SóProvas


ID
2380204
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

 Na teoria arquivística, um dos princípios fundamentais é o da proveniência ou princípio do respect des fonds, elaborado em 1841 pelo arquivista e historiador francês Natalys de Wally.
Sobre o princípio da proveniência e o fundo de arquivo, de acordo com Rousseau e Couture (1998), identifique abaixo as alternativas verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ).

( ) Fundo de arquivo é o conjunto de documentos criados e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa física ou moral ou por uma famí­lia no exercício de suas atividades ou das suas funções.

( ) De acordo com o princípio da proveniência, os arquivos de uma mesma proveniência não devem ser misturados com outros de outra proveniência e devem ser conservados sem considerar a sua ordem primitiva.

( ) A aplicação do princípio da proveniência e do fundo de arquivo maximiza o processo de gestão de documentos e favorece a recuperação da informação, pois leva o profissional arquivista a considerar documentos à peça em vez de conjuntos documentais.

( ) O princípio da proveniência se relaciona ao princípio da territorialidade. Este último estipula que os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos. Esse território pode ser um país, uma região administrativa ou até uma instituição.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    fundo = Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. 

    integridade arquivística = Objetivo decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações indiscriminadas.

    princípio da proveniência = Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo(1) produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

     

    Fonte: DBTA (2005)

  • (F) Existe o Fundo FECHADO, em que as atividades estão encerradas.

    (F) Devem ser conservados considerando sua ordem primitiva, de acordo com o Princípio da Ordem Original.

    (F) , pois leva o profissional arquivista a considerar documentos de conjuntos documentais em vez de à peça.

    (V)

  • ( ) Fundo de arquivo é o conjunto de documentos criados e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa física ou moral ou por uma famí­lia no exercício de suas atividades ou das suas funções.

    Como já citado pel ocolega acima, os fundos podem ser abertos ou fechados, quando os fundos são fechados, não ocorrem necessariamente no exercício das atividades ou funções

    ( ) De acordo com o princípio da proveniência, os arquivos de uma mesma proveniência não devem ser misturados com outros de outra proveniência e devem ser conservados sem considerar a sua ordem primitiva.

    Não devem ser misturados, porém deve ser conservada a sua ordem primitiva, ou ordem original.  

    ( ) A aplicação do princípio da proveniência e do fundo de arquivo maximiza o processo de gestão de documentos e favorece a recuperação da informação, pois leva o profissional arquivista a considerar documentos à peça em vez de conjuntos documentais.
     

    O conceito de fundo de arquivo contradiz o final da frase, já que um fundo é um conjunto de documentos de mesma origem ou teor. 

    ( ) O princípio da proveniência se relaciona ao princípio da territorialidade. Este último estipula que os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos. Esse território pode ser um país, uma região administrativa ou até uma instituição.

    Correto, preferencialmente os arquivos e fundos devem ser guardados nos locais onde foram originados. 

  • (F ) Fundo de arquivo é o conjunto de documentos criados e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa física ou moral ou por uma famí­lia no exercício de suas atividades ou das suas funções.

    (F ) De acordo com o princípio da proveniência, os arquivos de uma mesma proveniência não devem ser misturados com outros de outra proveniência e devem ser conservados sem considerar a sua ordem primitiva.

    (F ) A aplicação do princípio da proveniência e do fundo de arquivo maximiza o processo de gestão de documentos e favorece a recuperação da informação, pois leva o profissional arquivista a considerar documentos à peça em vez de conjuntos documentais.

    (V ) O princípio da proveniência se relaciona ao princípio da territorialidade. Este último estipula que os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos. Esse território pode ser um país, uma região administrativa ou até uma instituição.

     

     

     

  • ( ) Fundo de arquivo é o conjunto de documentos criados e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa física ou moral ou por uma famí­lia no exercício de suas atividades ou das suas funções.

    Procurando qual o erro da primeira alternativa, não cheguei a nenhuma conclusão.

    Em minha opinião esse negócio de fundo fechado e aberto é forçar muito a barra. Não justifica o erro. Tanto é que prof. Elvis Miranda corrigiu essa alternativa e deu como correta (fonte: curso PCSC - grancursos, 2017). Já o prof. Ronaldo Fonseca analisou como errada, segue a justificativa: "Um  fundo  de  arquivos  é  um  conjunto  de  documentos  orgânicos.  Quando  falamos  de  um documento orgânico, estamos falando de um documento criado no decorrer das atividades de uma instituição, pessoa ou família. Certamente a moral não entra nesse conceito. Nem foi tão difícil, não é?" ( Fonte: PDF Estratégia, curso PCSC, 2017).

    Não contente com essas justificativas, procurei no google e cheguei a uma prova realizada pela Universidade Federal Fluminense (2009). Segue a questão 2: "No plano canadiano, o fundo de arquivo corresponde à definição seguinte: “conjunto de documentos de qualquer natureza reunidos automática e organicamente, criados e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa física ou moral ou por uma família no exercício das suas atividades ou das suas funções”. Para melhor compreender a amplitude desse conceito, analise cada parte que o constitui." (fonte: http://www.coseac.uff.br/transferencia/2009/provas/Transferencia_UFF_2009_Arquivologia.PDF). Na fonte que postei há o gabarito, ou seja, uma análise pormenorizada do conceito (diga-se correto). Vale a pena dar uma olhada!

    O conceito, fora o "de qualquer natureza reunidos automaticamente e organicamente", está idêntico a prova da FEPESE. O erro da questão seria a ausência "de qualquer natureza"? Bom, fica aqui minha reflexão quanto à essa alternativa.

     

  • Vamos analisar os itens um por vez:

    I - Fundo de arquivo é o conjunto de documentos acumulados por uma entidade (instituição, pessoa ou grupo de pessoas) no exercício de suas funções. "pessoa moral" não pode ser uma entidade. Errado.
    II - O princípio da Proveniência determina que os documentos de arquivo de determinada entidade não podem ser misturados aos documentos de outra entidade. Além disso, a organização desse conjunto deve considerar a ordem primitiva, ou seja, a organização que os mesmo tinha quanto estavam nos setores de trabalho. Errado.
    III - O princípio da Proveniência tem relação direta com a formação do arquivo, mas não com a sua gestão. Neste caso, a relação é com a Teoria das Três Idades. Errado.
    IV - O princípio da Proveniência se relaciona com a entidade de origem dos documentos, e o da Territorialidade, com a jurisdição (local de atuação) dessa entidade. Ou seja, além de trazer informações sobre a entidade, o documento também traz informações sobre o local de produção. Correto.

    Então somente está correta a ultima afirmação.

    Gabarito do professor: Letra "D"
  • acho que o gabarito correeto seria VFFV

     

  • Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos:

     

    A Proveniência é também conhecida por Princípio de Respeito aos Fundos, constituindo-se no próprio fundamento da arquivística, ao garantir a integridade documental.


    É a observância a este princípio que garante uma das ações basilares na gestão arquivística: a constituição dos fundos de arquivo.

    Trata-se, pois, da base para a classificação da gestão arquivística contemporânea, sendo o seu princípio seminal.

    Segundo este princípio, todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora (entidade, órgão ou pessoa física) devem ser mantidos em um mesmo fundo(= conjunto documental).

     

    De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, trata-se do princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.


     Há autores que consideram duas acepções para o Princípio da Proveniência. A acepção básica - ou a de 1° grau - é a ora apresentada, e refere-se ao respeito aos fundos. A acepção secundária - ou a de 2° grau - refere-se ao Princípio do Respeito à Ordem Original.


    Este é o mais importante princípio da Arquivologia. Ele afirma que os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa.


    O arquivo deve refletir a organização e funcionamento de seu produtor. razão pela qual não deve ser alterado (ter documentos retirados ou acrescidos de forma indevida. ou misturados com os de outras pessoas ou instituições). Ao conjunto arquivístico de uma pessoa ou entidade chamamos de "fundo arquivístico".

     

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.02Parte superior do formulário

  • A primeira assertiva me fez ficar na dúvida, então resolvi a questão somente com as demais opções. No entanto, ao pesquisar na literatura, acredito que a primeira opção foi retirada do livro de Rousseau e Couture, Os Fundamentos da Disciplina Arquivística, página 91.

    "No plano canadiano, o fundo de arquivo corresponde à definição seguinte: conjunto de documentos de qualquer natureza reunidos automática e organicamente, criados e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa física ou MORAL ou por uma família no exercício das suas atividades ou das suas funções."

    Acredito que o item esteja errado por estar incompleto. Não há sentido em falar de erro relacionado a fundo aberto e fechado, nem em relação à pessoa moral, já que o conceito a aborda.

    Em relação às demais alternativas, já foram contempladas pelos colegas.