SóProvas


ID
2379367
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Transportes e Trânsito
Assuntos

As distâncias básicas de visibilidade que devem ser consideradas no projeto de uma via são as distâncias de visibilidade de parada, as de tomada de decisão, as de ultrapassagem e aquelas a serem respeitadas nas interseções e são determinadas através da fórmula geral:

d = 0,278Vt + 0,039 (V2 /j)

em que:

d = distância de visibilidade de parada (m)

V = velocidade

t = tempo de percepção e reação = 2,5 s

j = taxa de desaceleração (m/s2 ) = 3,4 m/s2

A velocidade a ser utilizada nos cálculos é a velocidade

Alternativas
Comentários
  • A American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO) define velocidade de projeto (ou velocidade diretriz) como a máxima velocidade que um veículo pode manter, em determinado trecho, em condições normais, com segurança.

    Fonte: http://www.topografiageral.com/Curso/capitulo%2006.php

     Manual de Projeto Geométrico de Travessias Urbanas

    DEFINIÇÕES

    Distância de visibilidade – extensão ao longo da via, visível ao motorista.

    Distância de visibilidade de parada – extensão da via à frente, que o motorista deve poder enxergar, para que, após ver um obstáculo que o obrigue à parada, possa imobilizar o veículo sem atingi-lo.

    Distância de visibilidade de ultrapassagem – extensão da via à frente, que o motorista deve poder enxergar antes da iniciar uma ultrapassagem, em uma via de duas faixas e mão dupla, para assegurar a bem sucedida conclusão da manobra e a não interferência com veículos se aproximando em sentido oposto.

    Eixo – linha de referência, cujo alinhamento sequencial projetado no plano horizontal define o traçado em planta, ou seja, a ele são referidos os elementos planimétricos da via.

    Eixo de rotação da pista – linha fictícia longitudinal à pista, mantendo constante, em cada trecho, seu afastamento horizontal e vertical do eixo; em torno dele a pista gira, desde a situação básica em tangente até a situação superelevada. Em muitos casos, coincide com o eixo da via. A ele se refere o greide da rodovia, nos casos em que eixo de rotação e eixo da rodovia não coincidem