SóProvas


ID
2376028
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Iamamoto (2007), o triunfo dos mercados é inconcebível sem a ativa intervenção das instâncias políticas dos Estados Nacionais, no lastro dos tratados internacionais como, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A Declaração de Bolonha (19 de junho de 1999) — que desencadeou o denominado Processo de Bolonha — é um documento conjunto assinado pelos Ministros da Educação de 29 países europeus, reunidos na cidade italiana de Bolonha. A declaração marca uma mudança em relação às políticas ligadas ao ensino superior dos países envolvidos e estabeleceu em comum um Espaço Europeu de Ensino Superior a partir do comprometimento dos países signatários em promover reformas dos seus sistemas de ensino.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Declaração_de_Bolonha

  • CONSENSO DE WASHINGTON - conjunto de medidas de ajuste macroeconomico formulado por economistas de institições financeiras como FMI e Banco Mundial, elaborado em 1989.

    TRATADO DE MARRAKECH - criado para facilitar às pessoas cegas, com deficiência visal ou com outras dificuldades. É um tratado internacional assinado em Marraquexe, Marrocos, em 28 de junho de 2013. Proposto pelo Brasil, Paraguai, Equador, Argentina e México.

    TRATADO DE BOLONHA - é um documento assinado pelos Ministros da Educação de 29 países europeus, reunidos na cidade italiana de Bolonha. A declaração visa a tomada de ações conjuntas para com o ensino superior com o objetivo de elevar a competividade internacional do sistema europeu do ensino superior.

    ACORDO DO LIVRE COMÉRCIO AMERICANO(ALCA) - proposta feita pelo Presidente dos EUA, Bill Clinton, em 09 de dezembro de 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos.

    TRATADO DE MAASTRICHT- foi um acordo internacional que levou a criação da União Europeia. Ocorreu em Maastricht, na Holanda, em dezembro de 1991. O tratado criou uma cidadania comum europeia, um banco central europeu e a implantação de uma única política estrangeira e de segurança entre os países membros.

  • Essa dominação é impensável sem a intervenção política e apoio efetivo dos Estados nacionais, pois só na vulgata neoliberal o Estado é externo aos “mercados”. O triunfo dos mercados é inconcebível sem a ativa intervenção das instâncias políticas dos Estados Nacionais, no lastro dos tratados internacionais como o Consenso de Washington, o tratado de Marrakech, que cria Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Acordo do Livre Comércio Americano (ALCA), e o Tratado de Maastricht, que cria a “unificação” européia. (IAMAMOTO, 2008: 109)

    http://www.ufjf.br/ppgservicosocial/files/2011/02/aline.pdf

     

  • Cuidado com essa palavra, pois o examinador adora pedir  em questões de ortografia!

    O correto é competitividade, e não competividade, como foi assinado no comentário acima.

    competitividade = característica de algo ou alguém que é competitivo.

  • Questão passível de anulação, pois trata-se de duas convenções internacionais com objetos diferentes!

    ACORDO DE MARRAQUEXE: foi um acordo internacional multilateral assinado na cidade de Marraquexe, Marrocos, em 15 de abril de 1994, que determinou a criação da Organização Mundial do Comércio

    TRATADO DE MARRAKECH - criado para facilitar às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades. É um tratado internacional assinado em Marraquexe, Marrocos, em 28 de junho de 2013. Proposto pelo Brasil, Paraguai, Equador, Argentina e México.