SóProvas


ID
2380240
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A gestão de documentos de arquivo deve ser realizada considerando-se os princípios arquivísticos.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos princípios arquivísticos fundamentais apresentados por Bellotto (2006).
( ) Um dos princípios que pode ser considerado fundamental em qualquer atividade arquivística é o princípio da organicidade, segundo o qual o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
( ) Os arquivos espelham a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas. Essa definição refere-se ao princípio da cumulatividade.
( ) De acordo com o princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística, não obstante sua forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
( ) Segundo o princípio da unicidade, arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados, no arquivo, a outros de origem distinta.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • A primeira se refere ao princípio da cumulatividade. (E)

    A segunda se refere ao princípio da organicidade (E)

    A terceira se refere ao princípio da unicidade (E)

    A última tentou confundir com o princípio da unicidade, mas se refere ao princípio da proveniência (E)

    Letra E

     

  • (F ) Um dos princípios que pode ser considerado fundamental em qualquer atividade arquivística é o princípio da organicidade, segundo o qual o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica. Princípio da Cumulatividade: O Arquivo é definido como uma formação progressiva, natural e orgânica. (Acúmulo natural de documentos).

    (F ) Os arquivos espelham a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas. Essa definição refere-se ao princípio da cumulatividade. Princípio do Respeito pela Ordem Original (Organicidade) Refletem o que a instutição é.

    ( F) De acordo com o princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística, não obstante sua forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos. Princípio da Unicidade: Os documentos de arquivo devem conservar o seu caráter único, em função do seu contexto de produção, independente de sua forma, gênero, tipo pu suporte.

    (F ) Segundo o princípio da unicidade, arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados, no arquivo, a outros de origem distinta. Princípio da Proveniência: Também chamado de princípio de respeito aos fundos. os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda do documento.

  • Organicidade: Os documentos refletem de alguma maneira a atividade exercida na organização tanto externa como internamente. 

    Indivisibilidade: O documento não pode ser destruido, alterado ou dividido de maneira não autorizada. Deve preservá-lo de forma original.

    Unicidade: Deriva da proveniência, diz que o documento é único e tem valor único para a organização. 

    Cumulatividade: Os documentos vão se acumulando.

  • F - F - F - F 

  • GAB Letra E

    (F) Princípio da Organicidade / CORRETO: PRINCÍPIO DA CUMULATIVIDADE

    (F) Princípio da Cumulatividade / CORRETO: PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE

     

    (F) Princípio da Indivisibilidade / CORRETO: PRINCÍPIO DA UNICIDADE

     

    (F) Princípio da Unicidade / CORRETO: PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA

    Bons estudos! :)