SóProvas


ID
2379598
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A mãe de paciente com 5 anos de idade, sexo feminino, relata um consumo frequente de doces pela criança, aliada à resistência em efetuar a escovação dos dentes, que é feita com dentifrício fluorado, três vezes ao dia. A mãe refere que sua filha tem uma boa condição de saúde bucal, sem ter apresentado lesões de cárie nos últimos 24 meses. A criança tem um bom estado de saúde geral e massa corporal de 20 kg. O exame clínico mostra biofilme visível nos dentes superiores e inferiores e lesões de cárie não cavitadas nas superfícies vestibulares dos incisivos inferiores da criança. 

O risco de cárie da paciente é

Alternativas
Comentários
  • A mãe informa que a criança não apresenta atividade de cárie nos últimos 24 meses, MAS A QUESTÃO DIZ, no último parágrafo, que o exame clínico mostra lesões de cárie (não cavitadas) nos incisivos inferiores (V) da criança. Dessa forma, se há atividade de cárie e, além disso, frequente ingestão de doces e resistência à escovação, existe alto risco à cárie.

  • Mas no enunciado diz que nos últimos 24 meses nao houve atividade de carie, então não seria essa a justificativa!!!

  • amãe que disse, mas na vdd ela tem , pois apresenta manchas brancas ativas

  • O que há de errado a asseritva C?

     

  • O enunciado diz que tem lesões de cárie não cavitadas (ou seja, mancha branca), que na grande maioria das vezes não vai ser diagnosticado pela mãe como cárie e por isso apesar da declaração da mãe a justificativa ta certa. O histórico de cárie é um importantíssimo fator preditivo pra cárie.

    O pH crítico é abaixo de 5,5.