FUMAÇA BRANCA
Encontrada em carros com motor aquecido, pode ser resultado da presença de liquido do radiador. Esse sintoma geralmente é provocado pela passagem de água através da junta do cabeçote defeituosa, que acaba atingindo a câmara de combustão e finalmente sai pelo escape. Também, o fluído de freio pode ser queimado pelo motor graças a um conjunto de defeitos no cilindro mestre e no servo freio, onde o fluido vaza do cilindro e ao se depositar em um servo freio (hidrovácuo) furado, este passa a ser admitido pelo motor graças ao vácuo gerado pelo motor e conseguentemente a fumaça gerada pela queima do fluído de freio é branca.
FUMAÇA PRETA
A mistura rica de combustível conhecida como “excesso” é a culpada pela fumaça preta, pois o combustível acaba sendo queimado no escapamento aquecido. Essa fumaça é acompanhada por um forte cheiro, e pode ser resolvida com uma revisão no sistema de injeção eletrônica ou mesmo do carburador.
FUMAÇA AZULADA
A fumaça azulada é a mais preocupante, pois indica a queima de óleo lubrificante, e o consumo de óleo pode ser tão grande que o seu nível pode baixar muito rápido e provocar a falta de lubrificação do motor. Essa queima ocorre por desgaste em anéis, retentores de válvulas, ventilação de motor obstruída, defeitos em turbinas ou outros problemas, e pode ser necessário até mesmo a realização de uma retifica de motor entre outros!