SóProvas


ID
2382145
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo é referência para a questão.

O que é e onde fica o mesentério, o ‘novo’ órgão do corpo humano identificado por cientistas 
 
   A primeira menção ao mesentério publicamente conhecida foi feita por Leonardo da Vinci em um de seus escritos sobre a anatomia humana no início do século 16.
  Mas essa parte do corpo, que até bem pouco tempo era considerada apenas um ligamento do aparelho digestivo, acaba de ser reclassificada.
  Ao fim de um estudo que durou mais de seis anos, cientistas acreditam agora que a estrutura é, na verdade, um órgão único e contínuo.
 Trata-se, portanto, da mais nova descoberta no corpo humano.
  “A descrição anatômica de cem anos atrás era incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado; é uma estrutura simples, contínua e única”, assinalou J. Calvin Coffey, pesquisador do University Hospital Limerick, na Irlanda, responsável pela equipe que realizou a descoberta.
  A reclassificação foi publicada em um artigo assinado por Coffey e por seu colega Peter O’Leary na prestigiada revista científica The Lancet Gastroenterology & Hepatology.
  “No estudo, que foi revisado e aprovado por colegas, dizemos que agora temos um órgão no corpo que até esta data não era reconhecido como tal”, assinalou Coffey. […]
(BBC Brasil, 4 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em 7 jan. 2017.)

A expressão “esta parte do corpo” refere-se:

Alternativas
Comentários
  •   A primeira menção ao mesentério publicamente conhecida foi feita por Leonardo da Vinci em um de seus escritos sobre a anatomia humana no início do século 16.  Mas essa parte do corpo, que até bem pouco tempo era considerada apenas um ligamento do aparelho digestivo, acaba de ser reclassificada.

    Gabarito: C

  • É uma questão fácil, porém o texto não contém a expressão "esta" e sim "essa".... Deveriam anular a questão! 

  • Mesentério: é um órgão do corpo humano, que consiste numa dobra dupla no revestimento interno abdominal (peritônio), e tem a principal função de manter a união entre o intestino e a parede do abdômen, além de permitir a irrigação sanguínea das vísceras.

  • Os estagiários do QC digitaram errado. O certo é “essa parte do corpo” e não “esta parte do corpo”

    TEXTO: A primeira menção ao mesentério publicamente conhecida...  Mas essa parte do corpo,...

  • não sei que é pior, a galera da Funpar ou o pessoal do Qc.

  • Fala galera !

    Os pronomes da família "SS" (Esse...) fazem referência anafórica (para um termo anterior)

    Os pronomes da família "T" (Este...) fazem referência catafórica (para um termo posterior)

    No caso acima, vamos retirar a oração intercalada para facilitar...

    "A primeira menção ao mesentério publicamente conhecida foi feita por Leonardo da Vinci em um de seus escritos sobre a anatomia humana no início do século 16. Mas essa parte do corpo, que até bem pouco tempo era considerada apenas um ligamento do aparelho digestivo, acaba de ser reclassificada. "

    "A primeira menção ao mesentério publicamente conhecida foi feita por Leonardo da Vinci em um de seus escritos sobre a anatomia humana no início do século 16. Mas essa parte do corpo, [...], acaba de ser reclassificada. "

    Reparem - Mas essa parte do corpo - o pronome da família "SS" é uma referência a termo anterior. QUE PARTE DO CORPO FOI RECLASSIFIADA ? O mesentério.

  • Avante PMPR! #Pertenceremos!