B)microscopia de campo escuro, ocorre o inverso da M. de campo claro, o objeto apresenta se brilhantemente iluminado, em contraste com o fundo escuro.
C)Contraste de interferência diferencial (Nomarski). Semelhante à microscopia de contraste de fase, utiliza modificações ópticas para exagerar as diferenças na densidade; a imagem aparece quase em 3D.
D)Polarização: Esse microscópio apresenta dois prismas, ou filtros, chamados depolarizador e analisador. Esses filtros se posicionam entre a fonte de luz e o condensador (filtro polarizador) e entre a objetiva e a ocular (filtro analisador). Os filtros polarizadores promovem a seleção de apenas um plano de direção de vibração de ondas luminosas, conhecido por plano da luzpolarizada (PPL). Sob o efeito do PPL, os componentes macromoleculares birrefringentes (anisotrópicos) apresentam brilho colorido ou não, promovendoum realce destes materiais em detrimento a outros não birrefringentes(isotrópicos), que se distinguem em fundo escuro.
E)Fluorescência. Mostra os locais de moléculas específicas na célula pela marcação das moléculas com corantes fluorescentes ou anticorpos; algumas células têm moléculas que fluorescem por si só. As substâncias fluorescentes absorvem radiação ultravioleta e emitem luz visível.