-
Inverteram os termos nos ítens I e II.
-
Energias de Ordem Fisica
Natureza Descarga Não Letal Descarga Letal Ferimento
Industrial Eletroplessão Eletrocução Marca Elétrica de Jellinek
Natural Fulguração Fulminação Marca de Lichtemberg
-
Facilita "decorar" a descarga não letal: PLEGU (lembrar do cebolinha que não pronuncia a letra R, é bonzinho, não faz mal a ninguém)
-
GABARITO E
AÇÃO PELA ELETRICIDADE - Ordem FÍSICA
Eletricidade Natural ----> Conhecida como CÓSMICA
(eletrofulminação) Fulminação --> LETAL (Fuuuuulminante, morte)
(eletrofulguração) Fulguração --> Apenas lesões corporais
Sinal de Lichtemberg --> Aspecto arboriforme ou de samambaia com intensa vasculite local. (para lembrar desse sinal, pensa nos ICEBERGS (lichtemberg), são naturais, vêm da natureza, logo relaciona com a eletricidade NATURAL. )
Eletricidade Industrial ----> Conhecida como ELETROPLESSÃO
Sinal de Jellinek --> lesão com marca elétrica, forma especial de queimadura, indolor em razão da destruição dos filetes nervosos locais e pode ter forma circular ou estrelada. (para lembrar desse sinal, pensa nas LONG NEKS (jellinek), são feitas industrialmente, articiais, logo relaciona com a eletricidade artificial.)
bons estudos
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.
I. ERRADO. Conceitua-se a eletroplessão como qualquer efeito proporcionado pela eletricidade industrial (e não natural), com ou sem êxito letal.
II. ERRADO. A eletricidade natural (e não artificial), quando agindo letalmente sobre o homem, denomina-se fulminação e, quando apenas provoca lesões corporais, chama-se fulguração. Ou seja, dependendo da consequência, teremos nomes diferentes para a ação da eletricidade natural.
III. CERTO. As lesões superficiais por eletricidade artificial alteram-se de acordo com a corrente de alta ou baixa tensão. A lesão mais típica é conhecida como marca elétrica de Jellinek, embora nem sempre esteja presente. Constitui-se em uma lesão da pele, tem forma circular, elítica ou estrelada, de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. Pode apresentar também a forma do condutor elétrico.
Gabarito do professor: Alternativa E (apenas a assertiva III está correta).
-
Galera cuidado, nem todos autores aceitam o conceito de Eletrocução trazido pelo colega
-
I - INCORRETA
Energia natural: Fulguração e fulminação.
Energia artificial: Eletroplessão e eletrocussão.
Segundo entendimento de CROCE:
Eletroplessão
É o dano corporal, com ou sem êxito letal, provocado pela ação da corrente elétrica industrial ou artificial, sobre os seres vivos.
As lesões originadas por essa forma de eletricidade variam com a voltagem, a amperagem, a natureza da corrente (contínua ou alternada) e com condições peculiares ao próprio indivíduo a ela submetido.
De acordo com FRANÇA:
Conceitua-se a eletroplessão como qualquer efeito proporcionado pela eletricidade industrial, com ou sem êxito letal.
As lesões superficiais dessa forma de eletricidade alteram-se de acordo com a corrente de alta ou baixa tensão.
Obs.: no que tange a eletrocussão, FRANÇA a conceitua como aquela usada como "pena judicial de morte por cadeira elétrica" :
Se esta forma de eletricidade é usada como pena judicial de morte através da “cadeira elétrica” chama-se eletrocussão. Nesta circunstância, a morte é provocada por uma intensa carga de energia elétrica que passa por todo corpo e atinge com maior intensidade o coração e o cérebro. Difere das diversas formas de eletroplessão pela generalização e pela gravidade das lesões que se verificam no interior do corpo. Tendo em conta a consistência do cérebro e a utilização de capacetes metálicos na cabeça do executado, este é o órgão que apresenta lesões mais intensas representadas por lacerações e profundas fissuras, entre outras."
II - INCORRETA
Fulminação decorre de eletricidade natural.
III - CORRETA
"A lesão mais típica é conhecida como marca elétrica de Jellinek, embora nem sempre esteja presente. Constitui-se em uma lesão da pele, tem forma circular, elítica ou estrelada,
de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização." (FRANÇA)
FONTES:
Croce, Delton Manual de medicina legal / Delton Croce e Delton Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012. 1. Medicina legal I.
França, Genival Veloso de, 1935- Medicina legal / Genival Veloso de França. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017.
-
Sinal de Jellinek em eletricidade cósmica??
O França cita apenas como marca de entrada nos casos de Eletroplessão....
Questão não tem respostas!
-
ELETROPLESSÃO: ELETRICIDADE INDUSTRIAL
FULMINACAO/ FULGURACAO: ELETRICIDADE CÓSMICA/ NATURAL
marca elétrica de Jellinek, DECORRE DE ELETRICIDADE INDUSTRIAL
-
Para NUNCA mais erra: marca de JeLL I neCk : eletricidade I ndustrial.( vogal I I) e formato Circular.
marca/sinal de LicheNBerg:eletricidade Natural e formato arBóreo. Abçs.