SóProvas


ID
2382133
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Ser multitarefas é coisa do passado: a ordem agora é priorizar, diz autora 

  Montar listas se tornou, além de um hábito, um truque que aumentou o rendimento profissional da produtora de televisão americana e especialista em produtividade Paula Rizzo, 36. 
  Ela é autora do livro “Listomania: Organizando Pensamentos” (Editora DVS, 140 págs., R$ 19,20), em que compartilha métodos para organizar o fluxo de tarefas do trabalho e de casa. Segundo Rizzo, com as listas é possível planejar reuniões e até criar um plano de carreira. 
  Como primeiro passo, a autora aconselha colocar todas as ideias no papel, separá-las por categorias e saber priorizar e descartar alguns itens, quando necessário. Para ajudar, vale usar um caderninho ou lançar mão de aplicativos para smartphone.
  Não há um método único ou fórmula mágica. “É preciso testar o que funciona melhor e adaptar o modelo ao seu dia a dia”, disse. […]
(Folha de S. Paulo, 11 dez. 2016)

Na sequência da entrevista, Rizzo dá a seguinte resposta (aqui editada sem pontuação) sobre os erros de organização:

Uma sugestão é separar os afazeres mas deixá-los próximos do lado direito coloque os itens do trabalho e do lado esquerdo os de casa sempre no mesmo caderno ou aplicativo assim você cria uma espécie de “mapa da vida’ e não se perde mais.

Assinale a alternativa em que a resposta foi pontuada adequadamente.

Alternativas
Comentários
  • Bom dia! Gabarito correto é letra D


    ►d) Uma sugestão é separar os afazeres, mas deixá-los próximos. Do lado direito, coloque os itens do trabalho e, do lado esquerdo, os de casa, sempre no mesmo caderno ou aplicativo. Assim, você cria uma espécie de “mapa da vida’ e não se perde mais

  • Eu iria marcar a letra D, pois era a mais correta, mas quando vi essa aspas do "mapa da vida' marquei errado!!!!

     

    não existe esse tipo de aspas mista que está na questão, ou erro da banco ou do qc!!

  • Letra D.

     

    Foi erro da banca Yan quanto às aspas, na prova eles redigiram errado, mas o gabarito dado por eles realmente é a letra D.

  • É NECESSÁRIO o uso da vírgula nos casos que a conjunção coordenativa é copulativa( adititva) e se seguir, por exemplo, de uma oração intercalada.

    Atente na frase: «a conversa azedou e, disse-me ele, não ficou por ali». A vírgula é aqui obrigatória!

    fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/virgula-depois-de-e/3717

  • No caso de conjunção coordenativa aditiva a vírgula não seria antes do e?

  • Assim= conjunção conclusiva

    Separa orações coordenadas sindéticas conclusivas

    Obrigatória- Se deslocadas para qualquer parte da oração

    Facultativa- Ao iniciar período

    Fonte: Gramática Fernando Pestana

  • Não cheguei nem a considerar a letra D por conta dos aspas.

  • Nenhum comentário aqui foi capaz de ajudar..... Pelo amor de Deus....

  • A única alternativa que possuí aspas simples (igual ao enunciado) é a correta. Que coisa hem!

  •  “mapa da vida’ e não se perde mais. Sacanagem.....

  • Me confundi por causa dessas aspas.

  • essa acertiva D fez muita gente errar ,apens por causa do erro de digitaçao da banca

  • Aspas acabando com a vida do concurseiro aqui!

  • A) Uma sugestão é separar os afazeres, mas deixá-los próximos. Do lado direito: coloque os itens do trabalho e, do lado esquerdo os de casa, sempre no mesmo caderno ou aplicativo. Assim, você cria uma espécie de “mapa da vida” e não se perde mais. - uso errado dos dois pontos.

     

    B) Uma sugestão é separar os afazeres: mas deixá-los próximos do lado direito. Coloque os itens do trabalho e, do lado esquerdo, os de casa, sempre no mesmo caderno ou aplicativo. Assim, você cria uma espécie de “mapa da vida” e não se perde mais. - uso errado dos dois pontos, além do ponto final após "direito", separando erroneamente o adjunto adverbial.

     

    C) Uma sugestão é separar os afazeres, mas deixá-los próximos. Do lado direito, coloque os itens do trabalho e do lado esquerdo, os de casa, sempre no mesmo caderno ou aplicativo, assim você cria uma espécie de “mapa da vida” e não se perde mais. - adjunto adverbial deslocado, mas sem vírgulas.

     

    D) Uma sugestão é separar os afazeres, mas deixá-los próximos. Do lado direito, coloque os itens do trabalho e, do lado esquerdo, os de casa, sempre no mesmo caderno ou aplicativo. Assim, você cria uma espécie de “mapa da vida’ e não se perde mais. - Gabarito.

    Conforme o Manual de Redação da Câmara dos Deputados, as aspas simples são utilizadas para uma expressão que já esteja dentro de outra já aspeada (por ex: eu coloco uma citação de um autor no meu texto, em que esse autor repete as palavras de uma médica dos EUA. As palavras da médica coloco entre aspas simples ' e a do autor em dupla ").

    Há uma ORIENTAÇÃO para evitar o encontro de aspas duplas com simples (como essa da alternativa), tendo em vista não ser visualmente favorável.

    Em resumo, não há uma regra absoluta para a utilização das aspas (como diversas outras divergências dentro da gramática), havendo inclusive regras diferentes a depender da língua e do país.

    De toda forma, dá a entender que houve erro de digitação da banca, pois em todas as outras alternativas as aspas não foram misturadas, mas gramaticalmente está correta, só não muito "visualmente favorável'..

     

    E) Uma sugestão é separar os afazeres. Mas deixá-los próximos. Do lado direito, coloque os itens do trabalho e, do lado esquerdo, os de casa. Sempre no mesmo caderno ou aplicativo. Assim, você cria uma espécie de “mapa da vida”. E não se perde mais. - o texto fica bem truncado, cheio de pausas, sem fluidez. Mas gramaticalmente, só vejo erro na separação do adjunto adverbial acima.

    Força a todos! Qualquer erro, manda msg!

     

  • Pessoal é muito perfeccionista. Tenta achar pelo em ovo.

  • Em 29/10/20 às 09:57, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 17/10/20 às 20:22, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

  • gab D

    Uma sugestão é separar os afazeres, mas deixá-los próximos. Do lado direito, coloque os itens do trabalho e, do lado esquerdo, os de casa, sempre no mesmo caderno ou aplicativo. Assim, você cria uma espécie de “mapa da vida’ e não se perde mais.

    esses dois termos de azul são adjuntos adverbiais deslocados. Maiores de 3 palavras. as vírgulas são deles.

    faça o teste, releia a frase pulando os termos de azul. Veja q são desnecessários. =)

  • AVANTE PM-PR!!!