SóProvas


ID
2380228
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A gestão arquivística de documentos é essencial na sociedade contemporânea. Pautado pela literatura arquivística é correto afirmar:
1. Os documentos inativos que não adquiriram um valor secundário devem ser eliminados.
2. A fim de acelerar o tratamento dos documentos inativos, as próprias unidades administrativas eliminam esse tipo de documentos, pois basta conhecimento do valor primário, não havendo, portanto, a necessidade de aplicação de normas que só burocratizam o processo.
3. Uma boa organização dos arquivos correntes gera uma quantidade importante de vantagens, tais como o aumento da eliminação dos documentos na fonte e a diminuição do volume documental total. Contudo, não otimiza os procedimentos nos arquivos intermediários e permanentes.
4. Do conjunto dos documentos criados por uma organização no âmbito das suas atividades, alguns adquirem um valor de testemunho a partir da sua criação, outros, apenas quando atingem o estado de completa inatividade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Letra A. 

    Na 2, A fim de acelerar o tratamento dos documentos inativos (São os arquivos permanentes, então não podem ser eliminados), as próprias unidades administrativas eliminam esse tipo de documentos (Não podem, e além disso, a eliminação de documentos tem que ser autorizada pela entidade arquivístca pública competente), pois basta conhecimento do valor primário, não havendo, portanto, a necessidade de aplicação de normas que só burocratizam o processo.

    Na 3, Uma boa organização dos arquivos correntes gera uma quantidade importante de vantagens, tais como o aumento da eliminação dos documentos na fonte e a diminuição do volume documental total (Certo). Contudo, não otimiza os procedimentos nos arquivos intermediários e permanentes (otimiza sim, na verdade é parte essencial para um boa gestão de documentos, por isso ERRADO).

  • Eliminar significa destruir os documentos que, na avaliação, foram considerados sem valor para guarda permanente.

    A eliminação deve ser precedida da elaboração da listagem, do edital de ciência de eliminação e do
    termo de eliminação, de acordo com a legislação vigente, e deve obedecer aos seguintes princípios:


    • a eliminação deve sempre ser autorizada pela autoridade arquivística na sua esfera de competência;
    • os documentos arquivísticos que estiverem pendentes, sob litígio ou investigação não podem ser destruídos;
    • a eliminação deve ser realizada de forma a impossibilitar a recuperação posterior de qualquer informação
    confidencial contida nos documentos eliminados, como, por exemplo, dados de identificação pessoal
    ou assinatura;
    • todas as cópias dos documentos eliminados, inclusive cópias de segurança e cópias de preservação,
    independentemente do suporte, devem ser destruídas.

  • Acertei mas descordo da A, pois os documentos, podem ser eliminados, caso não se tornem secundários, e irem direto para o Arquivo permanente; os mesmos podem ter valor histórico ou testemunhal sem a necessidade de se tornarem secundários.

     

  • 1. Os documentos inativos que não adquiriram um valor secundário devem ser eliminados. SE ADQUIRIR O VALOR SECUNDÁRIO AÍ NÃO PODE MAIS SER ELIMINADO.

    2. A fim de acelerar o tratamento dos documentos inativos, as próprias unidades administrativas eliminam esse tipo de documentos, pois basta conhecimento do valor primário, não havendo, portanto, a necessidade de aplicação de normas que só burocratizam o processo. FALSA

    3. Uma boa organização dos arquivos correntes gera uma quantidade importante de vantagens, tais como o aumento da eliminação dos documentos na fonte e a diminuição do volume documental total. Contudo, não otimiza os procedimentos nos arquivos intermediários e permanentes. FALSA

    4. Do conjunto dos documentos criados por uma organização no âmbito das suas atividades, alguns adquirem um valor de testemunho a partir da sua criação, outros, apenas quando atingem o estado de completa inatividade. VERDADE