Características do cadáver enforcado:
# A cabeça pende sempre para o lado oposto ao nó;
# Rigidez cadavérica mais tardia
# Hipostases na metade inferior do corpo (o sangue acumula-se nas veias situadas nas posições de maior declive)
# Turgescência peniana e ejaculação --- essa eu não imaginava!!!
# Otorragia (as vezes)
GRECO, Rogério (Coord.). Medicina Legal à Luz do Direito Penal e Direito Processual . Pena: teoria resumida/ Willian Douglas Resinente dos Santos, Lélio Braga Calhau, Abrouch Valenty, Krymchantowki, Roger Ancillotti, Rogério Greco. 9ª ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2010
– O ENFORCAMENTO é a modalidade de asfixia mecânica determinada pela constrição do pescoço por um laço cuja extremidade se acha fixa a um ponto dado, agindo o próprio peso do indivíduo como força viva.
– Principalmente suicida, o enforcamento poderá ser homicida ou acidental, lembrando-se, ainda, que época houve em nosso país em que foi suplicial.
– O sulco, em geral único, é descontínuo e desigual em profundidade, oblíquo ascendente, tumefeito e violáceo, situado comumente por cima da laringe, escoriando ou lesando a pele.
– O corpo que apresenta marca reta na horizontal, chamada SULCO, sugere estrangulamento.
– Nos presídios é comum o interno sofrer uma pancada na cabeça para desacordar e diminuir a resistência da vítima, em seguida ser estrangulado.
– Fatores determinantes da asfixia (na ordem de frequência de mortes):
1º FATOR CIRCULATÓRIO;
2º FATOR NEUROLÓGICO e por último o fator respiratório, que só predomina na ESGANADURA (no enforcamento e estrangulamento predominam os dois primeiros).
– No ENFORCAMENTO o sulco é oblíquo e supra laringe e supra hioide;
– No ESTRANGULAMENTO é horizontal, infra laringe e infra hioide.
– A RIGIDEZ CADAVÉRICA instala-se mais TARDIAMENTE no ENFORCAMENTO.
– As HIPÓSTASES e as EQUIMOSES post mortem, pela AÇÃO DA GRAVIDADE, localizam-se na metade inferior do corpo e, mais intensamente, na extremidade dos membros inferiores.
– Segundo foi corretamente apontado por Tourdes, no enforcamento ocorre putrefação seca na metade superior do corpo e úmida na parte restante.
– Se assim não for há que pensar em SIMULAÇÃO DE SUICÍDIO.
– Cabe, sem dúvida, essa mesma observação no que concerne à hipóstase e às equimoses post mortem, quando o corpo é suspenso imediatamente após o óbito.