SóProvas


ID
2379487
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A mãe de paciente em idade escolar, sexo masculino, procura a autoridade policial queixando-se que dois dentes anteriores do arco superior foram extraídos do paciente, sem a sua prévia autorização. Em sua defesa, o cirurgião-dentista afirmou tratar-se de dentes decíduos com ampla destruição e sem possibilidade de tratamento restaurador. O exame radiográfico mostra que, à exceção do terceiro molar, todos os dentes apresentam a coroa completa e apenas os incisivos centrais permanentes inferiores apresentam a raiz completa. 

Por solicitação do Sistema Judiciário, é necessária a atuação do

Alternativas
Comentários
  • quando nescessario o perito especializado e indicado pela justica para acompanhar o processo

  • "Em certas ocasiões, as autoridades judiciárias irão se servir de peritos não oficiais, são os chamados "Peritos Louvados". 

    Pode se tratar de exame para qual a organização pública não disponha de serviço próprio ou de localidade onde não há ainda repartição adequada ou, ainda, de assunto novo e controvertido, cujo o respeito o judiciário necessite de opinião de alto nível científico. 

    Sendo assim, o juiz, se socorrerá de profissionais que lhe mereçam confiança, para assimcumprir sua atividade judicante."

    Ou seja, nesse caso o perito deve ser um dentista, para que avalie o caso e veja se realmente deveria extrair ou não os dentes.