- 
                                Segundo Chiavenato, em seu livro, “Teoria Geral da Administração”, Volume I, pagina 196, a eficácia é uma medida do alcance dos resultados, enquanto a eficiência é uma medida da utilização dos recursos nesse processo.
 
 Considerando esta definição, podemos deduzir que eficácia e eficiência não são a mesma coisa, são conceitos diferentes. Portanto ser eficaz é alcançar o objetivo de maneira eficiente ou desperdiçando os recursos que foram canalizados para perseguir aquele determinado objetivo.
 
 Por outro lado, ser eficiente é empregar os recursos reservados para o alcance de determinado objetivo da melhor maneira possível, sem desperdiçar nenhuma parte deste recurso, contudo podemos ser eficientes, mais não alcançar o objetivo pretendido pela empresa.
 
- 
                                Colegas,  O Djalma Oliveira diz que salvaguardar os recursos aplicados se refere à eficiência ,  já a maximização da utilização de recursos seria eficácia (que deve ser por isso que não pode ser a B)...mas eu realmente gostaria de entender essa maximização como eficácia! Força, foco e fé que dá certo!  
- 
                                Também não encontrei o erro da B. 
- 
                                Gab.: C
 
 Sobre a alternativa B: A eficiência direciona-se à maneira de se proceder, utilizando os recursos da forma mais rentável[econômica] possível.
 
 Meu entendimento:
 A rentabilidade(lucro) está relacionada aos objetivos da organização que, por sua vez se relaciona à eficácia.
 
- 
                                GAB:C   Segundo Chiavenato (2009), a eficiência é o consumo adequado dos insumos utilizados em determinado processo. Acredito que o erro da letra B é afirmar que o os recursos devem ser utilizados da forma mais rentável.  
- 
                                Eficiência é a melhor utilização dos recursos. Relacionado aos recursos. Atender o público sob o princípio da eficiência é promover o atendimento com domínio de conhecimento sobre a área de atuação e conhecer os caminhos para resolução dos problemas. virtude ou característica de (alguém ou algo) ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios. Peter Drucker, o pai da Administração moderna, define o termo da seguinte forma: "A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…"   Eficácia é atigir os resultados. Uma ação eficaz tende a maximizar a utilização dos recursos da organização.  Para Peter Drucker: "A eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial"     Efetividade é o impacto dos resultados dos objetivos. Relacionado ao impacto Parte superior do formulário Todos esses fatores formam um conjunto de elementos necessários para um bom atendimento. O atendente não é totalmente competente se não possui materiais para trabalhar, ou seja, um elemento complementa o outro. O atendente precisa ter domínio técnico do assunto associado à habilidade interpessoal. 
- 
                                A eficácia propõe-se a satisfazer uma necessidade da sociedade por meio dos respectivos produtos (bens ou serviços).   GAB-C 
- 
                                Eu marquei a B com todo gás :(  
- 
                                o gabarito não seria o conceito de efetividade? 
- 
                                Veja produto, como resultado. 
- 
                                Resposta meio "gambiarra", aquela coisa que na verdade não era para ser assim...mas...segundo a banca é a resposta!  
- 
                                Também marquei B. Achei bem estranho esse gabarito! 
- 
                                Marquei a B com toda prepotência kkkkkk foi a resposta mais marcada, tem mais que o dobro da letra C, que foi a segunda mais marcada.
                            
- 
                                a) incorreta, pois a racionalização na aplicação dos recursos disponíveis se refere ao conceito de eficiência, e não eficácia. b) incorreta, pois a eficiência não leva em conta a rentabilidade, mas o custo envolvido. c) correta, pois a eficácia envolve atingir objetivos ou metas. d) incorreta, pois o alcance de resultados se vincula à eficácia, e não à eficiência. e) incorreta, pois a eficiência é que está voltada aos métodos e procedimentos, e a eficácia é que dá ênfase ao planejamento (resultados).   Fonte: Profº Adriel Sá