-
RESPOSTA: LETRA B)
CONHECIMENTO - É O SABER
HABILIDADE - É SABER FAZER
ATITUDE- - É O QUERER FAZER.
-
Onde q ta escrito que ele n quis fazer? Cada uma...
-
que bosta. Onde tem dizendo que ele não quis fazer?
-
A questão fala no final: "considerando que o servidor supriu a lacuna identificada na avaliação". Logo, ele tinha conhecimento e habilidade, que era o que lhe faltava no enunciado da questão. Sobrou apenas, atitude.
-
No início fala da lacuna para preencher.
-
CONHECIMENTO - É O SABER (aspecto técnico)
HABILIDADE - É SABER FAZER (aspecto técnico)
ATITUDE- - É O QUERER FAZER (aspecto comportamental)
"O servidor se matriculou em um curso de elaboração de relatórios e planilhas" - Ele adquire o conhecimento.
"O curso foi concluído com sucesso pelo servidor, o qual recebeu o certificado, com a carga horária de 50 horas." - Ele adquire a habilidade.
Tal qual um exercício de Raciocínio Lógico, quando se adquire o conhecimento e habilidade, a não-execução de uma tarefa só pode ser atríbuida a sua atitude (ou melhor, sua não-atitude). Trata-se do livre-arbítrio do profissional em decidir se irá exercitar a habilidade de um determinado conhecimento para realizar uma atividade.
-
"... e considerando que o servidor supriu a lacuna identificada na avaliação", logo ele tinha competência, habilidade e conhecimento para efetuar o relatório, não concluiu porque não quis.
-
Questão tranquila e boa para entender o CHA.
Fácil para quem já sabia e excelente para quem inicia os estudos!!!
-
E por que não seria falta de habilidade? Ele pode ter adquirido conhecimento no curso, mas a habilidade ele só iria adquirir na prática.
-
Ana Trindade, o enunciado do texto informa que "propôs um plano de ação para eliminar a lacuna existente entre as atribuições do cargo e as competências e habilidades que o servidor possui", e no final do enunciado informa que o servidor cumpriu a lacuna existente. Conclui-se com isso, que o problema de competência e habilidade foram resolvidos, mas a atitude não. Por isso o gabarito é a falta de atitude.
-
Na verdade, acredito que os colegas estejam vendo essa questão de maneira equivocada. Dependendo da forma com que se interpreta, é possivel chegar ao gabarito diferentemente do que foi explicado pelos colegas. Se formos olhar os quatro niveis de avaliação de treinamento de Kirkpatrick, percebe-se que nesse caso o servidor ficou no nivel do Aprendizado. Ele aprendeu, mas não aplicou . Tanto que para ele chegar no nivel seguinte, ele deveria ter o conhecimento e aplicado o conteudo que gera impacto (a pessoa precisa querer mudar, saber o quê e como mudar, trabalhar em um clima correto, e ser premiada pela mudança).
Chefe desse servidor não pode simplemeste aplicar um treinamento e achar que todos os problemas de competencia estão resolvidos.
Vejam (Ribas e Salim, p. 245, 2013). :
Nível 1: reação
Neste primeiro nível, mensura-se a reação dos participantes ao programa de treinamento. Kirkpatrick (1976) descreve este nível como a medida de satisfação dos treinandos. A reação dos participantes é a mensuração imediata da satisfação dos clientes e envolve a avaliação do instrutor, do ambiente, do material didático e da execução do treinamento, entre outros.
Nível 2:
aprendizado
Kirkpatrick (1976) define aprendizado, em consequência de o indivíduo ter participado do curso, como: mudança na forma de perceber a realidade e/ou aumento de conhecimentos e/ou aumento de habilidades. Na aprendizagem ocorre, portanto, alteração da forma de perceber a realidade, aumento dos conhecimentos e melhoria das habilidades.
Nível 3: comportamento
(impacto)
Este nível é definido como a extensão da mudança de conduta e de procedimento que ocorre porque a pessoa participou do treinamento. Para que essa mudança de comportamento ocorra, quatro condições são necessárias:
1. A pessoa precisa querer mudar;
2. A pessoa precisa saber o quê e o como mudar;
3. A pessoa precisa trabalhar num ambiente com o clima correto;
4. A pessoa precisa ser premiada pela mudança.
(...)
-
Acredito que seja a Letra : B
Porque conhecimento e habilitades ele adquiriu no curso de formação.
Será a falta de atitute, que é um comportamento pessoal.
-
Mas o enunciado da questão diz que a tarefa não foi concluída, não que o servidor se recusou a fazer. Questão péssima
-
Muito subjetivo. Bosta.
-
Eu marquei a letra C.
Analisando os comentários dos colegas, realmente, faltou proatividade por parte do servidor, ele já tinha o conhecimento, então ele deveria pelo menos ter tentado elaborar a planilha.....eu entendi dessa forma.
Uma questão bem chatinha e ambígua.
-
Foi mostrado no resultado da avaliação de desempenho que o assistente administrativo não tinha as habilidades e competências para fazer os relatórios. O assistente fez o curso e conquistou o certificado, logo, o próprio, agora, já possui o conhecimento e as habilidades para fazer os relatórios, então o diretor pediu para o assistente fazer os relatórios, só que o assistente não fez.
Conhecimento: saber o que fazer.
Habilidade: saber como fazer.
Atitude: querer fazer.
Competência = Conhecimento + Habilidade + Atitude.
Como dito anteriormente, ele fez o curso e conquistou o certificado, logo, já possui o conhecimento e a habilidade, como o diretor pediu para ele fazer os relatórios e ele não fez; portanto, faltou no assistente atitude.
GAB B