Como a II e III estão corretas, tive que marcar a letra E.
Porém a opção I, ao meu ver, não está 100% correta.
O que diz a I:
I. A técnica de impressão digital genética, iniciou-se pela descoberta por Kary Mullis, em 1983, da reação em cadeia da polimerase (PCR), juntamente com a descoberta nos finais da década de 80 de repetições pequenas em série (STRs) - sequências repetitivas de 2-9 pb, também designadas por microssatélites.
Por que acho que está errada?
É verdade sim que o DNA fingerprinting (Impressão digital de DNA) se iniciou na década de 80 (1985 mais ou menos) com os estudos do inglês Alec Jeffreys. Porém, as impressões digitais do Alec Jeffreys eram os VNTR (variable number os tandem repeats) que são os minissatélites.
Posteriormente, foram descobertos os STRs e, por serem mais valiosos na discriminação e identificação humana, acabaram substituindo os VNTRs que hoje são obsoletos.
Mas... mesmo com esse erro da banca, dava pra acertar a questão na letra E.
bons estudos.
A questão aborda conceitos referentes às técnicas de identificação humana por meio do DNA, bem como em relação às metodologias utilizadas.
I. ERRADA. A técnica da PCR (polymerase chain reaction, ou reação em cadeia da polimerase) foi descrita primeiramente em 1983, por Kary Mullis. Essa técnica revolucionou a biologia molecular, pela sua capacidade de criar centenas de milhares de cópias de uma sequência específica do DNA em poucas horas. O primeiro microssatélite (unidade de repetição do DNA, com uma média de 2 a 7pb de comprimento) foi descrito em 1984, sendo que o termo "microssatélite" só foi cunhado no fim da década de 80. No entanto, a questão peca em afirmar que "a técnica de impressão digital genética" iniciou-se com o advento da PCR e dos microssatélites, quando na verdade esse termo foi cunhado devido ao uso dos VNTRs (variable Number tandem repeat), ou minissatélites, na identificação humana, antes mesmo do desenvolvimento da PCR.
II. CERTA. A identificação humana por técnicas de biologia molecular baseia-se na existência de trechos diferentes (polimórficos) nos DNAs dos indivíduos; a maior parte das sequências usadas, atualmente, encontra-se em regiões do DNA chamadas de não codificantes, ou seja, que não dão origem a produtos como enzimas ou proteínas.
III. CERTA. Sequências de DNA repetitivas são o que chamamos de repetições em tandem, e elas por ser do tipo satélites, minissatélite ou microssatélite (STR). É justamente a variação do número de repetições de cada sequência entre as pessoas que irá permitir a individualização humana.
Gabarito do professor: não há alternativa correta. Caberia recurso em relação ao item I, que não está totalmente correto.