SóProvas


ID
2384944
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação a lesões produzidas por temperatura, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O calor difuso compreende duas maneiras de atuação: insolação e intermação.

II. A classificação das queimaduras, em medicina legal, toma o mesmo princípio do critério clínico, ou seja, baseia-se na área corporal atingida.

III. Queimadura de primeiro grau, de acordo com a classificação de Hofmann, apresenta, além do eritema, vesículas ou flictenas, existindo em seu interior líquido amarelo-claro (Sinal de Chambert).

IV. Na perícia de mortes pelo fogo, para se saber se o indivíduo estava vivo ou morto no momento das chamas, analisa-se a presença de fuligem ao longo das vias respiratórias.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gab: LERTA E

     

    I- CERTO. O calor pode atuar de forma difusa ou direta. O calor difuso ocorre de duas maneiras: a insolação e a intermação.

     

    II -ERRADO. A classificação das queimaduras, em Medicina Legal, toma como princípio a profundidade das lesões, ao contrário do critério clínico, que se baseia na área corporal atingida.

     

    III- ERRADO.  Na queimadura de primeiro grau, apenas a epiderme é afetada pela vasodilatação capilar, como, por exemplo, nas queimaduras por raios solares. A pele conserva-se íntegra.

     

    IV- CERTO. Primeiramente, devem-se procurar, no corpo, outras lesões distintas das queimaduras; em seguida, ter-se a certeza de que o indivíduo respirou na duração do incêndio, pela pesquisa do óxido de carbono no sangue e pela presença de fuligem ao longo das vias respiratórias conhecido como sinal de Montalti.

     

    Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França

  • GABARITO E

    Queimaduras 

    Ocorrem quando a fonte de calor encosta no corpo e, com isso, causa a lesões naquela localidade. As queimaduras são classificadas em quatro espécies:

    1º grau: eritema – a queimadura é leve, faz apenas com que a pele fique avermelhada, atingido somente a epiderme;

    2º grau: flictena – o calor se aprofunda na pele causando lesões que apresentam bolhas de soro sanguíneo (proteína plasmática);

    3º grau: escarificação da derme – o calor se aprofunda ainda mais na pele, destruindo a epiderme e ferindo a derme;

    4º grau: carbonização – os tecidos corporais se transformam em carvão. A carbonização pode ser local, superficial, profunda ou geral.

    Sinal de Montalti - presença de fuligem ao longo das vias respiratórias.

    bons estudos

  • Queimaduras 

    Ocorrem quando a fonte de calor encosta no corpo e, com isso, causa as lesões naquela localidade. As queimaduras são classificadas em ERIFLIC  ESCARBO:

    1º grau: ERItema – a queimadura é leve, faz apenas com que a pele fique avermelhada, atingido somente a epiderme;

    2º grau: FLICtena – o calor se aprofunda na pele causando lesões que apresentam bolhas de soro sanguíneo (proteína plasmática);

    3º grau: ESCARificação da derme – o calor se aprofunda ainda mais na pele, destruindo a epiderme e ferindo a derme;

    4º grau: CARBOnização – os tecidos corporais se transformam em carvão. A carbonização pode ser local, superficial, profunda ou geral.

    Sinal de Montalti - presença de fuligem ao longo das vias respiratórias.

    Acabei de inventar esse mnemonico se vc achou útil invente outros ai nas outras questões para ajudar a gente.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    I. CERTO. A exposição de um indivíduo a ambiente de temperatura elevada (calor difuso) pode levar ao aparecimento de distúrbios que são chamados genericamente de doenças relacionadas ao calor. Resultam da incapacidade de o organismo eliminar o calor a mais recebido do meio ambiente, que vem se somar ao calor endógeno. Ocorre de duas maneiras: a insolação e a intermação.

    II. ERRADO. A classificação das queimaduras, em Medicina Legal, toma como princípio a profundidade das lesões, ao contrário do critério clínico, que se baseia na área corporal atingida.   Todavia, em certas circunstâncias, como na caracterização do perigo de vida para classificação da lesão corporal sob o ponto de vista jurídico, este último conceito é de grande valia. Para esses casos usa-se a Regra dos Noves de Pulaski e Tennisson.

    III. ERRADO. As queimaduras de primeiro grau distinguem-se pelo eritema simples, em que apenas a epiderme é afetada pela vasodilatação capilar, como, por exemplo, nas queimaduras por raios solares. A pele conserva-se íntegra. O tecido subepitelial pode apresentar-se edemaciado e, no período de cura, não raramente ocorre a descamação dos planos mais superficiais da epiderme. Não produzem cicatrizes, embora possam mostrar-se posteriormente de pigmentação desigual ao restante da pele. Em regra, as vestes protegem o corpo das vítimas desta forma de lesão. Suas características principais são: eritema (sinal de Christinson), edema e dor. Não apresentam vesículas ou flictenas, o que já é característico das queimaduras de segundo grau.

    IV. CERTO. Na morte pelo fogo, a perícia deve ter como norma esclarecer se o indivíduo morreu durante o incêndio ou se já se achava morto ao ser alcançado pelas chamas. Primeiramente, devem-se procurar, no corpo, outras lesões distintas das queimaduras; em seguida, ter-se a certeza de que o indivíduo respirou na duração do incêndio, pela pesquisa do óxido de carbono no sangue e pela presença de fuligem ao longo das vias respiratórias conhecido como sinal de Montalti.

    Gabarito do professor: Alternativa D (apenas as assertivas I e IV estão corretas).

  • I - CORRETO

    O calor pode ser:

    1- DIFUSO (irradiação). Ação sistêmica. Termoses:

    "Conceituam-se como tais os danos orgânicos e a morte provocada pela insolação, ou seja, pela ação da temperatura, dos raios solares, da excessiva umidade relativa e viciação do ar, a fadiga, ou a intermação (calor artificial)." (CROCE).

    2- DIRETO (condução). Ação local. Queimaduras.

    II - ERRADO

    Embora o critério clínico (com base na extensão corporal atingida) sirva para auxiliar no diagnóstico de probabilidade de sobrevivência, a Medicina Legal classifica as lesões conforme a profundidade. Conforme ensina FRANÇA:

    "A classificação das queimaduras, em Medicina Legal, toma como princípio a profundidade das lesões, ao contrário do critério clínico, que se baseia na área corporal atingida. Todavia, em certas circunstâncias, como na caracterização do perigo de vida para classificação da lesão corporal sob o ponto de vista jurídico, este último conceito é de grande valia. Para esses casos usa-se a Regra dos Noves de Pulaski e Tennisson."

    III - ERRADO

    Segundo grau. Além do eritema, apresentam as lesões desse grau vesículas ou flictenas, existindo em seu interior líquido amarelo-claro, seroso, rico em albuminas e cloretos (sinal de Chambert). Quando a flictena se rompe, a derme fica desnuda, de cor escura e, pela ação do ar, disseca-se, ostentando uma rede capilar fina e de aspecto apergaminhado. (FRANÇA).

    "2.º grau — Vesicação, em que as flictenas apresentam líquido límpido ou de colorido amarelo ou citrino em seu interior, originário da liquefação do corpo mucoso, semelhante ao plasma exsudado, e leucócitos, albumina e cloreto de sódio (sinal de Chambert)." (CROCE)

    IV - CORRETO

    SINAL DE MONTALTI

    "Primeiramente, devem-se procurar, no corpo, outras lesões distintas das queimaduras; em seguida, ter-se a certeza de que o indivíduo respirou na duração do incêndio, pela pesquisa do óxido de carbono no sangue e pela presença de fuligem ao longo das vias respiratórias conhecido como sinal de Montalti. O calor da fumaça aspirada provoca também hiperemia e edema da laringe, da faringe, da parte superior do esôfago e da mucosa traqueobrônquica, nesta com acentuado aumento do muco."

    (FRANÇA)

    FONTE:

    França, Genival Veloso de, 1935- Medicina legal / Genival Veloso de França. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017

    Croce, Delton Manual de medicina legal / Delton Croce e Delton Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012.

  • IV:

    SINAL DE MONTALTI: inalação de fuligem que impregna a traqueia da vítima e demonstra que estava VIVA durante o incêndio

  • O sinal de Chambert é característico de queimaduras de 2º grau. Sabendo disso, encontra-se o gabarito.