-
Gabarito D
Parece fácil mas não é, se focar no enunciado a tendência é marcar "autólise"...
Só acertei porque lembrei do mnemônico que eu mesmo inventei para fases da putrefação: COGACOES.
1° COloração
2° GAsosa
3° COliquativo
4° ESqueletização
Fiquei em dúvida entre "autólise" e "coliquativo" Daí me lembrei do COGACOES e percebi que "autólise" não faz parte das fases da putrefação.
Então só me restou marcar a resposta período COliquativo.
"Deus não te daria um sonho tão grande se ele não fosse possível."
-
LETRA D
Período coliquativo (Período de redução dos tecidos): inicia-se no fim do primeiro mês e pode estender-se por meses ou até dois ou três anos. Caracteriza-se pelo amolecimento e desintegração dos tecidos, que se transformam em uma massa pastosa, semilíquida, escura e de intensa fetidez, que recebe o nome de putrilagem.
A atividade das larvas da fauna cadavérica auxilia grandemente na destruição total dos restos de matéria. Como mencionado, os insetos e suas larvas podem destruir a matéria orgânica do cadáver com extrema rapidez (quatro a oito semanas).
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia forense, bastante conhecer o conceito de cada fenômeno ou período das alternativas.
Convém retomar que a evolução putrefação pode ser dividida em quatro fases:
1. Período cromático ou de coloração 2. Período gasoso ou enfisematoso 3. Período coliquativo ou de liquefação 4. Período de esqueletização
A) ERRADO. Chama-se de autólise o processo de destruição celular, caracterizado por uma série de fenômenos fermentativos anaeróbios que se verifica na intimidade da célula, motivados pelas próprias enzimas celulares e que levam à destruição do corpo humano logo após a morte.
B) ERRADO. O período cromático ou de coloração, inicia-se em geral pela mancha verde abdominal, localizada, de preferência na fossa ilíaca direita. Então se difunde por todo o abdome, tórax, cabeça e membros.
C) ERRADO. No período gasoso ou enfisematoso, do interior do corpo, vão surgindo os gases de putrefação (enfisema putrefativo), com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico (flictenas). Esse período tem início de 24 a 36 horas após a morte.
D) CERTO. Na fase de coliquação, progressivamente o cadáver alcança a fase de dissolução pútrida, cujas partes moles vão pouco a pouco reduzindo-se de volume pela desintegração progressiva dos tecidos pela ação conjunta das bactérias e da fauna necrófaga.
E) ERRADO. A saponificação é um fenômeno transformativo conservador, que se caracteriza pela transformação do cadáver em substância de consistência untuosa, mole e quebradiça, de tonalidade amarelo-escura, dando uma aparência de cera ou sabor. Surge depois de um estado mais ou menos avançado de putrefação quando certas enzimas bacterianas hidrolisam as gorduras neutras, dando origem aos ácidos graxos, os quais em contato com elementos minerais da argila se transformam em ésteres.
Gabarito do professor: Alternativa D.
-
GABARITO: ALTERNATIVA D
Trata-se do período coliquativo da putrefação, alguns autores denominam como liquefativo.
Na terceira fase da putrefação os tecidos moles vão se dissolver, surge aqui a fase da coliquação, com dissolução dos tecidos moles. As vísceras perdem suas características morfológicas. O esqueleto fica exposto. A manifestação desta fase pode ser local ou geral.
Esta fase pode aparecer junto com outras fases. Nesse momento vai ficando mais difícil identificar uma lesão, uma patologia, não se vê a estrutura normal dos órgãos. Eles se transformam numa massa líquida, pútrida, de odor fétido. Vai ficando difícil se obter vestígios de lesões. Pode-se encontrar ainda alguns tóxicos, projeteis de arma de fogo, faca, instrumentos fabricados com materiais que não se decompõe.
Essa fase é negativa para a medicina legal.
-
As fases da putrefação consistem em:
1º) COL- COLORAÇÃO- ocorre entre as primeiras 24 horas. Inicia-se com a mancha verde abdominal. Se você só soubesse isso, já acertaria a questão. Esse prazo de 24 horas é bastante cobrado. Essa fase, inicia-se com uma MANCHA VERDE ABDOMINAL, mais especificamente, na região do ceco, na fossa ilíaca DIREITA. Neste local, forma-se a MANCHA VERDE ABDOMINAL.
2º) GA-GASOSA- ou FASE ENFISEMATOSA. Com a ação dos gases no interior do corpo, como muitas vezes os gases não conseguem sair, há a formação de um conteúdo podre. Ocorre a chamada CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL (ocorre porque gases da putrefação se espalham no interior dos vasos sanguíneos, que ficam parecendo "terias de aranha").
3º) COLI- COLIQUATIVA- quando ocorre a dissolução pútrida do cadáver. Sua duração varia de meses a anos, podendo ocorrer em todo o cadáver ou apenas em parte dele. Inicia-se com 3 (três) semanas da morte.
4º) ES- ESQUELETIZAÇÃO- fase em que há a perda dos tecidos moles, em que há o aparecimento dos músculos, vísceras e ossos. Seu período pode durar de meses a anos.
-
Saponificação?? oxi!!! O que diabos é isso?
Calma, junio!!
Os fenômenos cadavéricos podem ser transformativos destrutivos ou conservadores. Estes, como se vê pelo nome, afetam o estágio normal da putrefação, impedido os efeitos deletérios que normalmente se desenvolveriam.
São fenômenos cadavéricos dessa natureza: saponificação, mumificação, corificação e a calcificação.
A saponificação é a transformação em que o cadáver adquire consistência untuosa, mole como sabão ou cera. Acontece após um avançado estágio de putrefação.
Uma dúvida: cadê a putrefação aí?? Junio, presta atenção!!
A putrefação está classificada como um fenômeno transformativo destrutivo, que é o ciclo normal após a morte do ser humano.
fonte: minhas anotações dos comentários dos colegas do QC.
Espero poder ajudar alguém.
-
GABARITO: LETRA D.
A) Errada. A autólise (fenômeno transformativo destrutivo) é um processo de destruição intracelular mediado por enzimas celulares, ainda SEM interferência bacteriana (é um processo asséptico).
B) Errada. Período de coloração é a 1º fase da putrefação. É fase que aparece a mancha verde abdominal.
C) Errada. Período gasoso é a 2º fase da putrefação. O cadáver, nessa fase, possui o aspecto gigantesco (com formação de bolhas gasosas), com a projeção dos olhos e da língua pela produção de gases.
D) Certa. A fase coliquativa é a 3º fase da putrefação. Ocorre a dissolução pútrida do cadáver (pela fauna cadavérica).
E) Errada. A saponificação, também chamada de adipocera, é um fenômeno transformativo conservador, caracteriza-se pela transformação do cadáver em uma substância de consistência e aspecto untuoso, mole, quebradiça, de cor amarelo escuro, que é um aspecto semelhante a cera ou sabão.