SóProvas


ID
2379601
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A mãe de paciente com 5 anos de idade, sexo feminino, relata um consumo frequente de doces pela criança, aliada à resistência em efetuar a escovação dos dentes, que é feita com dentifrício fluorado, três vezes ao dia. A mãe refere que sua filha tem uma boa condição de saúde bucal, sem ter apresentado lesões de cárie nos últimos 24 meses. A criança tem um bom estado de saúde geral e massa corporal de 20 kg. O exame clínico mostra biofilme visível nos dentes superiores e inferiores e lesões de cárie não cavitadas nas superfícies vestibulares dos incisivos inferiores da criança. 

A aplicação de gel de flúor no consultório odontológico com a utilização de moldeira requer alguns cuidados, como

Alternativas
Comentários
  • A letra A está errada na parte que fala da "fluorose dentária", seria intoxicação por flúor.

    A letra B está errada no que fala em manter a criança deitada. Deitar a criança favorece a deglutição do flúor. A criança precisa estar na posição vertical.

    A letra C está errada porque deve-se usar pouco gel na moldeira. E, em caso de usar muito gel e haver deglutição, há possibilidade de intoxicação AGUDA.

    A letra D está errada porque cuspir o excesso de gel por 30 segundos é muito pouco.E a questão fala sobre cuidados com a ingestão do flúor, não sobre o fator de proteção do flúor e o que se deve ser feito para prolongar seu efeito.

    A dose provavelmente tóxica de um gel (1,23%) é 8,1g. GABARITO: E

  • Considerando que a dose provavelmente tóxica de flúor é  5mgF/ kg e que a criança pesa 20 kg, temos:

    5mgF __________________ 1kg

    Y______________________ 20 kg, Y=100mgF, passando para grama, temos Y=0,1 g de flúor. 

     

    Essa é a dose máxima que a criança pode consumir de flúor, agora considerando a concentração de fúor no gel, vamos calcular a dose máxima do gel na moldeira.

     

    A concentração de Flúor gel é de 12.300 ppm (parte por milhão) de flúor, logo temos:

    12.300 mgF _______________ 1.000.000 mg de gel, passando para unidade grama, temos:

    12,3gF __________________1.000g de gel

    0,1mg F ___________________ X, logo X=1.000 x 0,1 / 12,3  temos:

    X=100/12,3 logo X=8,13g de Flúor, essa é a DPT de gel flúor para criança de 20 kg.

  • a) Está incorreta, pois a fluorose dentária só pode ocorrer pela intoxicação crônica, ou seja, várias doses acima do limite por longos períodos.

  • Elaine Nayara, excelente explicação. Mas ao final no cálculo da quantidade de gel na moldeira o correto é 0,1g F - x,pois você já tinha transformado a concentração de flúor gel em grama, logo a dose máxima de flúor que a criança pode consumir também ficou em grama, acho que deve ter sido erro na digitação.

  • A assertiva dada como certa fala em 8,1 gramas de gel, contudo não seria 8,1 gramas de flúor considerando 1000g de gel? Sei que não muda em nada a metodologia de resolução. É apenas pra ver se entendi o raciocínio dos colegas.