-
Principais tecnologias da informação para uso em BPM:
Business Process Analysis (BPA);
• Enterprise Architecture (EA);
• Business Rules Management Systems (BRMS);
• Business Process Management Suite (BPMS);
• Business Activity Monitoring (BAM);
• Service Oriented Architecture e Enterprise Application Integration (SOA/EAI) e
• Enterprise Repository.
MODELAGEM/ ANALISE DE PROCESSO / ARQUITETURA- BPA, BPMS, EA REPOSITORY
SIMULAÇÃO - BRMShttps://pt.linkedin.com/pulse/tecnologias-de-bpm-ant%C3%B4nio-carlos-ara%C3%BAjo
-
A tabela "10.1 - Principais Tecnologias do BPM" do CBOK V.3 lista as tecnologias e o seus principais uso. Segundo essa tabela, seguem as justificativas:
a) Incorreta - SOA e EAI estão associados a interface para aplicação;
b) Incorreta - BPA é utilizada em modelagem de processo, mas BRMS não;
c) Incorreta - O BAM foca em Análise de Processo, Interface para Aplicação, Geração de Aplicação e Medição de Processo;
d) Incorreta - O BRMS foca na Simulação, no Desenho e Armazenamento de Regras de Negócio e Execução de Regras de Negócio;
e) Correta
-
letra A : (SOA – Service Oriented Architecture) é um conjunto flexível de princípios de desenho de infraestrutura usados no desenvolvimento de aplicações e integração de sistemas. Enterprise Application Integration (EAI)Finalidade: Modelos de comunicação, aceleradores, adaptadores utilizados para acessar dados de sistemas legados.
Letra B: BRMS (Business Rule Management Systems) Também conhecidos como Sistemas de Gerenciamento de Regras de Negócio, são ferramentas que proveem suporte à identificação, definição, racionalização e qualidade de regras de negócio e regras técnicas. Da mesma forma, permitem gerenciar o ciclo de vida das regras de negócio. BPA: principais usos: Análise de processo (tempo, custo, capacidade, qualidade),Modelagem de processos,Arquitetura de processos e simulações.
Letra C:Business Activity Monitoring (BAM) Finalidade: Monitoramento de atividade de negócio, monitoramento de desempenho, medição de desempenho, reporte de desempenho.
Letra E , é a correta.
As ferramentas de modelagem são: BPA, EA,BPMS e Repos-itory.
-
Letra A
Enterprise Application Integration (EAI)
Finalidade: Modelos de comunicação, aceleradores, adaptadores utilizados para acessar dados de sistemas legados
Service Oriented Architecture (SOA) Arquitetura de software para conectar recursos com o objetivo de obter ou apresentar dados sob demanda. É uma estratégia de acesso e de entrega de dados, não simplesmente uma tática ou técnica adotada para atingir o objetivo de melhorar a interface de aplicações.
Letra B
Business Rules Management Systems (BRMS)
Finalidade: Motor de regras, sistema de gerenciamento de regras de negócio, definição de regras de negócio, armazenamento de regras, acesso a regras por aplicações
Business Process Analysis (BPA)
Finalidade: Modelagem em múltiplas dimensões
Letra C
Business Activity Monitoring (BAM)
Finalidade: Monitoramento de atividade de negócio, monitoramento de desempenho, medição de desempenho, reporte de desempenho.
Letra D
Business Rules Management Systems (BRMS)
Finalidade: Motor de regras, sistema de gerenciamento de regras de negócio, definição de regras de negócio, armazenamento de regras, acesso a regras por aplicações
Letra E Esta é a assertiva correta
Enterprise Architecture (EA)
Finalidade: Modelagem de negócio por meio de fluxos de trabalho, fluxo de dados, uso de dados, aplicações conectadas a fluxo de trabalho
Business Process Analysis (BPA)
Finalidade: Modelagem em múltiplas dimensões
Só pra acrescentar
Business Process Management Suite (BPMS)
Finalidade: Modelagem de processo, modelagem de fluxo de trabalho, definição de regras, simulação de operações de negócio, automação de processos, operação de negócio, acompanhamento de desempenho, monitoramento e controle de atividades
Fonte: Guia CBOK
-
Gabarito: E
parte 1 - explicação
Vejamos cada uma das definições que aparecem nas alternativas que são classificadas como tecnologias para gerenciamento de processos de negócio:
Business Process Analysis (BPA) – Tem por objetivo a modelagem em múltiplas dimensões. Essas ferramentas de modelagem (BPA) permitem diagramar fluxos de processos com detalhe de informações sobre operações, problemas, volume e oportunidades com a utilização de símbolos e conectores. Para evitar problemas é necessário padronizar a utilização de símbolos e terminologias que serão adotadas.
Enterprise Architecture (EA) – A finalidade é modelar negócios por meio de fluxos de trabalho, fluxo de dados, uso de dados e aplicações conectadas aos fluxos. É baseada no domínio técnico, relacionando hardware e software ao negócio. Possui uma visão de nível mais alto, um modelo central. Permite observar como as atividades se conectam e como os dados fluem entre elas, porém não permitem a simulação ou decomposição em níveis mais detalhados.
Business Rules Management Systems (BRMS) – O foco é estabelecer as regras do negócio, formalizá-las e organizá-las, podendo demonstrar quem fará algo, o que será feito, quando será feito, por que será feito e como será feito e controlado. É um processo técnico que demanda treinamento e experiência. É preciso cuidado, pois regras muito complexas podem tornar o processo lento, devendo atentar-se às melhores práticas do processo.
Business Process Management Suite (BPMS) – É considerada a linguagem universal para notação em BPM. Tem a finalidade de reunir um pouco de cada uma das ferramentas vistas anteriormente, busca a modelagem de processo e fluxo de trabalho, a definição de regras e ainda permite a simulação das operações de cenários possíveis, a automatização de processos e ainda e ainda a avaliação de resultados baseada em acompanhamento de desempenho, monitoramento e controle de atividades.
Business Activity Monitoring (BAM) – Baseado no monitoramento e medição de desempenho das atividades de negócio, através do reporte do desempenho em tempo real, produz alertas de não conformidades que permitem adotar medidas corretivas para a resolução de problemas e a otimização e melhoria do processo.
Service Oriented Architecture (SOA) – A Arquitetura Orientada a Serviços nada mais é do que um conjunto de princípios de desenhos de infraestrutura que prove suporte para o BPMS. SOA é puramente Tecnologia da Informação, se dá através de interface e implementação de dados.
Enterprise Application Integration (EAI) – O EAI é um suporte na implementação da SOA. Cria modelos de comunicação, aceleradores, adaptadores entre o meio de comunicação e as aplicações em si, que são utilizados para acessar dados de sistemas legados, traduzindo dados de um certo formato para o formato utilizado na plataforma seguinte.
fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentario-da-prova-do-tre-pe-analista-de-ti-bd-e-bpm-68008-2/
-
Gabarito: E
parte 2 - explicação
Enterprise Repository – Também servindo de suporte ao BPMS é um repositório corporativo para a armazenagem de informações sobre o funcionamento da organização. Geralmente incluem conteúdos sobre o dono do processo, o que faz o processo, as ligações entre atividades, qual a tecnologia e o controle utilizados, os gatilhos e resultados esperados, os problemas mais comuns, capacidade, as métricas, as regras entre outros.
Agora vamos ver como essas tecnologias estão relacionadas com a implementação das atividades presentes em um fluxo de BPM.
tabela: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2017/03/23163109/tre-pe-figura01-q4.png
Analisando a tabela acima podemos visualizar que as tecnologias que auxiliam no mapeamento, modelagem e melhora de processos de negócio são BPA (business process analysis), EA (enterprise architecture) e repository. Desta forma podemos verificar nossa resposta na alternativa E.
fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentario-da-prova-do-tre-pe-analista-de-ti-bd-e-bpm-68008-2/