-
Podia ter mais comentários de professores...
-
Analisando as afirmações:
1. CORRETO. Segundo Hercules, “STR: tipo de DNA satélite constituído por pequenas unidades de repetições com comprimento de dois, três ou quatro pares de bases.".
2. CORRETO. Segundo Hercules, “amplificação de DNA por reação em cadeia da polimerase. (...) A PCR é uma técnica (...) que possibilita a análise de uma região específica do DNA, por meio de amplificação bioquímica ou molecular de uma sequência-alvo (...)."
3. INCORRETO. Segundo Hercules, “SNP, polimorfismo simples, de apenas um único nucleotídeo, em um segmento de DNA."
HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, pgs: 82 e 83
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B
-
I - CORRETA: os STRs mais usados são os tetranucleotídeos. Unidades de repetição diméricas ou triméricas são muito abundantes, mas apresentam uma alta frequência de picos de stutter que interferem com a interpretação do genótipo.
II - CORRETA: os STRs são analisados por meio da técnica de PCR e os primers utilizados devem ser complementares às regiões que flanqueiam a região algo (repetições).
III - ERRADA: polimorfismos de comprimento não têm a ver com o comprimento do DNA. Polimorfismos de comprimento são polimorfismos onde a diferença reside no número de repetições de uma sequência em tandem (algumas regiões têm 2 repetições, outras 3 etc.).
-
Analisando as afirmações:
1. Os sítios mais populares de STR para uso forense contêm repetições tetranucleotídicas. CORRETO. Segundo Hercules, “STR: tipo de DNA satélite constituído por pequenas unidades de repetições com comprimento de dois, três ou quatro pares de bases.". Unidades de repetição diméricas ou triméricas são muito abundantes, mas apresentam uma alta frequência de picos de stutter que interferem com a interpretação do genótipo.
2. A região de DNA contendo o STR é amplificada pela PCR (reação em cadeia pela polimerase), usando iniciadores que são complementares para uma única (não repetitiva) sequência flaqueando as repetições. CORRETO. Segundo Hercules, “amplificação de DNA por reação em cadeia da polimerase. (...) A PCR é uma técnica (...) que possibilita a análise de uma região específica do DNA, por meio de amplificação bioquímica ou molecular de uma sequência-alvo (...)."
3.As sequências mais longas de DNA apresentam um grande grau de polimorfismo de comprimento na população humana. INCORRETO. Polimorfismos de comprimento não têm a ver com o comprimento do DNA. Polimorfismos de comprimento são polimorfismos onde a diferença reside no número de repetições de uma sequência em tandem
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B