SóProvas


ID
2375959
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2
Política e Politicalha
Rui Barbosa
A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia; cria, apura, eleva o merecimento.
Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.
Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.
In: ROSSIGNOLI, Walter. Português: teoria e prática. São Paulo, Ed. Ática. 2004. p.19.  

Releia o seguinte período:
“A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a previsão, a energia; cria, apura, eleva o merecimento.”
O termo destacado ilustra o uso conotativo da linguagem verbal, por meio do emprego de:

Alternativas
Comentários
  • Metáfora
    Trata    do    emprego    da    palavra    fora    do    seu    sentido    básico,    recebendo    nova    significação
    por    uma    comparação    entre    seres    de    universos    distintos.

    Assim, a palabra afina, no contexto, é uma metáfora.

     

     

     

     

    Quantos aos demais itens

    b) Antítese. 

    É     o     contraste     entre     duas     palavras     (antônimas),     expressões     ou     pensamentos,
    provocando    uma    relação    de    oposição.

     

     

    c)Metonímia.

    É    uma    “figura    de    linguagem    baseada    no    uso    de    um    nome    no    lugar de     outro,     pelo     emprego     da     parte     pelo     todo,     do     efeito     pela     causa,     do     autor     pela     obra,     do continente     pelo     conteúdo     etc.”.    Ou     seja,     ocorre     a     substituição     de     uma     palavra     por     outra porque    há    entre    elas    uma    relação    de    todo    e    parte.

     

     

    d) Gradação. 

    Enumeração    que    denota    crescimento    ou    diminuição    (clímax    ou    anticlímax).

     

     

    e) Hipérbole
    Ideia    que    denota    exagero.

     

     

    A Gramática para Concursos Públicas - Fernando Pestana - 2ª ed., 2015.pdf

  •  

     

    complementando ..com auxílio dessa questão você acertaria Q791986, pois o próprio examinador já deu a resposta em outra questão..

  • Metáfora: Comparação implícita.

  • Não entendi onde está a comparação implícita na alternativa que é o gabarito.