios e os mecanismos utilizados para tanto. Assim, o Estado pode ser eficaz em resolver o problema do analfabetismo no Brasil, mas pode estar fazendo isso com mais recursos do que necessitaria. Na eficiência, por sua vez, há clara preocupação com os mecanismos que foram usados para a obtenção do êxito na atividade do Estado. Assim, procura-se buscar os meios mais econômicos e viáveis, para maximizar os resultados e minimizar os custos. Em síntese: é atingir o objetivo com o menor custo e os melhores resultados possíveis”"

     

    http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12851

     

    Em suma: era para ser letra C, mas banca de concurso e fralda de bebê...

  • Errado! A alternativa D fala claramente de EFETIVIDADE ( impacto, resultado) e não de eficácia (Meta alcançada). 

    Essas bancas realmente brincam com quem estuda.  Uma grande piada!

  • ☆ Eficiência - relação entre os produtos/serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados; relação custos - produtividade

     ☆ Eficácia - quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário. Foco: metas ,independe de custos.

     ☆ Efetividade impactos gerados pelos produtos/serviços, processos, projetos. (satisfação)

     ☆ Execução realização dos processos, projetos, planos de ação conforme estabelecidos.

     ☆ Excelência - conformidade com critérios e padrões de qualidade/ excelência       

    Economicidade: expressa variação positiva da relação custo/benefício, na qual se busca a otimização dos resultados na escolha dos menores custos em relação aos maiores benefícios.

  • Nenhum item conceitua corretamente o indicador "eficácia".

    Como os itens "c" e "d" são os únicos que falam em resultados, foram eles que concentraram a maioria das respostas.

    Como o item C fala sobre eficiência (assim como os itens A e B) e o D fala sobre efetividade, marquei item D.

    Independente disso, a questão deveria ter sido anulada.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o conceito de eficácia. Neste caso, marquemos a alternativa que apresenta corretamente sua definição.

    Vejamos a diferença de três conceitos que costumam dar as caras, sendo até mesmo confundidos às vezes.

    Eficiência: é uma palavra utilizada para indicar que os recursos são usados de maneira econômica. Quanto mais alto o grau de produtividade/economia no uso dos recursos (humanos, financeiros, materiais etc), mais eficiente é a organização.

    Seus objetivos são:

    • Ênfase nos meios;
    • Fazer corretamente as coisas;
    • Resolver problemas;
    • Salvaguardar os recursos;
    • Cumprir tarefas e obrigações;
    • Treinar os subordinados. 

    Eficácia indica que a organização realiza seus objetivos. Quanto maior o grau de realização, mais eficaz a organização é. Seus objetivos são:

    • ênfase nos resultados;
    • fazer as coisas certas;
    • atingir objetivos;
    • otimizar o uso dos recursos;
    • obter os resultados;
    • dar eficácia aos subordinados.

    Efetividade é uma medida de desempenho utilizada como sinônimo de impacto. O impacto é avaliado pelos efeitos finais dos objetivos realizados pela organização. 

    Com base nos conceitos acima, creio que a alternativa "C" era para ser o gabarito desta questão. No entanto, a banca optou pela opção "D", que na minha visão se trata de efetividade.

    GABARITO DA BANCA: D

    GABARITO SUGERIDO: C

    Fonte:

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.  

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento e aplicação prática dos conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Paludo (2013) conceitua Eficiência, Eficácia e Efetividade como:

    Eficiência: é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços; é uma relação entre insumos e produtos. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes. A eficiência também considera o custo dos insumos e não pode comprometer a qualidade.

    Eficácia: é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera custos.

    Efetividade: é o impacto final das ações; é o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela instituição. A efetividade vai além das entregas imediatas (metas) e analisa a transformação causada pela execução das ações." (PALUDO, 2013, pág. 364.)

    Ante o exposto, entendo que a questão deveria ser anulada, uma vez que o gabarito da banca é a letra D, a qual não versa sobre eficácia, mas sobre efetividade, que está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida no contexto em geral.


    Fonte:

    PALUDO, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


    Gabarito da Banca: Letra D.

    Gabarito do Professor: ANULADO.