-
GABARITO A
FERIMENTO DE ENTRADA FERIMENTO DE SAÍDA
forma arredondada (regular) forma irregular (rombo)
borda invertida borda evertida
possui as orlas e zonas não possuem orlas e zonas
o diâmetro é proporcional ao projétil o diâmetro é desproporcional
há pouco ou nenhum sangramento há muito sangramento
bons estudos
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia forense.
A lesão de saída das feridas produzidas por projéteis de arma de fogo tem forma irregular, bordas reviradas para fora, maior sangramento e não apresenta orla de escoriação nem halo de enxugo e nem a presença dos elementos químicos resultantes da decomposição da pólvora.
A forma dessas feridas é irregular (em forma de fenda ou de desgarro), e o diâmetro, maior que o do orifício de entrada, pois o projétil que sai não é o mesmo que entrou. Deforma-se pela resistência encontrada nos diversos planos e nunca conserva seu eixo longitudinal.
As bordas são reviradas para fora (evertidas), em virtude de a ação do projétil se processar em sentido contrário ao de entrada, ou seja, de dentro para fora.
São mais sangrantes pelo maior diâmetro, pela irregularidade de sua forma e pela eversão das bordas, permitindo, assim, um maior fluxo sanguíneo.
Não têm halo de enxugo, porque as impurezas do projétil ficam retidas através de sua passagem pelo corpo.
Não apresentam orla de escoriação em decorrência de sua ação no complexo dermoepidérmico, atuando de dentro para fora, a não ser que o corpo atingido pelo disparo esteja encostado em um anteparo e o projétil, ao sair, encontre resistência dos tegumentos (sinal de Romanese).
A) CERTO. Conforme características explicadas acima.
B) ERRADO. Todos os conceitos errados: a forma é irregular, e não regular; bordas são evertidas, e não invertidas; maior sangramento, e não menor sangramento; não apresentam halo de enxugo nem orla de escoriação.
C) ERRADO. A forma é irregular, e não regular.
D) ERRADO. As bordas são evertidas, e não invertidas, e apresentam maior sangramento.
E) ERRADO. A forma é irregular, e não regular, e não apresentam halo de enxugo nem orla de escoriação.
Gabarito do professor: Alternativa A.
-
Quando a lesão for transfixante, observa-se um segundo orifício, o orifício de saída, que apresenta,em regra, diâmetro maior do que o orifício de entrada. No mais, as bordas do orifício de saída costumam ser irregulares, dilaceradas e reviradas para fora. Para, Tocchetto, “no orifício de saída nunca será encontrada uma orla de enxugo, podendo excepcionalmente ser constatada uma orla de contusão ou orla de escoriação e orla equimótica” (TOCHETTO, 2011, p. 249). Excepcionalmente, é possível constatar um orifício de entrada e dois ou mais orifícios de saída. Isto ocorre quando o prejétil bate contra um osso, se fragmenta e, ao sair, cada fragmento produz um orifício de saída.
-
Característica do tiro encostado, forma irregular, borda evertidas, ausência de escoriações e enxugo.
-
Segue a diferenciação necessária entre as características do orifício de entrada e de saída causados por disparos de arma de fogo:
*Orifício de entrada: regular, invaginado, proporcional ao projétil e com orlas e zonas.
*Orifício de saída: dilacerado, evertido (bordas para fora), desproporcional ao projétil e sem orlas e zonas