-
Titulação é um processo físico para determinação da concentração em valores epecíficos de uma substância desconhecida.
-
Titulação é um método quantitativo de análise, ou seja, busca determinar a quantidade de determinado analito dentro de uma solução (tratando-se então de volumes, e não de massa). O analito é conhecido, o que não se sabe é a sua quantidade.
Dessa forma, se utiliza um reagente (titulante) de concentração conhecida, medindo qual é o volume necessário desse reagente para "igualar" à concentração do analito que se quer determinar. De posse desse dado, calcula-se a concentração do analito na solução a partir dos dados estequiométricos da reação que ocorreu.
-
Não é da composição e sim do teor.
-
A titulação é um tipo de análise volumétrica, em que é realizada a determinação da concentração de um soluto. Nessa análise, o volume de uma das soluções é conhecido e mede-se o volume de outra solução, necessária para que a reação aconteça. No geral, uma solução de concentração conhecida de reagente, chamada de titulante, é gotejada sobre uma solução de concentração desconhecida, o analito, pelo uso de uma bureta. A diferença entre as leituras do volume inicial e final (quando o ponto estequiométrico é atingido e a reação é completa) permite o cálculo do volume de titulante utilizado e a determinação da concentração do analito é feita através desse volume. Dessa forma, na titulação, a análise da composição é feita utilizando volume de uma solução reagente e não a massa, o que torna esse item incorreto.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Mede o volume para estimar a massa. Errado.