SóProvas


ID
2384953
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A asfixia é o fenômeno da modalidade de energia de ordem físico-química. A respeito do assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. São sinais externos da asfixia mecânica: cianose de face, cogumelo de espuma e equimose das mucosas.

II. Sufocação direta é a modalidade de asfixia que ocorre por oclusão da boca e das fossas nasais ou por compressão do tórax e abdome, impedindo os movimentos respiratórios.

III. São sinais cadavéricos frequentes no afogamento: Manchas de Tardieu e diluição do sangue.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • compressão do tórax é sufocação indireta

  • QUESTÃO DEVE SER ANULADA!!!!!!!!!!!!!!!

    Somente o quesito II está correto. 

     

    I. São sinais internos da asfixia mecânica: cianose de face, cogumelo de espuma e equimose das mucosas. (Cianose da face e cogumelo de espuma são sinais externos). 

     

    II. Sufocação indireta é a modalidade de asfixia que ocorre por compressão do tórax e abdome e impede os movimentos respiratórios. CORRETA. 

     

    III. São sinais cadavéricos frequentes no afogamento: manchas de Tardieu e tonalidade vermelha dos livores cadavéricos. (Manchas de Tardieu NÃO EXISTEM EM AFOGADOS. Nos afogados as petéquias viscerais são as Manchas de Paltauf.  

  • I. São sinais externos da asfixia mecânica: cianose de face, cogumelo de espuma e equimose das mucosas.

    VERDADEIRA


    II. Sufocação direta é a modalidade de asfixia que ocorre por oclusão da boca e das fossas nasais ou por compressão do tórax e abdome, impedindo os movimentos respiratórios.

    FALSA, pois tal conceito se refere a sufocação indireta.


    III. São sinais cadavéricos frequentes no afogamento: Manchas de Tardieu e diluição do sangue.

    FALSA, pois no afogamento estão frequentemente presentes as manchas de Paltauf.


  • I. São sinais externos da asfixia mecânica: cianose de face, cogumelo de espuma e equimose das mucosas.

    VERDADEIRA

    II. Sufocação direta é a modalidade de asfixia que ocorre por oclusão da boca e das fossas nasais ou por compressão do tórax e abdome, impedindo os movimentos respiratórios.

    FALSA, asfixia por compressão do tórax trata-se de sufocação indireta.

    III. São sinais cadavéricos frequentes no afogamento: Manchas de Tardieu e diluição do sangue.

    FALSA, as Manchas de Tardieu são achados possíveis, porém não são frequentes no afogamento.

  • I. São sinais externos da asfixia mecânica: cianose de face, cogumelo de espuma e equimose das mucosas. CORRETA

    II. Sufocação direta é a modalidade de asfixia que ocorre por oclusão da boca e das fossas nasais ou por compressão do tórax e abdome, impedindo os movimentos respiratórios. ERRADA

    Sufocação Direta: Obstrução dos orifícios nasais, oclusão da boca, ou seja, impedimento da passagem de ar pelas vias superiores externas. Ex. utilização de travesseiro.

    Sufocação Indireta: Sufocação Interna. Compressão torácica, impedindo os movimentos respiratórios.

    III. São sinais cadavéricos frequentes no afogamento: Manchas de Tardieu e diluição do sangue. ERRADA

    A Mancha de Tardieu pode aparecer em qualquer tipo de asfixia. Entretanto, a Mancha de Paultauf é típica dos afogamentos.

    Diluição do sangue só ocorre nos afogamentos em água doce, vez que o o sangue é mais concentrado que a água. Conseguinte, quando ocorre afogamento em água salgada, por ela ser mais concentrada que o sangue, ocorre o deslocamento e não a diluição.

    Neusa Bittar, Ed. JusPodivm.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em asfixiologia médico-legal.

    I. CERTO. A cianose da face é a tonalidade azulada da pele e mucosas devido à carboxiemoglobina patogenicamente aumentada no sangue capilar.
    O cogumelo de espuma é mais comum nos afogados, mas pode surgir em outras formas de asfixias mecânicas. Forma-se pela entrada de líquido nas vias aéreas e por expulsão de ar e muco nos indivíduos que reagiram à proximidade da morte e cujos cadáveres foram retirados precocemente da água.
    As equimoses de mucosas se devem ao extravasamento e infiltração de sangue que se coagula nas malhas dos tecidos, por ruptura dos capilares 

    II. ERRADO. Sufocação é a modalidade de asfixia mecânica produzida pelo impedimento da passagem do ar respirável por meio direto ou indireto de obstrução. Por meio direto, entendem-se os casos devidos à oclusão dos orifícios ou dos condutos respiratórios, e por meio indireto, a compressão do tórax e a sufocação posicional

    III. ERRADO. Equimoses subpleurais (manchas de Tardieu) são raras nos afogamentos, mais comuns são as manchas de Paltauf, de dimensões maiores. A diluição do sangue é uma característica comum nos afogamentos, (sangue fluido e escuro), e essa fluidez do sangue é mais acentuada no hemicórdio esquerdo do que no direito. 

    Gabarito do professor: Alternativa B (apenas a assertiva I está correta).

  • equimose em mucosa é sinal externo?

  • ·     Equimoses de Tardieu (superfície pleural e epicárdica – é geral)

    ·     Equimoses de Paltauf (só nos afogados)

  • SINAIS EXTERNOS DA ASFIXIA===

    -manchas de hipóstase

    -cianose facial

    -projeção ou protusão da língua

    -cogumelo de espuma

    -equimose da pele mucosas

  • SOBRE A III):

    Sinais internos: líquido nas vias respiratórias; corpos estranhos; alterações e lesões nos pulmões, diluição do sangue; equimoses/mancha subpleurais de PALTAUF (exclusivamente de afogamento, são manchas PATOGNOMÔNICAS; a água entra nos alvéolos, rompendo os capilares e os vasos sanguíneos, ocorrendo HEMORRAGIA DENTRO DO PULMÃO, CAUSANDO EQUIMOSES NO PULMÃO DO AFOGADO); líquido no sistema digestivo e hemorragias cranianas.

    OBS: no pulmão do afogado, podem (ou não) surgir Petéquias/Mancha Equimótica Lenticulares de TARDIEU, mas é INDISPENSÁVEL que estejam presentes as Mancha Subpleurais/equimóticas de PALTAUF

  • afogamento em água salgada não ocorre a diluiçao, pois se perde o liguido do sangue pra compensar o sal.
  • Gabarito: B

    ➡ O erro da III é afirmar que é um sinal frequente, no afogamento, são as "Manchas de Tardieu". Na verdade, as equimoses mais comuns são as "Manchas de Paltauf".

    Fonte: Wilson Palermo

  • I. São sinais externos da asfixia mecânica: cianose de face, cogumelo de espuma e equimose das mucosas. (CORRETO; Manchas de Tardieu ou de PALTAUF nos AFOGADOS);

    II. Sufocação direta é a modalidade de asfixia que ocorre por oclusão da boca e das fossas nasais ou por compressão do tórax e abdome, impedindo os movimentos respiratórios. (FALSO! Compressão do tórax e abdome -> SUFOCAÇÃO INDIRETA -> MÁSCARA EQUIMÓTICA DE MORESTIN);

    III. São sinais cadavéricos frequentes no afogamento: Manchas de Tardieu e diluição do sangue. (FALSO! Manchas de PALTAUF.)

  • Afogamento(AF): encontramos manchas de PaltAulF(AF).Por outro lado, Manchas de Tardieu são manchas pequenas encontradas na asfixia de forma geral, MAS RARAMENTE NOS AFOGADOS. As manchas de Tardieu são mais presentes em crianças e adolescentes, sendo bastante comum em crimes de infanticídio. (Genival Veloso de França, 11ª edição),

  • Manchas de TarDIeu (sufocação DIreta): presença de petéquias disseminadas e equimoses viscerais no coração e no pulmão.

    • são raras no afogamento

    Manchas de PaltAuF (AFogamento): equimoses dentro dos pulmões (subpleurais), são mais extensas que as de Tardieu.

    Máscara Equimótica de MorestIN (sufocação INdireta): cianose cérvico-facial, torna a face violácea.