SóProvas


ID
2375878
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre sistemas operacionais em geral, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Cada processador pode executar apenas um programa de cada vez. Por esta razão, a multitarefa num sistema uniprocessador (ou monoprocessador) é apenas uma ilusão conseguida com a alternância rápida entre as várias tarefas.
    Letra :  d

  • Quando houver mais de um núcleo de processamento, Sistemas operacionais multitarefa viabilizam a execução simultânea/paralela de processos. Se houver apenas um núcleo, o SO multitarefa viabiliza a execução concorrente dos processos.
  • Os sistemas multitarefas não possuem mais de um processador, mas sim um processador que executa várias tarefas definidas por algoritmos de escalonamento, diferente dos sistemas monotarefa dos anos 40, que executavam uma tarefa por vez até o término de sua execução por meio de um programa monitor.

  • Multiprogramação é uma alternância rápida entre os processos, por meio do revezamento da execução dos processos num unico processador, provocando a ilusão de paralelismo que é falso (Pseudoparalelismo). A Multiprogramação depende apenas do Sistemas Operacional.

    Quando houver mais de um núcleo de processamento, Sistemas operacionais multitarefa viabilizam a execução simultânea/paralela de processos. Se houver apenas um núcleo, o SO multitarefa viabiliza a alternância rápida dos processos (Pseudoparalelismo), isto é, ocorre multiprogramação. A multitarefa depende do sistema operacional e do Hardware, isto é, a multitarefa ou paralelismo de fato vai ocorrer se houver mais de um núcleo de processamento, bem como do SO oferecer suporte a multitarefa.

    Os sistemas multitarefa podem ser considerados como multiprogramados, pois executam vários programas ao mesmo tempo. No entanto, um sistema de multiprogramação não é necessariamente multitarefa.