SóProvas


ID
2377504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes desejados para o exercício de cargos, funções, papéis ou espaços ocupacionais caracteriza a modalidade de competência

Alternativas
Comentários
  • RABAGLIO (2001, p.8), define por Competência “um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia determinadas tarefas em qualquer situação”.

     

    Para CARBONE, et al, (2006) a competência não é somente o conjunto de Gestão de Pessoas nas Organizações Andréia Ribas e Cristiana Duran conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para exercer determinada atividade, mas também o desempenho expresso em comportamentos e realizações decorrentes da aplicação deste conjunto.

  • Conhecimentos, habilidades e atitudes são componentes das competências individuais.

     

    O conceito de competências engloba a aplicação desses conhecimentos e habilidades no contexto do trabalho.

     

     

    "Competência Profissional - Combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes expressas pelo desempenho profissional."

    Fonte: http://www.tc.df.gov.br/app/biblioteca/pdf/AR500493.pdf

  • Ai você lacrou viu Louri França.... Até então não tinha achado nenhuma fundamentação que me convencesse que a letra C é realmente o gab. Marquei letra B e tomei bem lá.

  • questão confusa, pois a letra B e C expressam a mesma ideia, não há concenso entre o termo usado por autores, para muitos seria uma questao de denominação. Competencia  profissonal ( Zarafian, Pedro Carbone ) = Individuiais ( Dutra, Fernandes ). Esta foi a explicação do professor Casa do Concurseiro, Rafael Ravazolo

  • Entrei com recurso;

    Há duas alternativas corretas. Competências profissionais e individuais são termos usados por diversos autores como sinonimos. Não há uma distinção clara entre um e outro, porém é comum citar o CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) para designar as competências Individuais.

     

    Segundo Fleury e Fleury (2011) existem quatro níveis de competências Organizacionais: competências essenciais, competências distintivas, competências organizacionais e competências individuais. Para o mesmo autor, as competências individuais é umsaber agir (atitude) responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo” Fleury e Fleury, 2011, p. 34

     

    Seguindo a mesma linha de raciocínio, Chiavenato divide as competências em Essenciais, funcionais, gerênciais e individuais, sendo esta aquelas que as pessoas devem ter para que possam atuar com sucesso na organização. O citado autor as associa aos conhecimentos, habilidades e atitudes. Conforme Chiavenato (2008, p. 143), “competências individuais são as competências que cada pessoa deve contribuir e possuir para atuar na organização ou em suas unidades

     

    Para McClelland e Dailey (1972), a competência pode ser sintetizada como o conjunto de características individuais observáveis - conhecimentos, habilidades, objetivos, valores - capazes de predizer e/ou causar um desempenho efetivo ou superior no trabalho ou em outras situações da vida.

     

    No mesmo sentido, Parry conceitua competência individual como sendo “Um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com seu desempenho, que pode ser medido segundo padrões preestabelecidos, e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento.” (1996 apud OLIVEIRA; SANTOS E LOURENÇÃO, 2008, p. 193)

     

    Já Rabaglio diz que “A junção das competências, habilidades e atitudes (CHA) é tudo o que uma função/cargo de uma empresa exige para que o serviço/produto seja bem administrado e de boa qualidade.” (RABAGLIO, 2001). 

     

    -----------------------------------------------

     

    Anulada!

  • Desculpa, gente. Aqui o examinador beirou à FCC. Sério.

  • Essa questão foi anulada pela banca.

  • 52 (C) - JUSTIFICATIVA: Deferido com anulação. Há divergência na literatura que trata do tema abordado na questão.

  • Existem outras diferentes classificações de competências, como as descritas de acordo com Dutra (2004) e Silva (2005): 



    Competências essenciais: fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia; 



    Competências distintas: reconhecidas pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores; conferem à organização vantagens competitivas; 



    Competência de unidades de negócio: pequeno número de atividades-chave (entre três e seis) esperadas pela organização das unidades de negócio; 



    Competência de suporte: atividades que servem de alicerce para outras atividades da organização. Por exemplo: a construção e o trabalho eficientes em equipes podem ter grande influência na velocidade e qualidade de muitas atividades dentro da organização; 



    Capacidade dinâmica: condição da organização de adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente. 



    Essas categorias são importantes para discutir sua relação com as competências individuais. Com os tipos de competências citados acima não se pode pensar em competências individuais, mas sim ligadas às competências essenciais à organização. 



    Competência Individual: Muitos compreendem a competência como a soma dos conhecimentos, habilidade e atitudes (CHA), mas somente isso não assegura que a pessoa tenha competência para sua função, ela precisa estar comprometida com a empresa, com as suas tarefas a serem cumpridas e entregues no prazo necessário. 

     

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/os-diferentes-tipos-de-competencias/17342